Realizar um bom planejamento de obra ainda é considerado um dos grandes desafios para engenheiros e arquitetos. Isso porque a sua elaboração exige muita atenção nos detalhes e grande objetividade, algo difícil de ser alcançado quando se tem tantas informações sobre o projeto.
Mas essa realidade muda completamente quando são utilizadas as ferramentas adequadas para desenvolver um planejamento sólido e que garanta o sucesso do empreendimento.
Para facilitar esse processo, desenvolvemos este post com dicas de como realizar e manter um bom planejamento com as melhores ferramentas para isso. Confira:
O planejamento de obra é considerado uma importante etapa para a preparação de um projeto específico. Nele, precisam estar presentes todos os detalhes sobre a construção que será realizada, isso envolve desde os objetivos até os meios que serão utilizados para a produção.
Quando realizado da maneira correta, ele é capaz de contribuir para o aumento dos rendimentos e a redução dos custos e das tarefas desnecessários. No entanto, por se tratar de uma tarefa complexa, muitos profissionais da Construção Civil não se preocupam com a definição adequada dos recursos necessários para cada etapa da construção.
O resultado disso é a inviabilização de algumas atividades e o aumento de custos inesperados. Para evitar isso, é necessário se certificar de que o planejamento seja dividido da seguinte maneira:
Uma excelente forma de agilizar esse processo é utilizar as ferramentas adequadas. Com elas, é possível fazer o planejamento sólido e eficaz de todos os aspectos da obra. Veja abaixo as principais delas:
O estudo de viabilidade permite que engenheiros e arquitetos sejam capazes de analisar se terão a verba suficiente para arcar com todos os custos operacionais. Se tudo estiver de acordo, o profissional saberá se o projeto será lucrativo ou não.
Para ajudar na elaboração, o ideal é recorrer ao uso de ferramentas auxiliares, tais como a Planilha de Gestão de Custos de Obras do Sienge. Com ela, é possível manter o controle total dos gastos e analisar a verdadeira viabilidade do projeto.
Depois de fazer o estudo de viabilidade, o profissional pode continuar fazendo o planejamento de obra com a elaboração do orçamento da mesma. Nessa etapa, será preciso definir quais são as atividades a serem desenvolvidas e os custos de cada uma delas.
Para facilitar no cumprimento dessa etapa, muitos profissionais e construtoras recorrem ao uso de ferramentas como o Excel. Nela, pode-se organizar e controlar os gastos da obra.
Logo depois de fazer o estudo de viabilidade e o orçamento, você terá todas as informações necessárias para desenvolver um cronograma físico-financeiro. Por meio dele, você poderá fazer a distribuição adequada de todos os custos de acordo com a data e a etapa do seu canteiro de obras.
Mas isso não é tudo, pois com o cronograma ainda é possível fazer as seguintes atividades:
O Sienge foi desenvolvido de forma exclusiva para os profissionais que atuam na área de Construção Civil. Ele é considerado uma poderosa ferramenta de gestão que pode ajudar no planejamento de obra de uma forma simples, prática e altamente eficiente.
Nele, é possível gerar relatórios para os cronogramas de compras e até mesmo de dimensionamento da equipe. Além disso, o software ainda permite que o profissional configure as formas de pagamento de todos os insumos do custo de obra, dentre outros.
Então, depois de descobrir como realizar o planejamento de obra com a ajuda de ferramentas específicas, você poderá elaborar esse documento de forma mais eficaz e simples. Sem dúvida, essas ferramentas surgem como uma maneira de eliminar as barreiras na hora de planejar uma obra.
Agora, cabe a você utilizá-las para conseguir fazer um trabalho de alta qualidade e se destacar entre os concorrentes. Por isso, não hesite na hora de incorporar as ferramentas na sua rotina de trabalho.