Quais são as principais tendências para a construção em 2019
24 de janeiro de 2019Consultoria Empresarial da Construção: quando contratar?
28 de fevereiro de 2019Cada setor de toda e qualquer empresa funciona como uma peça estratégica em uma grande engrenagem que nunca para. Na construção civil, não poderia ser diferente. E dentre os setores mais importantes está o da contabilidade.
Estamos iniciando mais um ano e muitas construtoras e engenheiros estão montando o planejamento contábil 2019. Ele engloba a gestão do orçamento, de projetos a serem realizados e entregues, de recursos humanos, de obrigações fiscais, dentre outros tantos itens.
Nesse cenário complexo, quem conta com o software Sienge está um passo à frente. O módulo de contabilidade da plataforma é preparado para contribuir com o desenvolvimento da empresa. Ele traz funções que permitem uma melhor administração das finanças.
Para que você fique por dentro de tudo que o módulo de contabilidade é capaz de lhe oferecer no planejamento contábil 2019, continue conosco. Essa leitura trará maiores informações sobre o assunto.
Módulo de contabilidade do ERP
Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning, ou seja, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) contam com diversos módulos que se auto complementam e que estão interconectados. Um deles é o módulo de contabilidade.
No ERP Sienge Plataform, dados de diferentes setores da companhia são lançados diariamente no sistema. Essas informações são filtradas e organizadas pelo programa, permitindo um processamento sem erros ou atrasos.
Esse aspecto é de extrema relevância, especialmente quando tratamos do orçamento, recebimentos, pagamentos e obrigações fiscais. Esse já é um grande diferencial para o seu planejamento contábil 2019.
Integração com o escritório contábil
Outra facilidade do módulo de contabilidade do Sienge é a conexão com outros sistemas que importem informações referentes aos recursos da empresa. No caso das empresas e construtoras que têm um escritório contábil, esse detalhe conta muito.
Essa compatibilidade permite tanto que dados sejam importados como exportados e integrados com outras plataformas, normalmente utilizadas pelos contadores. Dessa maneira, quando o planejamento contábil 2019 é terceirizado, a empresa não encontra problemas no trânsito de informações com o contador externo.
Gerenciamento de lotes
Outra maneira de otimizar o planejamento contábil 2019 é usar o recurso de geração de lotes do Sienge. Ele pode ser programado para lançar lotes de notas fiscais no sistema em momentos pré determinados, sejam eles a cada semana, a cada 15 dias, a cada 30 dias ou como o usuário considerar mais adequado.
Essa especialidade do módulo de contabilidade da plataforma ajuda, inclusive, no melhor direcionamento dos recursos humanos. Ao invés de designar um colaborador para o gerenciamento dos lotes, o próprio software faz isso, aumentando a eficácia da equipe e minimizando as chances de falha humana e retrabalho.
Vale ressaltar, ainda, que o programa traz mais um recurso interessante nesse sentido. Trata-se das travas contábeis, que são programadas para reter e bloquear determinadas informações até a data do lançamento. O gestor pode, dessa forma, ter certeza da segurança e confiabilidade dos dados, pois eles não serão alterados enquanto estiverem protegidos.
Facilidade no cumprimento de exigências fiscais
A apuração de tributos e todas as obrigações com o fisco é gerada de forma automática na plataforma Sienge. Declarações como a DIRF, a DCTF e a EFD, bem como as contribuições EFC, ECD, ICMS, IPI, entre outras, estarão sempre em dia.
Para o planejamento contábil 2019, isso é importantíssimo. Além de manter o cumprimento de tantas exigências, são evitadas as multas referentes a atrasos. A burocracia é reduzida e o gestor pode ficar mais tranquilo.
Modernização e tecnologia
A modernização e a tecnologia empregada no sistema do Sienge Plataform é um diferencial competitivo que coloca a construtora à frente da concorrência. Além de todos os benefícios para os procedimentos internos que foram descritos até aqui, o empreendedor tem a certeza de que a sua gestão será vista como uma referência no mercado.
Por isso, seja por conta do planejamento contábil 2019 ou pela visibilidade e confiabilidade que a empresa vai adquirir por modernizar suas operações, o investimento no software vale muito a pena.
A contabilidade é otimizada e os recursos são aplicados com mais inteligência, o que acaba impactando na lucratividade nos negócios. Com a saúde financeira em dia, a tomada de decisões e possíveis expansões podem ser consideradas sem receios.
E então, gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!