Saiba como o ETL e o BI podem melhorar seus processos na construção civil

Entre em contato e solicite seu orçamento

ETL e o BI

22/11/2024

Sumário

Hoje em dia, fala-se muito que o ETL e o BI podem contribuir com os processos operacionais e a tomada de decisão nas empresas. Mas qual é a real aplicabilidade dessas técnicas na construção civil?

Companhias de todos os portes geram um volume de dados enorme constantemente. E eles vêm de diferentes fontes, desde o planejamento e execução de obras até o pós venda. 

Desprezar essas informações não é uma atitude nada inteligente. Afinal de contas, esses dados podem servir como base para nutrir a plataforma de gestão da empresa e, acima de tudo, para dar uma visão mais clara sobre as negociações realizadas.

Sem sombra de dúvidas, quem opta por manter um Data Warehouse (DW) bem organizado está garantindo o constante aperfeiçoamento de estratégias. Pois aliando essa grande disponibilidade de dados com o ETL e o BI torna-se mais simples encontrar quais são as melhores oportunidades de negócios.

Para que você entenda melhor esse processo, fique atento aos próximos tópicos. Você verá como é possível usar a tecnologia a favor da sua gestão na construção civil.

Vamos lá?

Como o ETL e o BI funcionam?

Antes de mais nada, é importante nos dedicarmos à definição de conceitos para compreender como o ETL e o BI funcionam na prática. Confira na sequência!

1. O que é ETL?

A sigla ETL é advinda do termo em inglês Extract, Transform and Load, que quer dizer Extrair, Transformar e Carregar. E é exatamente essa a sequência de etapas necessárias para lidar com os dados que alimentam o Data Warehouse.

Afinal, as informações acumuladas são provenientes de diferentes fontes e apresentam os mais diversos formatos. É preciso aplicar uma padronização que contemple desde planilhas do Excel até textos da internet de forma segura e sem erros. 

Para tanto, o ETL acontece de acordo com as suas 3 fases essenciais:

  • Extração: as informações são captadas e conduzidas para um sistema de transição tendo em vista converter todos os arquivos para um mesmo formato padrão;
  • Transformação: os dados passam por uma limpeza, tratamento e adaptação ao novo formato;
  • Carregamento: as informações são reposicionadas dentro do Data Warehouse de acordo com o novo modelo.

2. O que é BI?

Já o termo BI vem do inglês Business Intelligence, que quer dizer Inteligência nos Negócios. Essa metodologia é aplicada através de softwares que permitem a interação com os dados que passaram pelo processo de ETL.

Com isso, o gestor pode ter acesso a uma ampla gama de insights sobre tudo o que acontece relacionado à empresa. Já afirma o dito popular que “informação é poder”, mas com todos os dados organizados e facilmente visualizados essas informações tornam-se ainda mais valiosas. 

Qual a importância do processo ETL em estratégias de BI?

A ligação entre o ETL e o BI é indissociável. É justamente a combinação dessas duas técnicas que viabiliza a emissão de relatórios, de gráficos visuais e de uma ampla manipulação do repositório de dados.

Enquanto o ETL faz a extração, o tratamento das informações e a carga no Data Warehouse, o BI apresenta esses dados de maneira mais clara e objetiva. Sendo assim, as pesquisas realizadas dentro do sistema são bem sucedidas e proveitosas.

De tal maneira, a qualidade das consultas realizadas no dia a dia aumenta. O gestor otimiza seu tempo, a sua produtividade e principalmente a sua capacidade de tomada de decisões assertivas. 

Quais vantagens que o ETL e o BI trazem para a construção civil?

A área da construção civil tem recebido uma atenção especial quando o assunto é o ETL e o BI. Atualmente, os empresários desse setor podem ter acesso a plataformas elaboradas justamente de acordo com as demandas e particularidades do setor.

Dentre as vantagens das quais eles podem usufruir nesse contexto, estão:

  • Embasamento de qualidade: as informações reunidas e apresentadas pelo sistema são seguras, estáveis e de fácil acesso, dando um embasamento de qualidade para a tomada de decisões;
  • Simplificação e automatização de processos: a tecnologia facilita o trabalho do dia a dia permitindo que o gestor mantenha-se focado no que realmente demanda da sua atenção;
  • Escalabilidade: com o tempo, novas fontes de dados tendem a ser agregadas ao software e essas atualizações pode ser previamente programadas com base nas estimativas de escalabilidade. 

A PSA Sistemas é especialista em soluções de tecnologia como o ETL e o BI para a construção civil. Entre em contato e solicite uma demonstração! 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Post Não Encontrado