Como ter um relatório bem definido de controle de obras
17 de maio de 2021A importância de um bom CRM na qualificação de leads
31 de maio de 2021O retrabalho na obra é o principal responsável pelo consumo da margem de lucro de uma construtora. Em alguns casos, ele pode chegar a provocar prejuízos significativos não apenas para as finanças da empresa, como também na qualidade da obra.
Felizmente, existem algumas medidas simples que ajudam a evitar esse tipo de problema e que podem ser aplicadas sem problemas pelo gestor. Para ajudá-lo com isso, selecionamos as principais delas para que você possa evitar os terríveis danos do retrabalho.
Continue lendo para saber quais são essas medidas para evitar o retrabalho:
1 – Elaboração de projetos
A elaboração de projetos bem detalhados é uma excelente maneira de evitar o retrabalho na obra. Afinal, diversas intercorrências tão comuns nas obras podem ser prevenidas durante a compatibilização.
Além disso, com o projeto você também pode levar em consideração as alterações que podem ser solicitadas pelo proprietário, por exemplo. Isso faz com que você esteja mais preparado caso seja preciso tomar novas decisões sobre o andamento da obra.
Também é preciso lembrar que o projeto pode dar mais segurança a você e ao seu cliente, pois no documento estão previstas as compensações aplicadas por problemas que acontecem durante a execução das obras.
2 – Visitas frequentes à obra
Apesar de ser uma prática pouco valorizada por alguns profissionais, a realização de visitas frequentes à obra deve estar incluída na rotina de qualquer gestor de obras. Essa simples prática evita inúmeros retrabalhos causados por mal entendimento dos projetos ou até pela incapacidade técnica.
Uma dica bacana é programar a visita à obra e planejar bem quais pontos serão avaliados por você naquele dia. Isso permite que as suas visitas sejam mais objetivas e eficazes como forma de garantir a qualidade do trabalho realizado.
Também é necessário que durante a realização das visitas, o gestor de obras faça medições de maneira periódica para avaliar qual o rendimento da sua equipe. Essa prática é altamente eficaz para identificar imperfeições e a necessidade de retrabalhos.
3 – Elaboração do cronograma
Um cronograma bem elaborado é um poderoso aliado no combate do retrabalho na obra. Afinal, é por meio deste recurso que os gestores de obras podem fazer uma previsão da chegada de materiais para as etapas da construção, por exemplo.
Dessa forma, você não só evita que os materiais sejam comprados em cima da hora, como também diminui as chances de fazer uma compra errada e atrasar a evolução da obra.
Para tanto, é necessário que esse cronograma seja produzido junto aos projetos bem compatibilizados. Nesse momento, quanto mais detalhada for a lista de materiais a serem utilizados, maior será a eficácia desse recurso.
4 – Capacitação técnica
É inegável, fazer investimentos em capacitação técnica promove uma diminuição considerável dos erros e de retrabalhos provocados pelo desconhecimento dos colaboradores sobre as boas práticas e técnicas a serem adotadas na obra.
O resultado desse tipo de capacitação é o aumento da produtividade e até da qualidade da obra. Por isso, ela se torna tão importante atualmente para as empresas que desejam ganhar destaque no mercado e superar a concorrência.
Quando o gestor de obras se preocupa em passar para toda a sua equipe as técnicas básicas de comunicação, por exemplo, ele também pode obter resultados significativos na redução dos retrabalhos.
5 – Uso de ERP
O uso de um bom sistema ERP é uma excelente forma de evitar o retrabalho na obra. Por meio desse tipo de sistema, o gestor de obras pode controlar melhor as compras, gastos e até os prazos. Isso evita os tão conhecidos retrabalhos relacionados à administração da obra.
Na prática, um sistema como esse pode indicar quais materiais foram comprados e entregues, o que evita que sejam feitas compras repetidas. Além disso, ele ainda ajuda o gestor a otimizar os processos de conferência.
Depois de conhecer as dicas de como evitar o retrabalho na obra, avalie quais delas que se adequam melhor à realidade da sua empresa e comece a aplicá-las. Por meio disso, você poderá obter resultados significativos em um curto período de tempo.
Como pode ser observado, são medidas simples que impactam diretamente a qualidade da obra e a prevenção de diversos problemas tão comuns nas obras. Assim, não hesite em testá-las.