Para fazer uma boa gestão de obras, é necessário estar atento a diversas variáveis, como o andamento dos processos, se o orçamento está dentro do previsto, na quantidade de insumos, entre outros. Afinal, qualquer dado que seja minimamente negligenciado pode gerar atrasos e comprometer toda a obra. Para auxiliar os gestores a analisar melhor essas variáveis existem algumas ferramentas, dentre elas o cronograma físico-financeiro.
O cronograma físico-financeiro para quem não sabe é uma ferramenta que possibilita aos gestores da obra acompanhar o orçamento e o prazo das obras em andamento. Quando bem estruturado, o cronograma garante o pleno andamento da obra até a entrega do empreendimento.
O cronograma físico-financeiro traz diversas vantagens à gestão de uma obra.
Conheça algumas das vantagens que um bom cronograma físico-financeiro pode atribuir a sua gestão:
Para se criar um cronograma físico-financeiro devemos descrever cada etapa da obra, contendo as atividades destas etapas, o orçamento disponível para a realização destas e também o prazo da execução das mesmas.
Este cronograma serve para realizar o acompanhamento da execução do projeto. Sendo elaborado juntamente com o planejamento, ele permite que o gestor acompanhe o andamento da obra e notar com mais clareza as divergências entre o planejado e realizado.
Entende-se como realizado todos os gastos que já foram realizados ou que estão comprometidos. Esta organização pode ser realizada mensalmente, porém pode ser feita em um período maior, a depender das características da obra. É interessante informar no cronograma a periodicidade que será realizada esta análise.
Tendo em mãos estes dois documentos, é possível traçar um comparativo entre eles e verificar o rumo que o projeto está seguindo.
O cronograma físico-financeiro apresenta também o desenvolvimento real da obra e o quanto se gastou até o momento. Desta forma, é possível realizar um bom controle de custos, visto que os desvios no orçamento previamente e corrigidos em prazo hábil.
O cronograma poderá auxiliar também, na alocação de insumos como mão de obra, matéria-prima e equipamentos. Desta forma, podemos evitar um aumento de custos por uso ineficiência. Visto que a produtividade pessoal diretamente relacionada à alocação correta de pessoas e insumos para a realização da atividade.
Desta forma, ele otimizará o tempo dos gestores durante o monitoramento e o controle do projeto. Um outro ponto a ser citado, é que o cronograma também auxiliará na redução de custos, uma vez que ele apresenta o orçamento utilizado e disponível em relação ao avanço físico do empreendimento.
Quando bem realizado, mais semelhanças terão os dois cronogramas. Se caso a análise apresente muitas divergências, é sinal que o planejamento foi mal elaborado ou que a obra não está se desenvolvendo dentro do prazo pré-estabelecido.
Não resta dúvidas que o cronograma físico-financeiro é uma ferramenta essencial para gerir corretamente uma obra. Uma vez que se utilizado de maneira correta, você garantirá o sucesso do projeto, cumprindo o acordado referente ao orçamento e prazo.
Isso porque ao analisar as informações presentes no cronograma físico-financeiro, o gestor conseguirá tomar decisões de forma rápida e assertiva.
No momento da concepção do cronograma físico-financeiro, o gestor pode acabar tendo dúvidas de qual modelo seguir. A verdade é que não tem um modelo exato a ser seguido, afinal cada obra tem suas diferenças, alterando também as estratégias de execução.
Agora para além das peculiaridades de cada obra, percebemos que existem maneiras de se criá-lo que tornam o cronograma físico-financeiro mais prático, o que facilitaria a gestão de toda a obra. Por exemplo, gasta muito mais tempo criar um cronograma físico-financeiro em folhas de papel, já que a obra a quase todo instante está gerando novas informações, seja de natureza orçamentária, seja do andamento das atividades. O que dificulta na hora de cruzar informações para se tomar uma decisão.
Atualmente existem sistemas virtuais especialistas que tornam o cronograma físico-financeiro mais prático e assertivo, dando mais tempo para o gestor pensar quando precisa tomar decisões. Esses sistemas são mais práticos porque reúnem todas as informações que seu time precisa em um só lugar.
Com o Sienge, um sistema virtual especializado em gerenciamento de construções, você pode acessar qualquer informação do projeto através do computador ou do seu celular. Não apenas você, mas todo seu time pode acessar os dados da obra caso necessário, mantendo sempre estas informações atualizadas. Uma outra vantagem do Sienge é que ele proporciona maior segurança de dados por salvar todas as informações na nuvem, evitando problemas como sumiço de documentos impressos ou queima de memória.
O Sienge também possibilita o manuseio de diversas outras ferramentas de gestão, como diário de obras, controle de pagamentos, recebimentos e fluxo de caixa, oferece o demonstrativo de resultados, e fazer a gestão das suas obras, comparando os prazos e custos planejados e realizados.
Embora o cronograma físico-financeiro seja essencial para uma boa gestão de obras, muitas vezes acabam não sendo eficientes devido ao manuseio pelo próprio gestor, afinal mantê-lo atualizado e cruzar diversos dados da obra em tempo hábil está longe de ser uma tarefa fácil. Se você sente que está na hora de utilizar um sistema virtual, como o Sienge, a serviço da gestão do seu empreendimento, agende uma consulta com um de nossos especialistas.