Fazer o controle de contas a pagar e contas a receber da sua empresa de construção é fundamental para o seu sucesso. No entanto, muitos empresários sentem dúvidas nesse momento e acabam cometendo erros fatais que, em muitos casos, levam ao fechamento das portas do negócio.
A melhor maneira de evitar que isso aconteça é conhecer os erros mais cometidos pelos empresários, na hora de fazer o controle de contas e desenvolver estratégias para evitá-los. Assim, as chances de fracassar com o seu negócio diminuem consideravelmente.
Para ajudá-lo nesse processo, selecionamos os 5 erros fatais mais cometidos por empresários do ramo de construção. Dessa forma, você poderá garantir a lucratividade e sucesso do seu negócio. Confira:
Um dos maiores erros do controle de contas a pagar e contas a receber é não manter esse tipo de registro atualizado. Afinal, com essa atitude a empresa perde o controle de informações relevantes sobre como está sendo aplicado o dinheiro durante o período.
A situação piora, pois a empresa não consegue elaborar um fluxo de caixa, DRE e relatórios precisos sobre a sua realidade financeira. A longo prazo, ela pode começar a gerar prejuízos que levam os empreendedores a fecharem suas portas.
Esse cenário pode ser evitado de uma maneira simples, basta que o empreendedor adquira o hábito diário de atualizar as ferramentas de contas a pagar e a receber de maneira adequada.
Desconsiderar ou não dar importância às pequenas despesas é um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários. O problema dessa prática é que o acúmulo de gastos menores, eles ganham grandes proporções a longo prazo e consomem o lucro da empresa.
Não é à toa que após fazer a contabilidade adequada das pequenas despesas, muitas empresas percebem que possuem negócios realmente lucrativos. Além disso, essa atividade evita que sejam realizados cortes desnecessários.
É inegável, o atraso na realização de pagamentos revela uma grave falta de controle de contas a pagar e contas a receber. A perda de prazos de pagamentos, faz com que a situação financeira torne-se ainda mais crítica, pois são cobrados altos valores de multas e juros que deixam as finanças no vermelho.
Além de prejudicar o financeiro, o setor comercial também é abalado. Afinal, o crédito da empresa com os demais fornecedores é suspenso, resultando muitas vezes na falta de mercadorias e queda das vendas e faturamento.
A duplicação de pagamentos é um erro tão grave quanto os demais, sobretudo porque ele está intimamente relacionado com a desorganização da contabilidade da empresa. Esse tipo de problema precisa ser identificado o mais rápido possível, isto é, se o empresário não quiser fechar o seu negócio.
Esse erro dos empresários de construção causa um verdadeiro gargalo nas contas da empresa, ainda mais porque mina todos os lucros da mesma. Felizmente, esse erro pode ser eliminado com práticas simples de organização e controle de todas as despesas.
Por meio delas, o empresário poderá ter total controle de todas as suas despesas e visualizar com clareza a real situação financeira do negócio. Além de tomar decisões mais assertivas para o aumento dos lucros.
Perder oportunidade de obter descontos no controle de contas a pagar e contas a receber é um erro fatal na administração de qualquer negócio na área de construção. Afinal, o empresário perde a chance de economizar e aumentar os seus lucros.
O ideal aqui é que você sempre faça o pagamento das suas contas com antecedência ou negocie a dívida. Isso irá garantir descontos e o aumento da credibilidade da empresa no mercado.
Agora que você conhece quais são os 5 maiores erros ao fazer o controle de contas a pagar e contas a receber, é importante que você comece a evitá-los. Acredite, isso é mais simples do que se imagina, basta adquirir os hábitos de controle e análise financeira,sempre aliados a boas ferramentas gerenciais.
Gostou desse post?
Nós da PSA Sistemas podemos ajudar também a sua empresa saiba como.
Fale com um consultor