O que é preciso para implantar o BI na minha empresa de construção?
3 de janeiro de 2022[Podcast 28] – Tabela INSS 2022 no RH Nydus
28 de janeiro de 2022A expressão construção mais enxuta vem do termo Lean Construction, que nada mais é do que uma metodologia responsável por melhorar os processos das construtoras, aumentando significativamente os recursos e a otimização de tempo.
Além disso, a metodologia ainda proporciona organização, estabilizando a produção, prevenindo o andamento de atividades contra situações prejudiciais e realizando a identificação de fontes de desperdício.
Como é altamente importante para a obra, veja abaixo como obter uma construção mais enxuta. Boa leitura!
Veja como obter uma construção mais enxuta
Desenvolver uma construção mais enxuta requer algumas ações fundamentais, que não podem ser descartadas em hipótese nenhuma. Continue a leitura e confira 5 passos importantes para obter esse tipo de construção.
1.Entenda os conceitos e princípios do Lean Construction
Nesta primeira etapa, todos os envolvidos da equipe precisam entender os princípios e conceitos do Lean Construction. Todos devem ter a mentalidade de visualizar fluxos de produção, visando o combate de desperdício e produzindo o maior valor para agregar ao cliente final.
É preciso ter em mente que o Lean Construction auxilia no processo de “enxugamento” de certos processos que podem prejudicar a obra. Muitas vezes, essa ferramenta do sistema passa despercebida no processo de gestãoconstru.
A construção mais enxuta vai desenvolver uma espécie de “menos tempo”, em que se vai gastar muito menos, de forma mais simples e com muito mais qualidade.
Essa ferramenta só é possível graças à observação diferente da produção, envolvendo planejamento, execução e entrega.
2.Conheça o seu atual estado
No segundo passo para tornar sua construtora mais enxuta, você deve conhecer o atual estado dos seus processos produtivos, tendo claro entendimento de como está cada estágio.
Para isso, é fundamental utilizar os 5s do canteiro de obras para que você possa visualizar facilmente os desperdícios e fluxos.
Os 5s se compõem por 5 palavras japonesas, que são: seiri (utilização), shitsuke (disciplina), seiso (limpeza), seiton (organização) e seiketsu (padronização e saúde).
Além disso, é importante que você faça uma visita ao canteiro de obras para identificar possíveis desperdícios (entendido aqui como tudo aquilo que consome recursos, mas não gera nenhum valor para o cliente). Esse processo é chamado de “Lean”.
Para que essa identificação no canteiro de obras seja feita de forma eficiente, é importante que você analise as 7 etapas que mais geram desperdícios, que são:
- Esperas;
- Transporte;
- Superprodução;
- Estoques;
- Superprocessamento;
- Movimento;
- Defeitos.
3.Projete o estágio futuro da obra com a utilização do Lean Construction
Com os princípios e ferramentas do Lean Construction, você deve projetar como eles serão utilizados nas atividades principais de produção da obra.
As atividades críticas devem ser as primeiras a receber atenção e, só depois, você pode ir estendendo para outros aos outros fluxos da produção.
Caso a obra não tenha sido iniciada, é fundamental que, mesmo assim, você faça o planejamento de acordo com os conceitos de fluxo de produção, estoques mínimos e constante ritmo, sempre com pensamento de integralidade na logística de canteiro, planejamento e ferramentas de orçamento.
4.Inicie a implantação
Tenha em mente que a aplicação do Lean só será iniciada no seu canteiro de obras depois de definir as atividades foco, ferramentas e conceitos.
Porém, não se esqueça da inclusão de sua equipe. Graças às pessoas responsáveis é possível realizar a detecção e correção de perdas durante os processos de produção.
5.Melhore de forma constante
Para ter uma construção mais enxuta você não pode perder de vista a propriedade cíclica do Lean Construction. Entenda que o processo objetiva ganhos de qualidade, diminuição dos prazos e redução dos custos de produção. Tudo isso focado na perfeição.
Por esse motivo, ao chegar no passo 4 você deve retornar ao passo 1 novamente e repetir todo o processo a fim de iniciar um ciclo novo de evolução dos seus fluxos e, também, dos processos de produção.
Implantar o Lean requer algumas atitudes primordiais nos responsáveis, como por exemplo, o intenso desejo de perfeição e a busca pela evolução.
Além disso, o Lean Construction exige a realização de uma mudança em toda a cultura da empresa, o que pode levar um pouco de tempo.
Mas não se preocupe com isso! Você pode fazer uso de indicadores-chave para apontar a evolução do sistema produtivo em sua jornada.
Siga todos esses passos e veja a sua construção se tornar mais enxuta!
Até a próxima!