Leads: conceito, importância e aplicação no mercado imobiliário
27 de junho de 2022[Podcast] Combo de sucesso para Incorporadoras
8 de julho de 2022Atualmente os indicadores de projetos são uma das partes essenciais da gestão, sendo que eles são os responsáveis por permitir que tenhamos em mãos dados completos e corretos sobre cada fase e atividade do desenvolvimento deles.
Todos esses indicadores acabam se prestando totalmente à analise das fases que efetivamente são necessárias para o alcance do resultado final, eles são capazes de mostrar os rendimentos, usos de recursos e todas as questões financeiras.
O fato é que a cada reunião de acompanhamento será preciso que os gerentes e responsáveis se atualizem das situações referentes às iniciativas que estão sob sua responsabilidade.
Porém, é importante que consigam avaliar de forma confiável e rápida a saúde de cada uma delas. É justamente por causa disso que os indicadores de projetos acabam funcionando como termômetros capazes de indicar se um projeto está performando mal ou bem.
Sendo assim, é importante ter um cuidado redobrado principalmente na hora de decidir quais indicadores devem ser acompanhados, vamos entender melhor no decorrer do post!
Veja o que são os indicadores de projetos
Os indicadores de projetos também são conhecidos como KPIs, e que corresponde a “Key Performance Indicators”, que são as próprias chaves de indicadores de performance.
Lembrando que eles são perfeitamente responsáveis pelo monitoramento de cada fase de um projeto.
Lembrando que a própria gestão já envolve esse tipo de monitoramento por si só, o que acaba diferenciando os indicadores é que os mesmos são ferramentas capazes de melhorar a forma de monitorar. Isso acontece porque eles colhem dados criando métricas com eles!
Saiba que essas métricas acabam servindo para medir exatamente o avanço de um projeto, verificando se o mesmo se enquadra com as primeiras previsões.
Neste momento há a análise, que verifica se os processos estão no tempo de planejamento e se de fato seguem as diretrizes esperadas.
Com isso, o que acontece é que o controle do desempenho das atividades de cada projeto e de todas as fases em si, se torna bem mais próximo.
Além do mais, ele ainda conta com aqueles dados que não são frutos de achismos e tão somente de análises concretas que levam em conta várias informações constituindo o projeto em si.
Para resumir, os indicadores de projetos devem servir para mostrar se realmente o projeto está se encaminhando de forma positiva ou negativa. Além de ser possível ver se está bem ou não conforme o planejamento inicial juntando com o objetivo final.
Entenda qual é a importância de usar indicadores de projetos
Compreenda que os indicadores de projetos são capazes de ajudar na tomada de decisão fazendo com que elas se tornem mais assertivas.
Além do mais, eles são capazes de garantir o melhor uso dos recursos. Quando monitoramos constantemente a saúde de um projeto isso permite que fique fácil identificar quais são os desvios e executar ações para contorná-los.
Sem bons indicadores é preciso um esforço muito grande para atingir os objetivos e iniciativas, e nenhum empreendedor deseja perder tempo.
Além do mais os indicadores são capazes de otimizar as reuniões de acompanhamento, afinal, ajudam a trazer somente os dados corretos para as reuniões. Isso acaba trazendo visibilidade para aquelas questões que realmente importam e que precisam ser discutidas em grupo.
É interessante destacar que os indicadores são capazes de trazer insights para iniciativas futuras, permitindo ideias novas.
Mesmo quando um projeto deu totalmente errado, é importante compreender exatamente onde foi o erro, sendo que esse é um dos primeiros passos para então melhorar as falhas potencializando completamente os acertos.
Conheça os principais tipos de indicadores de projetos
Existem várias modalidades de indicadores, sendo que cada uma delas inclui métricas variadas e que também são muito importantes. Veja alguns desses grupos e saiba que medidores eles incluem:
Indicadores de desempenho
Essa métrica se impõe por um certo período dentro do projeto, sendo que as operações são vistas de forma individual. Esses indicadores são capazes de analisar cada parte dela, como fase ou atividade dentro de uma linha do tempo.
Possui como objetivo principal analisar se a responsabilidade foi cumprida conforme os planejamentos iniciais e que diretrizes foram usadas.
Indicadores operacionais
Esses indicadores trabalham analisando o projeto como um todo, e não somente uma fase. Analisam ainda o ciclo de vida do projeto, orçamentos e prazos.
Indicadores de efetividade
Esses indicadores são justamente aqueles que trabalham em médio prazo, lembrando que eles não ocorrem durante o projeto e sim após sua finalização.
Eles servem para acompanhar e apontar onde houve erros e acertos, tudo para que quando um novo projeto seja elaborado ele leve em consideração todos esses detalhes!