O processo de gestão de obra é uma tarefa dinâmica e contínua. Através dele, os projetos de engenharia e arquitetura têm a garantia de que serão materializados da melhor maneira possível, dentro do orçamento e do tempo propostos.
Estar atento ao procedimento é de extrema importância. Afinal de contas, quando tratamos de construção civil, improvisos não podem ser admitidos.
A propósito, a Lei 5.194 de 1996 prevê que engenheiros civis e arquitetos têm a obrigação de fazer o gerenciamento dos projetos. Por essas e outras, saber como fazer o processo de gestão de obra adequado é fundamental.
No post de hoje, vamos analisar esse processo mais de perto. Apresentaremos sugestões de aprimoramento da gestão bem como ferramentas tecnológicas que podem facilitar essa atividade. Não deixe de conferir!
Administração do tempo, dos recursos e da equipe é um ponto chave no processo de gestão de obra. Ela garante que o cronograma será cumprido conforme a previsão de orçamento.
O problema é que alguns profissionais não sabem ao certo como fazer uma administração bem sucedida do andamento dos seus projetos. Muito menos identificar quais são os aspectos mais cruciais a serem considerados. Isso é compreensível diante da complexidade do processo.
O primeiro passo para gerir projetos é realizar os seus objetivos. É essencial garantir sua execução à risca, tanto para benefício do contratante como do autor da obra. Para tanto, a atenção à detecção de problemas e alternativas de solução mostra-se indispensável.
As categorias mais importantes do processo de gestão de obra estarão neste tópico. Para alcançar resultados eficientes, são 5 os itens que demandam de mais atenção. Confira na sequência.
O planejamento prevê quais serão as estruturas físicas a serem concretizadas de acordo com a limitação financeira do projeto. O cuidado para cumprir essas premissas precisa ser constante, do início ao fim da obra.
Por isso, ainda na fase de planejamento, é preciso descrever detalhadamente todas as etapas do trabalho a ser realizado pela equipe. A aquisição do material de construção e o custo da mão de obra também não podem ser ignorados ou negligenciados.
Relatórios periódicos que documentem o decorrer da execução do projeto são de grande valia nesse sentido. Eles podem receber a contribuição de responsáveis pelos subsetores da obra.
Muitas obras atrasam pela indiligência com relação aos serviços e materiais necessários. E convenhamos: sem eles não há como dar continuidade a construção. Programe-se com antecedência para cumprir com as demandas estabelecidas no projeto.
O canteiro de obras, o estoque do material, o fluxo de trabalhadores e as dimensões das instalações temporárias precisam de gerenciamento com antecedência. Isso evita inúmeros transtornos e não pode ficar de fora do processo de gestão de obra.
Um bom gestor controla rigorosamente as atividades da obra. Para tanto, é preciso estabelecer critérios de avaliação, análise de aspectos quantitativos e qualitativos. Isso ajuda a eliminar desperdícios de tempo e de material, além de evitar atrasos.
O feedback é fundamental no processo de gestão da obra. Afinal, a retroalimentação do projeto durante a sua execução ajuda a corrigir falhas e amenizar possíveis impactos.
Quem atua no dia a dia da construção civil e dos projetos de arquitetura sabe muito bem que as ações devem flexíveis mas também precisas. Fazer uso da tecnologia é importantíssimo para reduzir o risco de erros e de retrabalhos.
Com um aplicativo que dê suporte ao processo de gestão da obra, todos os membros da equipe podem dar a sua contribuição de maneira centralizada e mais objetiva. Afinal, planilhas manuais e anotações podem ser extraviadas e dificultar a administração do projeto.
O melhor dente os aplicativos disponíveis atualmente é o Sienge. Ele foi elaborado especialmente para a construção civil e proporciona um software moderno, confiável, prático e que minimiza a burocracia da obra.
Entre em contato com a equipe da PSA Sistemas e peça uma demonstração do programa. Com o aplicativo Sienge o gestor de obras consegue desempenhar seu papel de maneira mais assertiva e segura.
Essas foram as dicas de hoje. Até a próxima!