O nosso país e o mundo todo tem sofrido as amargas consequências da pandemia do Covid-19. Lamentavelmente, o setor da Construção Civil também está entre os afetados por tais circunstâncias.
Enquanto não há cura definitiva e nem mesmo perspectiva de uma data para que a vacina esteja pronta para imunizar a população, só nos resta ficar em casa. O isolamento social impede a propagação acelerada do vírus que têm elevado historicamente o número de mortos por complicações respiratórias e pela falta de leitos para atender tantos infectados ao mesmo tempo.
A situação de emergência já impôs quarentena e lockdown em diversas cidades e regiões. Com isso, a economia que já não estava bem piorou ainda mais.
Esse é um problema que já foi observado outras vezes na trajetória da humanidade com outras doenças e, apesar das particularidades do mundo globalizado, vai passar. Para tanto, precisamos estar cientes da nova realidade que nos foi imposta.
No artigo de hoje, veremos algumas dicas sobre como a indústria da Construção Civil pode agir perante à crise (e sobreviver a ela). Confira os próximos tópicos e fique por dentro!
Apesar do esvaziamento do comércio por causa da pandemia do Covid-19, a Construção Civil continua com diversas obras a todo vapor. Isso porque o setor foi classificado como serviço essencial pelas autoridades, podendo trabalhar com poucos entraves.
Mesmo assim, muitas empresas optaram por fechar setores ou permitir o home office. Há interrupções pontuais em algumas obras e a adoção de protocolos operacionais diferenciados para proteger os colaboradores do risco.
Um planejamento estratégico é fundamental neste momento. Toda a sociedade precisa estar engajada para que o Coronavírus seja controlado o quanto antes. Isso significa que algumas práticas nos escritórios e canteiros de obras precisam ser revistas. Veremos algumas sugestões logo mais.
Conforme já mencionado, o primeiro passo para superar os problemas ocasionados pelo Covid-19 na indústria da Construção Civil é ter um planejamento estratégico. Para tanto, as plataformas de gestão e Business Intelligence se mostram fundamentais, ajudando a pautar os caminhos que a empresa seguirá para lidar com o novo cenário.
Quem tem uma visão plena sobre seus projetos, receitas, despesas e cronogramas consegue lidar melhor com situações de instabilidade econômica. Além, é claro, de conciliar as decisões administrativas às mudanças práticas no cotidiano da equipe.
Tenha uma postura gerencial coerente e procure aplicar as seguintes estratégias:
Falando agora em termos ainda mais práticos, podemos partir para dicas de prevenção e contenção da contaminação. São mudanças de hábitos e atitudes que evitam a propagação do Coronavírus na indústria da Construção Civil e que, se já não foram implementadas, precisam acontecer o quanto antes. Confira no tópico seguinte!
1. Limpeza recorrente: designe uma equipe de limpeza para que higienize a cada 1 hora com cloro ativo superfícies de manuseio coletivo e frequente, tais como maçanetas e torneiras;
2. Limpeza periódica: determine também a higienização a cada 2 horas com cloro ativo de superfícies de manuseio coletivo, tais como catracas, bebedouros, refeitórios, vestiários, relógio ponto, sanitários (físicos ou químicos), pias, entre outros;
3. Incentivo à higiene pessoal: disponibilize frascos de álcool gel 70% na obra e no escritório e se certifique de que itens de higiene/proteção estão sendo repostos adequadamente (sabonete, papel toalha, EPIs desinfetados, entre outros);
4. Controle de saúde: adquira equipamentos para medição de temperatura dos colaboradores e observe diariamente quem está com tosse, coriza, dores, dificuldade de respirar e outros sintomas da Covid-19;
5. Isolamento social: permita que colaboradores do grupo de risco ou com sintomas da doença fiquem em casa sem prejuízo econômico e permita que o maior número possível de colaboradores trabalhe remotamente em home office;
6. Distanciamento: incentive e viabilize um distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre os funcionários no local de trabalho, além de restringir completamente aglomerações;
7. Divulgação: divulgue as ações, tanto para conscientização quanto para demonstrar que a sua empresa tem uma atitude responsável.
Com essas e outras medidas, vamos vencer o Coronavírus na indústria da Construção Civil e na sociedade como um todo! Faça a sua parte!