Saiba como realizar uma gestão de obras mais eficiente

Entre em contato e solicite seu orçamento

gestão de obras

22/11/2024

Sumário

Uma boa gestão de obras é fundamental para garantir que os projetos de construção civil sejam executados de forma eficiente, com segurança, dentro do prazo e do orçamento. É preciso contar com profissionais qualificados e experientes no assunto, que sejam criativos e saibam utilizar ferramentas tecnológicas a seu favor.  

Iremos mostrar aqui como deixar essa gestão um pouco mais produtiva, eficiente e como ter vários benefícios ao adotar essa metodologia de trabalho. Vamos lá?! 

O que é gestão de obras e como funciona? 

A gestão de obras é um conjunto de práticas, processos e atividades que envolvem o ato de planejar, coordenar, controlar e executar de forma ainda mais eficaz um projeto de construção. Envolve ainda o processo de supervisionar todos os aspectos do projeto, incluindo recursos humanos, materiais, equipamentos, tempo, orçamento e qualidade.  

Seu principal objetivo é garantir que o projeto seja concluído com sucesso, dentro do prazo e do orçamento estabelecidos, economizando tempo e dinheiro, atendendo aos padrões de qualidade e segurança. Esse tipo de gestão funciona basicamente seguindo etapas importantes que visam planejar, organizar, otimizar o tempo, reduzir os custos e muito mais. Falaremos melhor sobre isto no próximo tópico.  

Como tornar a gestão de obras mais eficiente? 

Atualmente há diversas ações bem pontuais que podem ser tomadas para melhorar a gestão de obras, entretanto, todas elas caem no mesmo lugar: a necessidade de ter uma estratégia integrada. Tendo acesso a um sistema de gestão bem completo, automaticamente você terá tudo o que precisa para aumentar a produtividade, e não importa se tais mudanças serão radicais ou mesmo pontuais. 

Fazendo o uso de uma boa estratégia para gestão de obras, você consegue reduzir custos e minimizar atrasos em suas obras. Você pode adotar alguns passos para tornar a gestão de obras da sua construtora mais eficiente como, por exemplo: 

  • Planejamento adequado – Faça um planejamento detalhado antes do início da obra, desenvolvendo um cronograma mais realista e monitorando sua execução.  
  • Orçamento e controle de custos – Estabeleça um orçamento claro, identifique, controle e acompanhe os custos de perto. Você pode usar um software de gestão financeira para automação e melhor controle. 
  • Comunicação – É preciso que a comunicação seja clara e eficaz entre todos da obra. Se possível, realize reuniões regulares para alinhar expectativas e discutir o progresso, problemas e muito mais. 
  • Gestão de Recursos Humanos – Contrate e treine sua equipe, para que ela seja cada vez mais qualificada e experiente. Aloque recursos de forma eficaz, considerando as habilidades e disponibilidade dos trabalhadores.
  • Tecnologia e Software – Utilize software de gestão de obras para rastreamento de projetos, controle de custos e documentação. Considere o uso do BIM (Building Information Modeling) para melhorar o planejamento e a colaboração. 
  • Gestão de Riscos – Identifique e avalie os riscos do projeto da obra e desenvolva planos de contingência. É preciso estar sempre preparado para lidar com imprevistos.  
  • Gestão de Qualidade – Estabeleça padrões de qualidade claros e verifique regularmente a conformidade com eles. Se possível, implemente um sistema de garantia de qualidade. 
  • Sustentabilidade – Tente adotar práticas construtivas sustentáveis para economizar recursos e reduzir impactos ambientais. Explore incentivos ou certificações sustentáveis, como o LEED. Inclusive, empresas mais sustentáveis, estão cada vez mais sendo valorizadas pelos clientes.
  • Segurança – Priorize a segurança no local de trabalho com treinamento adequado e protocolos rigorosos. Mantenha registros detalhados de incidentes e investigue qualquer acidente.
  • Gestão de Subempreiteiros e Fornecedores – Estabeleça relacionamentos de trabalho sólidos com subempreiteiros e fornecedores confiáveis. Defina expectativas claras e contratos bem elaborados. 
  • Gestão de Documentação – Digitalize e centralize a documentação do projeto para facilitar o acesso e a pesquisa. Utilize sistemas de gerenciamento de documentos para organizar e controlar os registros.
  • Avaliação Contínua – Realize avaliações regulares do desempenho do projeto e da equipe. Identifique áreas de melhoria e faça ajustes conforme julgar necessário. 
  • Feedback e Melhoria Contínua – Encoraje a equipe a fornecer feedback e sugestões de melhoria. Use dados e lições aprendidas em projetos anteriores para aprimorar os processos. 
  • Tecnologias Emergentes – Esteja atento a novas tecnologias e tendências na construção que possam melhorar a eficiência, como a automação e a realidade virtual/aumentada.

