Sienge

O Software de Gestão Empresarial para a Construção Civil

Sienge é mais que um simples software, é a única plataforma do país de gestão da construção civil. Desenvolvido pela Softplan, especialmente para empresas da construção, o Sienge é um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial com mais de 30 anos de existência, sendo líder no mercado e estando presente em mais de 4 mil empresas. Além disso, o Sienge é uma plataforma aberta que permite integrar todas as ferramentas/softwares da empresa, padronizando e controlando de forma mais organizada os dados e informações.

As diversas soluções tecnológicas e modernas oferecidas pelo Sienge proporcionam acessibilidade, automatização de processos e, portanto, aumento da produtividade, economia de tempo e equipe. Atendendo diversas áreas da construção, como incorporadoras, loteadoras, construtoras, instaladoras, prestadores de serviço, entre outros.

Sienge são diferentes soluções em um só lugar!

O Sienge é a solução sob medida para você e seu negócio

Sienge para Micro e Pequenas Empresas

Soluções práticas e acessíveis que ajudam micro e pequenas empresas da construção civil a gerenciar projetos, controlar custos e otimizar processos, garantindo maior eficiência e crescimento sustentável.

Sienge para Médias Empresas

Ferramentas robustas e flexíveis para apoiar médias empresas na gestão integrada de obras, automação de processos e tomadas de decisões estratégicas com base em dados precisos.

Sienge para Grandes Empresas

Tecnologia avançada para grandes empresas do setor, oferecendo controle total de grandes projetos, integração entre áreas e soluções personalizadas para maximizar a produtividade e reduzir desperdícios.

Melhore a sua Gestão de Pessoas e desburocratize o seu RH

Otimize sua gestão de pessoas e simplifique os processos de RH com uma plataforma moderna e eficiente. Descubra como é fácil desburocratizar e potencializar sua área de Recursos Humanos.

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Anos no mercado

Solução RHTech

E o fim da burocracia

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Segmentos usam nosso sistema

Conheça quem confia no Sienge

Esta sessão destaca a confiança de grandes empresas na plataforma Sienge. Construtoras e incorporadoras de referência no mercado confiam no Sienge para otimizar a gestão de seus projetos e garantir eficiência em suas operações.

Realize a integração do Sienge com o seu negócio

Por meio do cronograma em Linha de Balanço, do quadro de gestão de restrições e de diversas outras ferramentas, a plataforma Prevision permite que gestores de engenharia e planejamento, junto com toda a equipe, possam planejar e gerenciar todas as obras na mesma tela e em tempo real, com maior precisão e eficácia.

Já são mais de 2.660 projetos gerenciados em 16 estados brasileiros, Distrito Federal e Estados Unidos, em um movimento que vem transformando a construção civil.

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Transação de dados com segurança e rapidez

Com as API’s do Sienge, as informações transacionam entre sistemas com total segurança, desempenho e rastreabilidade.

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Menos Trabalho

A integração com outras soluções evita o cadastro repetido de informações, reduzindo erros operacionais.

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Diminuição dos ruídos de informação

Com o fluxo de informações automatizado, você aumenta a confiabilidade em seus dados.

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Aumento significativo de produtividade

Com a otimização dos processos internos terá uma redução de tarefas redundantes de falhas, consequentemente você ganha em produtividade.

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Agilidade no processo de tomada de decisão

Processos mais ágeis que geram dados confiáveis aumentando e facilitando a capacidade de tomada de decisões assertivas.

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Redução de custos

Elimine os processos manuais, expanda a capacidade de operação, otimize recursos e torne mais eficiente a operação da sua empresa.

Confira os diferenciais da integração do SIENGE Plataforma com o seu negócio

Com o Sienge, você garante a integração completa de todos os departamentos da sua empresa, desde o canteiro de obras até o escritório. Evite retrabalho, aumente a eficiência das informações e mantenha seus projetos dentro dos prazos.

Seja pioneiro em tecnologia e gestão no setor de construção com a plataforma que é referência em inovação, liderança de mercado e especializada para atender as necessidades da indústria da construção civil.

1° Software web do mercado

O Sienge foi pioneiro ao lançar o primeiro software de gestão online específico para a construção civil, trazendo tecnologia avançada e acessibilidade.

1ª Plataforma da Indústria da Construção

Exclusivamente projetada para o setor de construção, o Sienge oferece soluções completas que atendem as necessidades específicas de construtoras e incorporadoras.

1ª Plataforma preparada para atender clientes IPO

Preparada para atender empresas que buscam abertura de capital, o Sienge oferece recursos que garantem a conformidade e a gestão eficaz exigidas para processos de IPO.

Especialista na Indústria da Construção

Com décadas de experiência, o Sienge é especialista em oferecer as melhores soluções para as demandas do setor de construção.

Líder de mercado

O Sienge é o líder incontestável no setor de software para construção civil, com uma forte presença e credibilidade conquistadas ao longo dos anos.

Maior base de clientes de grande porte

O Sienge é a plataforma escolhida pelas maiores empresas do setor, com uma base sólida de clientes que confiam na solução para gerenciar grandes projetos.

