Sua construtora precisa gerenciar suprimentos? Conheça melhor o Sienge
7 de junho de 2021As principais técnicas de Business Intelligence para realizar planejamento da construção civil
21 de junho de 2021A medição de obras na construção civil é um dos processos que confere segurança e credibilidade ao cliente. Uma construtora que utiliza as medições de obras em seu projeto tem maiores chances de fechar negócio com qualquer cliente.
O processo, apesar de simples e muito prático para ser utilizado, ainda causa algumas dúvidas entre engenheiros e donos de construtoras. Por isso, decidimos falar sobre esse assunto hoje trazendo a importância da medição de obras junto com a forma correta de utilizá-la.
Aproveite a leitura!
O que é medição de obras?
A medição de obras na construção civil é de extrema importância para quem deseja um serviço de qualidade. Isso porque, na construção civil a medição de obras acompanha e controla o início e o fim de cada serviço. Dessa forma, o avanço e a qualidade dos serviços são acompanhados de perto pela medição de obras.
Esse procedimento nada mais é do que um processo que monitora todo o andamento da obra. Ele verifica se as atividades que foram executadas estão de acordo com o que foi planejado. Além disso, analisa todos os recursos que foram utilizados ao longo do cronograma, como equipamentos, materiais e mão de obra, por exemplo.
Uma das vantagens desse procedimento é a sistematização das atividades e serviços fundamentais para a realização do projeto. E tudo isso é feito com base na singularidade de cada obra. Cada obra é pensada com suas particularidades.
Qual a importância da medição de obras na construção civil?
A medição de obras na construção civil tem sua importância principalmente na qualidade da obra. Por acompanhar todo o processo de realização do projeto, ela possibilita a identificação de falhas permitindo a solução de problemas o quanto antes.
Aliado a isso, o procedimento otimiza o tempo da obra na medida em que expõe informações necessárias para a rápida tomada de decisão. Neste sentido, soluções podem ser pensadas em casos de ocorrência de erros. Alternativas de melhoria também podem ser consideradas ao longo do processo.
Diante disso, a medição de obras na construção civil auxilia na área de valores também. Afinal, se houver alguma falta de materiais, recursos financeiros podem ser analisados para cobrir a demanda. O planejamento é fundamental para qualquer construção e o recurso de medição de obras ajuda nessa etapa.
Por que fazer uma medição de obras?
A medição de obras na construção civil é algo praticamente indispensável para quem deseja obter mais precisão e qualidade em todo o negócio. É essa medição quem vai avaliar todo o processo da obra, permitindo que a análise dela seja mais coerente.
Além disso, a medição de obras fornece uma segurança maior para a construção civil que terá a possibilidade de entregar um serviço com muito mais qualidade e eficiência. Como é possível avaliar a compatibilidade entre o que foi previsto e o que está sendo executado, as chances de erros diminuem drasticamente.
Para uma construtora séria, responsável e profissional, é indispensável utilizar a medição de obras. É uma garantia tanto para a empresa quanto para o cliente de que realmente a obra sairá conforme o planejado. Para saber como utilizar a medição de obras na construção civil, veja o próximo tópico e aprenda!
Aprenda a utilizar a medição de obras na construção civil
Para utilizar a medição de obras na construção civil alguns critérios devem ser observados e seguidos. Dentre eles estão a estrutura de concreto, alvenarias e revestimentos. Conheça um pouco melhor sobre cada um deles:
· Estrutura de concreto: Deve-se medir os eixos e de face a face da mesma forma. Assim é possível ter mais precisão. Há diferença de pagamento entre os carpinteiros, armadores e os profissionais responsáveis pelo concreto;
· Alvenarias: Aqui o cálculo deve ser obtido da área total. Porém, a área excedida em dois metros quadrados não deve ser contada;
· Revestimentos: Com exceção dos vãos e janelas, toda a área em que o material foi aplicado deve ser contada. Para que haja mais precisão nesse quesito é importante se atentar para os seguintes fatores: alvenaria de tijolos, escavação para fundações, alicerce de pedras, limpeza do terreno e reaterro de valas.
Além disso, a tecnologia pode facilitar o controle da obra e a coleta de informações. Por isso, tente investir em softwares que possam fazer esse trabalho.
Bons negócios! Até mais!