O que é a Tabela SINAPI e por que devo acompanhá-la?
14 de outubro de 2019Comparando o Orçado x Realizado: atenção em suas medições
28 de outubro de 2019Quando o dono de uma empresa olha para o dinheiro que entra em caixa, pode ser conduzido a uma visão errônea sobre a real situação de seus negócios. Um simples pico nas vendas ou o vencimento de pendências anteriores tende a fazer pensar que há dinheiro sobrando. Contudo, ao se deparar com os gastos subsequentes, o gestor percebe como o fluxo de caixa da sua empresa tem papel fundamental no controle financeiro.
O fluxo de caixa nada mais é do que a movimentação de entradas e saídas de recursos do caixa da organização. Ou seja, tudo o que você recebe e paga ao longo das suas atividades.
Para contar com uma administração assertiva no departamento financeiro, é preciso ter acesso a registros confiáveis e detalhados de todas as transações monetárias realizadas no dia a dia e que estão por vir. Esse é um processo que requer disciplina e instrumentos de verificação fidedignos com a realidade.
Independentemente dos montantes registrados, por menores que sejam, todos devem ser acompanhados de perto e fazer parte da contabilidade. Somente assim o negócio tem chances de se manter e de ser expandido.
Tendo isso em vista, preparamos um conteúdo especial direcionado ao tema. Continue acompanhando e saiba mais a respeito.
A importância do fluxo de caixa da sua empresa
O fluxo de caixa se mostra como uma das metodologias contábeis mais simples para facilitar a administração das finanças. Ainda mais hoje em dia, onde esse processo pode ser automatizado através de plataformas de gestão online.
A partir dos levantamentos, o empreendedor tem a certeza de que conta com uma base confiável de dados. Assim, ele possui os subsídios para a tomada de decisões quanto a situação e os rumos da empresa.
O fluxo de caixa da sua empresa é capaz de abrir os seus olhos e trazer notícias desagradáveis. No entanto, ele não deve ser visto como um vilão. Na verdade, esse é um instrumento aliado para conduzir os negócios da melhor maneira possível, tomar atitudes e não fechar as contas no vermelho.
Como usar o fluxo de caixa da sua empresa a seu favor
Dentre as medidas a serem tomadas para usar o fluxo de caixa a favor da sua empresa, estão itens como:
- Manter relatórios periódicos (diários, semanais, quinzenais e/ou mensais);
- Controlar e planejar entradas e saídas de recursos;
- Avaliar se o montante a ser recebido será o suficiente para cobrir despesas e gastos assumidos;
- Antecipar a ocorrência de saldos positivos ou negativos em caixa;
- Analisar se a empresa opera com folga ou apertos financeiros;
- Verificar a viabilidade de liquidações;
- Confirmar a capacidade de tocar o negócio com recursos próprios ou a necessidade de busca por dinheiro extra (créditos e financiamentos).
Principais modelos de fluxo de caixa
Existem dois modelos principais que você pode aplicar no fluxo de caixa da sua empresa. São eles:
- Fluxo de caixa projetado
Como o próprio nome já entrega, trata-se de uma projeção para os negócios. O gestor deve conhecer as entradas e saídas atuais, além de prever resultados e ações futuras.
- Fluxo de caixa livre
Quando o fluxo de caixa da sua empresa é realizado de maneira livre, ele mede a capacidade de geração de recursos no curto, médio e longo prazo, mas sempre indicando o saldo existente na comparação.
Como manter o rigor no fluxo de caixa da sua empresa
Como você pôde ver até aqui, o fluxo de caixa é de extrema relevância quando tratamos da saúde financeira de uma empresa. Por isso, ele deve ser caracterizado por um controle rigoroso sobre entradas e saídas para que essas informações e números sejam utilizados com inteligência.
Uma das formas mais indicadas de manter a atualização de dados e apresentar resultados precisos é usando um bom sistema de gestão. Os softwares oferecidos pela PSA Sistemas contêm módulos especialmente direcionados ao fluxo de caixa da sua empresa, assegurando que não aconteçam interpretações erradas sobre as suas finanças.
A coleta de dados é integrada e consegue, por exemplo, fazer projeções avançadas de forma automatizada, com base no histórico de informações inseridas até o momento. Dessa maneira, muitas empresas estão conseguindo organizar suas contas, reduzir custos operacionais e elevar a lucratividade.
Conheça nossas opções! Com certeza, uma delas vai se adequar às suas expectativas e representar o passo que faltava para a sua companhia alcançar o sucesso!