Marca forte e reconhecida pelo setor

A marca Sienge é amplamente reconhecida e respeitada no setor de construção, simbolizando confiança, inovação e resultados comprovados.

Referência em tecnologia e inovação

Sempre à frente, o Sienge é referência no uso de tecnologia e inovação para transformar a gestão da construção civil, garantindo mais eficiência e controle.

Perguntas Frequentes

Encontre respostas para as dúvidas mais comuns sobre o Sienge e aprenda como otimizar o uso da plataforma para melhorar a gestão de seus projetos de construção. Nossa seção de Perguntas Frequentes oferece orientações detalhadas para facilitar seu dia a dia.

1Como acessar o Sienge de casa?
Primeiro você precisa saber se sua empresa utiliza um DataCenter ou um Servidor Local. No caso de Data Center, é fácil. Como o Sienge é uma solução web, você pode acessá-lo a qualquer hora de qualquer lugar, independente da máquina/dispositivo. Basta ter acesso à internet e o link da base de sua empresa (exemplo: https://empresax.sienge.com.br). Se sua empresa possui um Servidor Local, orientamos contato com uma empresa de TI para que possam verificar a infraestrutura de rede e executar as devidas customizações (aberturas de porta, servidores de acesso, DNS, entre outros), desta forma liberando o acesso externo à base do Sienge.
2Esqueci o link de acesso ao Sienge, o que fazer?
Nesse caso, se você ou um colega que trabalhe próximo não lembrarem do link da base de sua empresa (exemplo: www.empresax.sienge.com.br), a primeira sugestão é falar com o administrador do Sienge em sua empresa ou, caso não tenha acesso ao administrador, buscar auxílio com o Suporte ao Cliente Sienge. Caso você siga os passos e o Sienge informe que “atualmente você não tem permissão para acessar” as páginas necessárias, a dica é enviar um e-mail solicitando autorização ao administrador do sistema ou pedir que alguém autorizado realize esse procedimento.
3Tenho dúvidas sobre o sistema, com quem devo falar?
Temos diversos canais de apoio que buscam orientar os usuários e esclarecer possíveis dúvidas do sistema. Conheça as opções: FAQ: um conjunto de respostas às perguntas frequentes de nossos usuários. Está disponível aqui mesmo, no Espaço do Cliente, nas abas ao lado do Dicas de Uso; EaD: aulas na modalidade Ensino à Distância que guiam a utilização completa do Sienge. O acesso de usuários conectados ao software pode ser realizado no Menu do Sienge > Portal de Ensino a Distância > Cursos onde você encontra a listagem de cursos disponíveis para matrícula. No caso de dúvidas sobre o EaD, temos uma FAQ específica disponível em www.sienge.com.br/espaco-do-cliente; Ajuda: guia completo do Sienge disponível para os usuários conectados ao software. O Ajuda pode ser acessado através do botão ‘ações’ disponível na barra superior. Nele, o usuário encontra: explicação dos módulos e suas ferramentas na mesma estrutura do menu do Sienge, um ‘Saiba mais’ com orientações iniciais sobre os módulos, as Apostilas de toda a ferramenta disponível em PDF, novidades sobre as versões disponíveis, além de pesquisar dúvidas através de consulta por palavra-chave; Portal de Atendimento ao Cliente: canal de comunicação direta com os consultores especialistas na ferramenta. O portal (https://sccd.softplan.com.br) permite a abertura e consulta de atendimentos/chamados. Suporte ao Cliente: atendimento disponível através do telefone (48 3027-8100). Uma equipe de especialistas no Sienge está disponível durante horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 18h) para esclarecer dúvidas pontuais, ouvir sugestões ou solucionar eventuais problemas.
4Como acessar o Portal de Atendimento ao Cliente?
O Portal de Atendimento ao Cliente deve ser acessado através da página https://sccd.softplan.com.br. Caso você não tenha o endereço em mãos, disponibilizamos atalhos: no site do Sienge (www.sienge.com.br) pelo PORTAL DO CLIENTE SIENGE, no final da página; dentro do software Sienge > Ações (na barra superior) > Espaço Cliente Sienge > Portal de Atendimento ao Cliente. Caso você ainda não tenha usuário/login e senha de acesso, indicamos o contato com o Suporte ao Cliente através do telefone (48) 3027-8100 – horário comercial – onde o analista dará as devidas orientações para o primeiro acesso ao portal.
5Como acompanho meus atendimentos?
Quando você abre um atendimento, seja ele através do Telefone ou Portal, sempre indicamos o número de protocolo, certo? Este permitirá o acompanhamento de seu atendimento e fazer tudo on-line, basta acessar o Portal de Atendimento ao Cliente e realizar a consulta.
6Como faço para alterar a senha do meu usuário?
Para alterar a senha do seu usuário, acesse o módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha. Informe o usuário, a senha atual e na sequência informe a nova senha e confirme-a. Para salvar a alteração de senha, clique no botão Alterar. Outra alternativa, caso você não tenha acesso à função de alteração de senha, é solicitar ao usuário administrador a alteração. Para isso, o usuário administrador deve acessar o local informado acima (módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha), preencher o usuário que terá a senha alterada, no campo senha atual deve ser informada a senha do usuário administrador que está logado e no campo nova senha deve ser definida a nova senha para o usuário.
7Esqueci minha senha. Como faço para acessar ao Sienge?
Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso. Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.
8Meu usuário foi desativado por exceder o número de tentativas de senha inválida. Como devo proceder?
Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso. Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.

