Em tempos de crise as empresas precisam se reinventar, cortar gastos, controlar melhor suas despesas e ter previsibilidade. Na Construção Civil isso não é diferente, pelo contrário, devido aos altos e baixos da Construção muitas empresas tiveram que se organizar.
Hoje o nosso blog trará para você 3 dicas de tecnologia que irão ajudar a sua empresa reduzir os gastos da sua obra:
Pode soar meio clichê mas hoje em dia muitas empresas ainda insistem em iniciar um empreendimento ou um projeto sem planejamento, isso pode aumentar muito no gasto final da obra.
Ter um planejamento é fundamental para que tudo ocorra bem durante a execução. Com o planejamento você levanta o custo total da obra, orça o material antecipadamente tendo tempo para negociar o melhor preço e a melhor oferta, estima o tempo de execução podendo reduzir o prazo de entrega.
Com o uso da tecnologia cada dia mais forte na construção. Um modelo que tem ajudado muito no planejamento das empresas é o Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é uma nova forma de projetos para construção, onde se cria um projeto 3D e realiza todo o detalhamento da obra por meio do software.
Não se trata apenas de dados de dimensões, tubulação ou localização, mas também de informações mais precisas sobre a quantidade de insumos, mão de obra utilizada, propriedades da parede, marcas e custos, dentre várias funcionalidades.
Automatizar o seu canteiro reduz drasticamente o tempo e custo da obra, criar modelos que visam na produtividade do canteiro da obra é um deles . O Sebrae trouxe algumas atitudes que refletem na produtividade da obra:
Melhorar a delimitação e otimizar o espaço aumenta a eficiência, a troca do esforço humano pelo uso de máquinas como pernas mecânicas, rolos compactadores e concreto autoadensável. Reduz bastante o tempo de produção e aumenta a qualidade do produto.
Além disso, existem hoje as impressões de casas em 3D e os modelos de casa modular onde o tempo gasto no levantamento de uma construção é feito de forma muito mais eficiente e sem perder a qualidade. Modelos que inclusive são tendências na construção civil brasileira do ano de 2018.
Os softwares são a alma do négocio hoje em dia, eles ajudam a organizar não somente o canteiro, mas toda sua obra: desde o orçamento até a gestão de todos os gastos, controlando recursos financeiros, materiais e humanos em um mesmo sistema integrado. Isso permite analisar os números e prazos da obra no computador ou em dispositivos móveis. O principal benefício para o canteiro de obra é integrar os pedidos de suprimentos ao financeiro.
Ferramentas tecnológicas também podem ser de grande ajuda mesmo depois da conclusão da obras, pois elas oferecem a possibilidade de potencializar o serviço de assistência técnica quando o imóvel já estiver em uso. Através delas, é possível controlar do fluxo de solicitações e solucionar os problemas em um curto período de tempo, reduzindo transtornos, custos desnecessários e verificando a necessidade de algum reparo.
Uma das novas tendências do mercado é a implementação de aplicativos de gestão de obras nos canteiros. Essas tecnologias permitem conectar o canteiro de obras aos sistemas de gestão. Mesmo off-line, é possível coletar dados para a integração posterior a softwares com a possibilidade de programar períodos de transmissão pré-determinados.
no-repeat;center top;;
auto
Você sabe como anda sua empresa ?
icon-right-dir
Peça um diagnóstico gratuito.
Diagnóstico Grátis!