1Redução dos atrasos na obra:
Existem N situações que podem atrasar um projeto, algumas são inevitáveis, como por exemplo condições climática. Entretanto outros, como atraso na entrega dos materiais, falta de insumos e problemas técnicos, podem ser facilmente remediados e evitados quando a obra está sendo acompanhada com a ajuda de soluções móveis – como aplicativos moveis. Através dos apps, o engenheiro ou responsável de um determinado projeto, pode aprovar uma solicitação de compra no trânsito, em uma reunião ou até mesmo na sala de embarque, por exemplo, assim evitando a falta de material na obra.
2Melhorar a comunicação entre o canteiro de obra e os demais setores:
Através dos aplicativos é possível coletar, receber e compartilhar informações da obra em tempo real. Assim, as partes envolvidas no projeto tem acesso as mesmas informações ao mesmo tempo o que reduzir drasticamente a chance de erros, subsidia a tomada de decisão de gestores e responsáveis de obra quando identificam situações críticas.
3Melhorar a eficiência do departamento administrativo financeiro da empresa:
Ao eliminar o uso de papel, as empresas da indústria da construção acabam com a redigitação de dados, reduzem consideravelmente o tempo gasto para compilar informações para relatórios, acaba com a necessidade de aferir as informações escritas à mão, reduz o risco de perda de documentos importantes. Com o aumento da eficiência do back office é possível alocar melhor os funcionários para atividades menos operacionais, ganhando uma equipe mais produtiva, menos estressada, além de muita facilidade para prover informações assertivas.
4Mais acuracidade na equipe de documentação:
Usar dispositivos móveis para registar as informações no canteiro de obras, melhora a precisão e reduz possíveis problemas que surgem em função de dados inconsistentes, perda de documentos, entre outros. Fotografar uma nota fiscal ou algum erro no projeto para registrar no relatório de acompanhamento da obra, é indiscutível para o projeto, tanto para a prestação de contas para os clientes, ou para a tomada de decisão, auditoria, entre outros.
5Melhorar administração de locação equipamentos utilizados na obra:
Empresas da indústria da construção que utilizam soluções móveis como banco de dados registram ganhos ao, maximizam o uso dos equipamentos da obraatravés da melhor gestão. O acesso a informações sobre disponibilidade, localização, e cronograma de manutenção do equipamentos, em tempo real, é essencial para o planejamento de uso.
6Ficar de acordo com os regulamentos previstos para as obras:
Com aplicativos que fornecem acesso bidirecional à informação, empresas da indústria da construção podem arquivar versões virtuais de legislações, de todos os projetos do empreendimento – estrutural, arquitetônico e hídrico, por exemplo – para o acesso offline rápido pelas equipes de campo. Isso melhora a produtividade, agliza consultas importantes e melhora a organização no canteiro de obras.