No geral, a gestão de obras eficiente requer um planejamento cuidadoso, comunicação eficaz e a implementação de melhores práticas em todas as fases do projeto. Fazer o uso de tecnologias modernas, adotando novas tendências, também é importante para melhorar a eficiência da sua gestão de obras. Pense nisso! 

Vantagens de utilizar uma plataforma integrada de gestão de obras 

Utilizar plataformas integradas e demais soluções tecnológicas, voltadas para a área da construção, faz toda a diferença no processo e resultado da obra. Confira abaixo quais são as principais vantagens de contar com a ajuda de uma plataforma integrada: 

  • Processos mais organizados 

O primeiro desses benefícios é justamente o maior: uma oportunidade de organizar e revisar processos importantes de trabalho. Sem processos claros ou métodos que podem ser replicados sem erros, é bem difícil manter essa produtividade de forma constante. Assim, é justamente por esse motivo que usar uma gestão integrada torna mais fácil encontrar problemas com os processos já existentes ou mesmo criar processos do zero com maior eficácia. 

Normalmente isso tudo acontece porque a visão que essa gestão integrada oferece é bem ampla, e isso torna os processos um pouco mais eficazes. 

  • Um ambiente de trabalho melhor 

Um enorme benefício de ter uma plataforma de gestão integrada é que isso definitivamente transforma o ambiente de trabalho, melhorando muito a produtividade e bem-estar dos funcionários. Ao ter uma gestão de obras integrada, as equipes tendem a cometer menos erros, e sofrem menos com a comunicação e a organização. O sistema trabalha reduzindo ou eliminando os pontos de conflitos maiores que surgem no dia a dia do trabalho e que afetam o ânimo dos colaboradores. 

  • Maior eficácia na comunicação 

A comunicação de fato é um dos grandes pilares para essa gestão se tornar mais eficiente. Não há como fazer um bom trabalho sem receber informações que são exatas e em tempo real. Dessa forma, devido ao fato de toda a informação ficar centralizada em apenas uma plataforma, que funciona diretamente na nuvem, tudo  que a equipe deve saber está disponível o tempo inteiro. 

Além do mais, como há atualização das informações em tempo real, não há desencontros que exigem um retrabalho. 

  • Qualidade na tomada de decisões 

Um dos maiores papéis de um bom gestor é simplesmente tomar decisões que são inteligentes, elas devem ser capazes de ajudar a cumprir com o objetivo definido da melhor maneira possível. Digamos que no caso de uma obra, isso simplesmente envolve o término dentro do prazo e do orçamento, tudo com o nível de qualidade planejado e garantindo maior segurança aos colaboradores. 

É justamente por esse motivo que uma plataforma integrada de gestão, é capaz de automatizar tarefas que são repetitivas, oferecendo assim maior precisão, segurança, agilidade e transparência. 

  • Maior agilidade na resolução de problemas 

Para finalizar, não podemos esquecer jamais que não importa quanto você esteja trabalhando com bons processos, profissionais bem preparados e materiais de muita qualidade, cedo ou tarde vão aparecer os problemas. Porém, podemos ressaltar novamente que esta gestão de obras integrada poderá ajudar, afinal fica mais fácil mapear o problema, definir qual é a melhor solução e executá-la imediatamente. 

Esse processo não permite com que o problema cresça. E por fim, não podemos ignorar o valor de ter uma obra mais produtiva e eficiente. Lembrando que, quanto maior a eficiência, maiores serão os lucros e claramente menos serão os problemas para resolver. 

Agora que demos algumas dicas sobre uma gestão de obras eficiente e a contribuição de softwares tecnológicos, conheça os produtos e serviços da PSA Sistemas! 

Fique por dentro também de outras novidades referentes a gestão de obras, basta seguir nossa newsletter para ficar por dentro de todos os detalhes! 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Post Não Encontrado