1Por que o relatório de Orçamento não fecha com o relatório de Insumos Orçados?
Isto ocorre devido alguns serviços orçados não constar a composição de insumos. Sem a composição a empresa deixa de ter uma curva ABC de insumos para a obra, bem como deixa de aproveitar o planejamento vinculado ao setor de suprimentos.
2Porque a Obra não aparece quando vou no financeiro?
Há duas razões principais. Uma seria a situação da obra em “orçamento” no cadastro da obra e a outra razão seria questão de permissão. Colocar a obra em andamento sem realmente terminar um orçamento caso haja, implica em começar a usar o compras sem um orçamento finalizado e seus insumos devidamente revisados o que geramos um retrabalho nas apropriações futuras caso o mesmo não tenha sido terminado.
3Os relatórios da contabilidade por centro de custo não funcionam, ou seja não geram nenhuma informação sendo que os demais geram.
As contas quando importadas ou cadastradas, não foram devidamente flegadas para considerar rateio além do parâmetro de contabilização por centro de custo não ter sido ajustado no segurança. Os relatórios por centro de custo como em algumas empresas onde existem vários centros de custos por empresa não funcionarão, o que prejudica um melhor controle por empreendimento.
4Porque em alguns casos o relatório de fluxo de caixa ou financeiro de obras não fecha com o contas pagas?
Isto pode ocorrer por questões de impostos retidos a serem considerados e em alguns casos de clientes que possuem o sistema estoque, realizam movimentações no estoque que influenciam diretamente no relatório do financeiro de contas pagas. Há uma divergência entre as visões de gerencia que devem ter cautela a serem analisadas.
5Porque um insumo com vários detalhes não aparece com todas as suas combinações quando vou inicializar o estoque do mesmo?
Considerando que o insumo deva estar liberado pelo próprio cadastro dele ou o mesmo se encontra orçado, devemos no cadastro do insumo clicar no botão gerar preço por detalhe para o sistema gerar todas as combinações antes de libera-lo para a obra, mas se assim já estiver feito, essa ação pode ser realizada direto dentro do insumo liberado para a obra. Lembrando que quando um detalhe não foi utilizado no compras acontece muito isso. Gera uma dificuldade na inicialização do estoque quando trabalhamos com obras que utilizam detalhes na sua tabela o que é em sua grande maioria.
6As devoluções no cancelamento de contratos não estão indo para o SPED contribuições
Há dois motivos principais. Um é que o titulo de devolução precisa esta associado mesmo que manualmente na rotina de cancelamento ou gerado automaticamente no cancelamento e a sua inicialização nas informações fiscais lá no apoio do módulo contabil e fiscal referente a este documento definido na devolução na rotina do contas a pagar. Lembrando que é bom conferir a parametrização de acréscimos, descontos… na sua configuração do SPED. As informações não vão para o SPED causando implicações e divergência na apuração dos impostos.
7Porque a unidade de medida da aba cadastro do insumo liberado para uma obra e seu fator de conversão não mudam?
O usuário tem a falsa impressão quando altera a unidade de medida na base de custos unitários do insumo quando altera o fator de e conversão e a unidade de medida referencia da aba “cadastro” quando atualiza para a obra, porem na tela de atualização fica bem claro que só atualiza se a obra estiver em orçamento. Entrando na pergunta, quando o insumo foi liberado para a obra e quero editar a unidade e a conversão dele dentro de uma obra não é possivel a unidade referencia pois a mesma é usada para o engenheiro da obra e esta unidade que é usada para as demais conversões do insumo. ex: cimento em kg e converto para saco de 50kg, o que bagunçaria a obra. Sobre o fator de conversão só edita se aquela unidade nunca foi comprada. ex: o saco de 50kg esta como 1kg convertido, podemos ajusta-lo para 50 no fator e conversão. Atenção: Unidades convertidas erradas e as referenciais (aba cadastro) também erradas complicam para o orçamento pois o engenheiro só trabalha com uma unidade no orçamento que seria a referencial e as conversões com problemas bagunça o custo médio no estoque. É muito complicado tentar organizar dentro da obra o insumo depois que ele é utilizado sem a devida orientação do consultor.
8Não consigo utilizar o insumo/serviço X na obra Y, mas ele está no cadastro geral e já até utilizei o mesmo em outra obra.
Certifique-se de que o insumo/serviço “X” está incluído na obra “Y”. Através do cadastro de insumos/serviço, na aba “Atualizações nas Obras”. Atenção: Por mais que o insumo/serviço esteja no cadastro geral do sistema é necessário efetuar a inclusão ou verificar se os mesmos estão incluídos no cadastro da obra em questão.

O maior e mais completo portal da construção civil está aqui