Muitos profissionais, ligados à área de construção civil, possuem dúvidas com relação a muitos procedimentos burocráticos envolvidos no setor. O diário de obras pode ser citado como uma dessas incógnitas no âmbito profissional, onde muitos profissionais não sabem o que é e muito menos como fazê-lo.
O diário de obras consiste em um documento de alta importância, que permite o registro de informações relacionadas a rotina de trabalho durante a execução do empreendimento, ou seja, tudo o que ocorrer de importante no canteiro de obras deve estar sinalizado no documento.
A obrigatoriedade do diário de obras só existe se exigido e expresso em contrato entre o contratado e contratante, tornando-se possível assim, oficializar e comprovar a execução das atividades corretamente.
Para fazer o diário de obras para empresas da construção, é necessário que todos os dados relevantes acerca da obra sejam anotados diariamente. Este documento pode ser preenchido por um engenheiro, técnico ou estagiário. Porém, as anotações devem ser supervisionadas pelo engenheiro responsável pela obra.
Não existe um modelo padrão para este documento, cada construtora é responsável pela elaboração do seu diário. No entanto, existem informações que devem constar de forma obrigatória.
Para fazer as anotações e manter a frequência, tanto no andamento do empreendimento, como no registro de informações, faz-se necessário que alguns pontos sejam considerados.
Veja os principais a seguir:
O diário de obras é um documento importante para garantir que a obra esteja seguindo o cronograma esperado e servir como base em outros projetos. Além disso, ele serve para aumentar a relação de confiabilidade entre a construtora e o seu cliente, já que expressa transparência e o contratante também tem acesso ao documento.
Lembrando que o Sienge possui o módulo de Diário de Obra que permite o registro diariamente, com informações importantes sobre o que que ocorreu durante sua execução da obra, como por exemplo: tarefas realizadas, equipe e equipamentos, condições do clima, registro de ocorrências, etc.
Ele apresenta gráficos e facilita às informações estatísticas sobre o andamento de dias trabalhados e qual seu percentual e dos dias impraticáveis devido às condições climáticas. Esses dados podem ser informados para cada turno de trabalho e avaliados através de gráficos estatísticos, com isso você consegue analisar a frequência das ocorrências. Diversas funcionalidades facilitam e torna a gestão do diário de obra uma ferramenta de gestão e não somente de registro.