O gerenciamento de insumos na área da construção civil é imprescindível para evitar gastos desnecessários, desperdício, agilizar o processo da obra e a entrega sem atrasos.
Trouxemos, neste texto de hoje, 5 dicas para te ajudar no correto gerenciamento de insumos. Afinal, erros neste processo pode prejudicar todo o andamento da obra e, claro, a parte financeira da sua empresa. Confira nossas dicas!
Basicamente podemos dizer que o gerenciamento de insumos da construção civil é a forma de controlar, organizar e planejar a quantidade de materiais que serão utilizados em uma obra, de forma a evitar desperdícios ou atrasos.
Há diversas formas de organizar os dados e prever quanto será preciso investir em materiais para chegar a uma quantidade boa, sem precisar parar a obra por conta de falta de material, ou até mesmo acumular o excesso de produtos por cálculo errado.
É por esse gerenciamento que as empresas conseguem controlar os materiais em estoque, as máquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas na rotina dos canteiros.
Controlar a quantidade de insumos disponíveis, armazenamento e manuseio dos mesmos é essencial para garantir que o projeto seja realizado dentro dos limites financeiros e de prazo estipulados pelo cliente em acordo com a construtora.
Fazer um correto gerenciamento de insumos da construção civil faz com que extravios e perdas de materiais sejam evitados. E se caso ocorra, você consiga solucionar de forma mais assertiva.
Quando você controla bem a quantidade de insumos, você evita a falta ou o excesso de produtos. O correto gerenciamento de insumos melhora, inclusive, o setor de compras da sua empresa, para que possa fazer investimentos mais eficientes com as novas aquisições.
É preciso manter os dados atualizados, e procurar bons fornecedores, mas fique atento aos atrasos. De nada adianta conseguir fornecedores mais baratos, mas que atrasam na entrega dos produtos. Procure por pessoas confiáveis, e se necessário, peça indicação para colegas e parceiros, mesmo que o valor seja um pouco maior.
É importante pedir as notas fiscais e conferi-las para evitar erros na parte financeira, além disso, cuidado com o estoque em excesso. Devido a pandemia e o cenário incerto é perigoso comprar além da conta e depois ter que vender insumos abaixo do valor sugerido, podendo levar até sua empresa à falência.
Trouxemos 5 dicas essenciais para você melhorar o gerenciamento de insumos da sua empresa de construção civil, veja abaixo:
Para fazer um controle de materiais de forma mais assertiva é muito importante organizar seu canteiro de obras. Separe, por exemplo, uma área específica para a estocagem dos materiais e separe-os por demanda de uso e fragilidade.
Tente colocar os materiais organizados em cima ou dentro de estruturas firmes como pallets, lonas, caixas ou o que for mais indicado para o tipo de produto.
Os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de insumos precisam entender como funciona as etapas de cada projeto, isso garante mais organização no canteiro de obras.
Conhecendo as demandas do projeto e datas previstas é possível verificar o orçamento correto, montar um cronograma de obras melhor, e listar os itens necessários para cada uma das etapas da obra.
É possível ainda planejar as datas de entrega para cada produto e garantir que o estoque esteja na quantidade certa, evitando compras em duplicidade e emergências.
Tente a cada mês, trimestre ou semestre checar as etapas, analisando onde é possível avançar, ganhar agilidade, eficiência e reduzir custos. Esteja atento também a mudanças e as novas tecnologias que podem ajudar o seu negócio.
É muito importante conferir os materiais que chegam, dessa forma, caso tenha produtos danificados ou incorretos, você já pode solicitar a substituição ao fornecedor.
Fique atento a forma de armazenar os produtos, assegurando que estejam sempre prontos para o uso e que não estejam em lugares que podem molhar ou ser danificados por algum imprevisto. Tente armazenar os itens o mais próximo do local de uso.
O estoque de produtos mais utilizados nas obras, como por exemplo: cimento, argamassa, areia, tintas, cal, dentre outros, precisa está sendo controlado, para que não falte na hora que precisar, evitando atrasos e problemas. Materiais de uso constante precisam estar sempre com o estoque renovado.
É preciso ter cuidado para o estoque também não passar do número estipulado, para que não haja prejuízos financeiros e armazenamento de materiais por longo período. Invista em estoque com:
Quando você realiza um bom planejamento, você consegue comprar materiais na quantidade necessária, antes deles acabarem e com pesquisa de preços. Afinal, deixar para última hora faz com que você aceite valores, inclusive, abusivos para concluir a obra.
Utilizar softwares de gestão só traz benefícios para a sua empresa, afinal será possível sair das pilhas de papéis desorganizados, planilhas infinitas e difíceis de encontrar, para reunir todas as informações em um único lugar e de forma eficiente.
O Sienge, por exemplo, permite que todas as pessoas, estando elas em obra ou no escritório possam ter acesso aos dados, seja pelo computador ou outro dispositivo móvel. O controle do estoque é feito em tempo real, sendo permitido o acesso de pessoas conforme as configurações.
O Sienge Go! é um software excelente. Ele é um sistema de gestão empresarial, um ERP (Enterprise Resource Planning) que auxilia de forma eficaz o controle de dados e insumos da sua empresa.
Ele automatiza e integra todas as operações das construtoras de pequeno, médio e grande porte, fazendo com que suas diferentes áreas comuniquem entre si.
Com ele o profissional de gestão consegue controlar informações diversas, integrar e organizar dados, documentos, recursos financeiros, processos e muitos outros, em um único lugar.
Entre as vantagens do Sienge Go! para o seu gerenciamento de insumos está o sistema de compras que analisa seus pedidos e avisa, na hora, se você está comprando um produto por um preço mais alto do que já pagou. Além disso, ele traz mais de 600 insumos pré-cadastrados.
Com apenas um dispositivo móvel e alguns cliques você já consegue fazer a medição da obra e saber em segundos o comparativo do orçado x realizado.
O Sienge Go! ajuda no sucesso da sua empresa de construção, evitando perda de tempo com planilhas e documentos em papel. É com esse sistema que você ainda consegue elaborar estratégias mais assertivas, fazendo o correto gerenciamento de insumos, identificando riscos ou falhas e possíveis lucros.
Com um ERP eficaz a sua empresa terá os dados e produtos mais bem controlados, podendo acompanhar os prazos de entrega da obra e área financeira, gerando mais satisfação para os seus clientes e podendo pensar nos próximos projetos. Pense nisso e qualquer coisa, entre em contato conosco!