Planejando sua obra com uma ferramenta de Business Intelligence

Entre em contato e solicite seu orçamento

Business Intelligence

22/11/2024

Sumário

Não podemos negar que o volume de dados decorrentes dos processos operacionais de toda e qualquer empresa é gigantesco. No segmento da construção civil, não poderia ser diferente. Diante disso, o uso de uma boa ferramenta de Business Intelligence (BI) mostra-se fundamental para agilizar e otimizar o seu desempenho administrativo. 

Muitas construtoras, incorporadoras e demais empresas do setor da construção ainda não adotaram tal ferramenta por não entenderem a importância e todas as possibilidades do BI. No entanto, adaptar-se às demandas do mundo contemporâneo não é um mero capricho, mas sim uma necessidade para que a empresa se mantenha ativa, ultrapasse a concorrência e lide bem com os momentos de crise. 

O Business Intelligence, ao contrário do que muitos pensam, não é algo tão difícil de compreender ou de aplicar. Nesta publicação, você encontrará uma série de informações sobre o assunto e entenderá melhor como pode ser beneficiado pelas vantagens e facilidades desse tipo de tecnologia para um melhor aproveitamento dos dados da sua empresa.  

Confira como uma gestão inteligente de processos contribui diretamente para o sucesso dos seus projetos. Boa leitura! 

Afinal, o que é a ferramenta de Business Intelligence? 

O Business Intelligence é uma técnica que abrange métodos de coleta, organização e análise de dados. As ferramentas e seus resultados dão um suporte bastante relevante para a tomada de decisão de gestores que lidam com o grande volume de dados decorrentes de cada projeto. 

Planejar uma obra com a ferramenta de Business Intelligence se tornou prioridade para as organizações bem-sucedidas. Afinal de contas, o próprio termo BI já é autoexplicativo. A tradução da expressão, em inglês, é “Inteligência Empresarial” ou “Inteligência nos Negócios”, algo indispensável para gestores que prezam pela eficiência. 

Embora softwares sejam quase sempre vistos como ferramentas alheias ao canteiro de obras, o conjunto de tecnologias e metodologias de BI tem se adaptado com êxito ao setor da construção. Plataformas digitais aceleram e automatizam procedimentos que tomariam muito mais tempo caso fossem realizados na ponta do lápis ou em várias planilhas de excel.  

Com uma boa ferramenta de Business Intelligence, as informações brutas se conectam e se transformam em relatórios coesos. Desta maneira, torna-se muito mais simples o aperfeiçoamento de projetos gradativamente, pois os dados das obras anteriores corroboram com o embasamento das decisões nos empreendimentos seguintes. 

O BI se destaca por algumas de suas principais características que são: 

  • Coleta de Dados – extrai dados de diversas fontes, como bancos de dados, planilhas, sistemas de gestão empresarial (ERP), dentre outros. 
  • Transformação e Limpeza de Dados – para garantir qualidade e consistência nas informações. 
  • Armazenamento de Dados – os dados são armazenados em um local centralizado, muitas vezes em um data warehouse, para facilitar o acesso e a sua análise. 
  • Análise de Dados – as ferramentas de BI oferecem recursos avançados de análise, como consultas ad hoc, relatórios, dashboards e visualizações interativas para ajudar os usuários a entenderem padrões e tendências nos dados. 
  • Compartilhamento de Informações – a ferramenta de Business Intelligence permite que as informações sejam compartilhadas de maneira eficiente, seja por meio de relatórios automatizados, dashboards online ou outras formas de distribuição de dados. 
  • Tomada de Decisões – ao fornecer informações relevantes e atualizadas, o BI capacita os tomadores de decisão a fazerem escolhas mais informadas e estratégicas. 
  • Monitoramento de Desempenho – as ferramentas de BI permitem o monitoramento contínuo do desempenho organizacional, permitindo ajustes rápidos e decisões proativas. 

Existem diversas ferramentas de BI no mercado, elas continuam evoluindo, oferecendo recursos avançados de análise de dados, integração com inteligência artificial e capacidades de aprendizado de máquina, proporcionando insights mais sofisticados para as organizações. Vale a pena investir! 

Planejando a sua obra com a ferramenta de Business Intelligence 

Sistemas para gestão da construção civil como o SIENGE, por exemplo, são pautados no uso de BI para integrar setores da companhia e fazer um uso sensato das informações geradas ao longo dos projetos. Os módulos são desenvolvidos para atender aos anseios de quem preza pela logística e sistematização de processos diários, seja no escritório ou no canteiro de obras. 

Planejando sua obra com BI, você pode compatibilizar o cronograma de atividades do canteiro de obras com a previsão do tempo. Esse é somente um exemplo prático de como a ferramenta de Business Intelligence pode contribuir com a performance da equipe e com as suas diligências. Além disso, o sistema torna facilmente detectável a identificação de problemas e das melhores soluções para tais anomalias. Assim, o ritmo da construção é acelerado mas sem pecar na qualidade. 

Vantagens do uso de Business Intelligence na construção civil 

Dentre as diversas vantagens decorrentes de um bom planejamento e execução de projetos na construção civil com a aplicação da ferramenta de Business Intelligence, podemos destacar: 

  • Melhoria na tomada de decisões: os algoritmos de BI fornecem indicativos precisos para que gestores façam deliberações mais seguras e bem fundamentadas; 
  • Domínio de processos: a análise de dados de torna mais clara e objetiva, permitindo um domínio completo sobre o andamento da obra; 
  • Aumento do controle financeiro: a visualização detalhada de receitas, despesas, estoque e compras a fazer propicia uma visão contábil mais eficiente para a administração de recursos do orçamento; 
  • Padronização de relatórios: as informações das obras tornam-se padronizadas e sistematizadas, o que facilita o seu uso e compreensão; 
  • Avaliações mais precisas: o uso de BI dá ao gestor uma visão ampla da performance da equipe e um respaldo técnico para as suas avaliações; 
  • Mobilidade e flexibilidade: plataformas com BI como o Sistema SIENGE dão acesso remoto aos gestores para que a obra seja acompanhada mesmo à distância. 

Melhore o seu posicionamento de mercado com o uso de uma ferramenta de Business Intelligence 

Em tempos de incertezas políticas e econômicas, contar somente com a sorte não é uma atitude assertiva. Precisamos estar munidos de recursos e ferramentas que garantam inovação e um bom posicionamento no mercado da construção. 

Contar com uma boa ferramenta de Business Intelligence faz toda a diferença. O SIENGE, por exemplo, é uma dessas ferramentas de BI que te ajuda a tomar decisões não apenas pela intuição, mas sim fazendo o uso de dados sólidos e considerando diversas variáveis do seu projeto. O resultado é uma postura profissional mais responsável, proativa e o alcance de melhores resultados. 

Entre em contato com a equipe da PSA Sistemas, conheça todos os softwares e serviços oferecidos e tire todas as suas dúvidas sobre as soluções de BI que podem ser aplicadas no seu negócio. Sem sombra de dúvidas, você estará investindo em um diferencial que colocará a sua empresa à frente da concorrência. 

Aguardamos o seu contato. Até a próxima! 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Post Não Encontrado