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8 de julho de 2019A análise dos principais indicadores financeiros na Construção Civil é uma prática que deve estar presente na rotina dos donos de obra. Isso porque, através deles é possível analisar se o empreendimento está gerando lucro ou não.
Assim como ter uma visão geral sobre o estado real e atualizado das finanças da obra. Essas informações são cruciais tanto para oferecer um retorno para os investidores, quanto para tomar decisões assertivas.
Confira abaixo quais são os indicadores financeiros mais importantes e o significado que cada um tem. Coloque-os em prática e tenha uma análise completa e real sobre os recursos da sua obra.
1 – EBITDA
O EBITDA é considerado como um dos principais indicadores financeiros na Construção Civil. Ele é um termo em inglês que significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou, “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”.
Por meio dele é possível verificar a geração operacional de caixa da obra. Isso significa quanto dinheiro a obra está realmente gerado com seus ativos, sem incluir empréstimos, investimentos financeiros ou impostos.
Através dele os gestores da obra conseguem avaliar a eficiência da obra e a sua competitividade. De modo geral, é recomendado fazer comparações com os resultados anuais.
2 – Margem bruta
A margem bruta é outro importante indicador financeiro na Construção Civil, o seu principal objetivo é mostrar quanto a empresa obteve de lucro por cada um dos seus produtos ou serviços.
Para tanto, o indicador considera aspectos como os gastos com a produção e entrega e o custo da venda. Por isso, ele é considerado indispensável para qualquer empresa de construção civil.
Esse tipo de indicador também ajuda aos donos de construtoras a identificar quais são os empreendimentos mais lucrativos e a investirem em estratégias mais vantajosas. Isso reflete diretamente nos resultados obtidos pela empresa.
3 – Margem líquida
Por outro lado a margem líquida tem como principal objetivo avaliar o valor que fica disponível no caixa, logo após serem aplicados todos os descontos incluindo os impostos. Com base nele é possível identificar qual é o lucro real da obra e se ele é vantajoso ou não.
Na prática, uma obra com custo de R$100.000,00 teve uma margem líquida de 20%. Então, a lucratividade que ela obteve foi de R$20.000,00 logo após serem descontados todos os demais custos.
Sem dúvida, a margem líquida é um dos principais indicadores financeiros na Construção Civil que os gestores e investidores precisam acompanhar com atenção.
4 – Margem de contribuição
A margem de contribuição é um indicador financeiro que avalia se o negócio consegue ter lucratividade, mesmo após pagar todas as suas despesas fixas. Para que esse indicador seja considerado positivo é preciso que a margem seja maior do que o valor das despesas.
Caso esse indicador comprove o contrário, ou seja, se não existe lucratividade após o pagamento das despesas fixas, significa que a empresa precisa usar seus próprios recursos para manter a obra. Algo que não apresenta nenhuma vantagem para os investidores.
5 – Ponto de equilíbrio
O Break Even ou ponto de equilíbrio, como também é conhecido, é considerado um dos principais Indicadores financeiros na Construção Civil. Ele ajuda o dono de construtora a identificar qual o ponto em que as despesas e as receitas da empresa ficam igualadas e ela deixa de ter prejuízos.
Em alguns tipos de empresas, é comum que ela demore um certo tempo até começar a gerar uma receita igual ao custo das despesas. Mas isso não quer dizer que a distância do ponto de equilíbrio tenha que ser muito grande.
Depois de conhecer os principais Indicadores financeiros na Construção Civil e utilizá-los na empresa de construção é possível obter um panorama completo sobre a real situação da empresa e investir em estratégias que realmente promovam resultados para o negócio.
Sem esse tipo de indicador, o gestor terá grandes dificuldades para identificar os gargalos financeiros da empresa, por exemplo. Isso dá margem para que os concorrentes ganhem cada vez mais espaço no mercado.
Uma dica bacana é aplicar esses indicadores de maneira gradativa, mas frequente. Dessa forma, a tomada de decisões assertivas se torna mais fácil e ainda há a possibilidade de traçar estratégias para aumentar a lucratividade.