Desde 2014, após alcançar seu ápice em 2013, a indústria da construção civil apresenta queda. Uma pesquisa divulgada pelo IBGE mostrou que o número de trabalhadores empregados na construção civil em 2016, caiu ao ponto de atingir o nível de 2009.
Mas calma! Nem tudo são flores, todavia não são espinhos. É hora de começar a focar em 2019. E planejamento, sem dúvidas, é a alma de todo negócio. Tecnologia e inovação podem ser o segredo da tão esperada reviravolta econômica.
Pensar adiante é o que diferencia uma empresa de sucesso. Por isso, é necessário estar atento ao fato de que o perfil do consumidor mudou. Em meio ao cenário de constante transformação digital, perde quem está com os pés fixados em métodos retrógrados.
Inovar é imprescindível para aperfeiçoar o desempenho em qualquer setor, ainda mais em tempos de instabilidade. Neste post, você vai ver algumas inovações tecnológicas que podem ajudar a contornar a crise na construção civil.
Digitalizar o atendimento pode ser a forma mais barata, a longo prazo, de torná-lo mais eficaz. O acesso fácil e full time satisfaz o cliente, que não está mais disposto a esperar horas por um atendente humano. O consumidor 3.0 prefere o autosserviço. E o uso de aplicativos e assistentes virtuais são um ótimo jeito de se comunicar com ele.
Com apps personalizados, construtoras e incorporadoras podem unificar todas as áreas das obras. Dá para fazer cálculos avançados, manusear arquivos de desenhos, livrar-se de desperdícios nas obras, dentre inúmeras outras opções.
Assistentes Virtuais Inteligentes (AVIs) atendem em tempo real e são programados para acessar variadas informações, por intermédio de dados disponibilizados pela própria empresa, através da liberação de sua API, e de fontes da web também.
AVIs diminuem a carga de trabalho dos funcionários direcionada a atividades repetitivas e maçantes, liberando-os para a realização de tarefas mais complexas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Chatbots têm sido uma solução bastante adotada para melhorar o relacionamento com o consumidor. Quando desenvolvidos com inteligência artificial integrada, entendem as intenções dos usuários e resolvem problemas “sozinhos”.
Adotados por construtoras e incorporadoras, são aptos a fazerem automaticamente o que ninguém gosta: cobrar, por exemplo.
Impressão 3D é um processo que gera fisicamente um objeto tridimensional a partir da projeção digital dele. Isso é feito camada por camada, de modo que se possa manipular o objeto em sua forma digital e, assim, compor novas formas por meio da adição de materiais.
Em se tratando de construção civil, numa escala global, estudos com impressão 3D estão sendo acompanhados de pesquisas sobre o uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis para fabricar residências populares, pavimentos asfálticos e galpões para abrigo coletivo.
Com tecnologia BIM (Building Information Modeling: Modelagem de Informações da Construção), são elaborados modelos virtuais de uma obra. Esses modelos possuem dados e geometria exatos para apoiarem todos os processos de uma construção.
Drones são veículos aéreos movidos a bateria e manipulados por controle remoto. O equipamento que grava imagens áereas parece um brinquedo, mas realiza trabalhos bem sérios, que vão de publicidades a resgates de vítimas em lugares inacessíveis.
Na construção civil, eles são capazes de agilizar serviços, reduzir custos e dar mais segurança aos trabalhadores, resguardando-os da necessidade de estarem em locais perigosos ou de difícil acesso. Ainda permitem o acompanhamento de obras à distância. E até mostram ao cliente a vista de apartamentos antes mesmo de estarem prontos.
A Internet das Coisas (IoT), em resumo, trata de dispositivos eletrônicos conectados entre si, via Internet. Aplicada na construção civil, a IoT destaca o rastreamento de equipamentos e trabalhadores, tecnologias vestíveis e a capacidade de coletar diversas informações no local de trabalho. A prática amplia a segurança dos funcionários e a eficiência das operações nos canteiros de obras.
Uma grande tendência hoje, é combinar IoT com Business Intelligence, o que viabiliza decisões mais inteligentes.
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