O Orçamento de Obras é conhecido como o Idioma da Construção pois o orçamento abrange diversas etapas de uma obra, além de ser um dos definidores do rumo na qual a obra irá acontecer, sendo importante para qualquer área da construção. Devido a essa abrangência que o Orçamento de Obra ficou conhecido como o Idioma da Construção.
Nas primeiras fases, uma das principais utilidades são as possibilidades de estimativas de custo, onde até mesmo sem todos os projetos executivos em mãos, é possível realizar essa estimativa e utilizá-lo como parâmetro inicial, tendo margem de erro não muito grandes e usando referências como o CUB (Custo Unitário Básico de Construção por m²).
Além disso, também é possível através do orçamento de obra realizar um estudo aprofundado de viabilidade do empreendimento antes de iniciar a obra. Onde é possível se obter uma análise entre balanços de custos e receitas mensais, fornecendo então uma previsão de fluxo de caixa para os próximos meses.
Esse orçamento executivo ou analítico inicial será então o primeiro documento que qualquer gerente de obras irá receber antes do início das obras.
Após o período inicial, é possível medir os custos previstos nos orçamentos e o realizado na obra, e assim identificar os desvios para realizar inclusive previsões futuras e evitar distorções.
Além dos custos e prejuízos, é possível através dele obter os índices de produtividade, que servem como metas de desempenho para as equipes na obra e assim é possível desenvolver e gerenciar as equipes e seus resultados no dia a dia, antes de ocorrer erros e atrasos no resultado final da obra.
Métricas como estas trazem análises relevantes dos prazos, podendo compensar e realizar o equilíbrio com os custos, em que muitas vezes são mais vistos, porém se houver uma compensação entre eles essa análise pode ser equilibrada previamente e sem preocupações.
É possível perceber então, que em todas as etapas de execução, o orçamento será importante, servindo como guia que pode e deve ser consultado diariamente para tomadas de decisões.
Se interessou? Fale com um especialista e conheça melhor.