Conheça os indicadores mais importantes do progresso de um projeto ou implantação

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22/11/2024

Sumário

Acompanhar a performance das ações é o segredo de todas as estratégias de sucesso e isso exige que sejam utilizados os indicadores mais importantes do mercado atual.

Os indicadores, também chamados de KPI (Key Performance Indicator), Indicador-Chave de Desempenho ou Key Success Indicator, são métricas utilizadas para realizar a mensuração do desempenho de estratégias e processos de gestão.

Quando se realiza o acompanhamento das ações é possível identificar as ações que estão dando certo em sua empresa, as que precisam de melhorias e as que simplesmente são inúteis.

Para isso, é preciso utilizar os indicadores mais importantes para o seu tipo de negócio. A fim de facilitar a sua pesquisa, hoje selecionamos os principais indicadores do mercado para você escolher. Além disso, ao final do texto você receberá algumas dicas de como optar pelo melhor indicador para o seu ramo.

Boa leitura!

Conheça abaixo os indicadores mais importantes

Atualmente, existe uma infinidade de indicadores. Cada um com suas características e peculiaridades, que podem ser utilizados para diferentes estratégias e interesses.

No entanto, a grande maioria deles precisam ser suportados por dados ou testes ao longo do dia para fazer sentido para a sua empresa.

Para simplificar, os indicadores abaixo estão divididos em primários, secundários e práticos. Confira!

Indicadores Primários

Os indicadores primários tem como objetivo ajudar sua empresa a ganhar mais. Esses são os indicadores mais importantes para os diretores verem a performance das ações.

Ao verem os resultados desses KPIs, os responsáveis não podem perder de vista o objetivo principal, pois assim evita-se contratempos.

Geralmente, os KPIs da categoria primária contam as seguintes opções:

  • Receita total;
  • Leads;
  • Taxa de conversão;
  • Tráfego;
  • Receita por compra;
  • Custo de aquisição por lead.

Indicadores Secundários

Os indicadores secundários tem o objetivo de reforçar os primários e expor os porquês das ações. Ou seja, eles mostram o desenvolvimento da estratégia e os resultados. Com eles, é possível realizar um acompanhamento mais de perto.

Esses KPIs mostram que tanto o gerenciamento da estratégia quanto os testes estão no seu devido caminho, expondo o modo como os resultados dos KPIs primários estão sendo atingidos. Basicamente, os indicadores secundários justificam os primários.

Os indicadores mais importantes da categoria secundária são:

  • Assinantes da newsletter;
  • Preço médio por transação;
  • Assinantes do blog;
  • Origem do tráfego (se é por meio direto, orgânico, redes sociais, e-mail, pago ou outros.);
  • Visitas recorrentes no blog;
  • Custo por lead em cada estágio do funil;
  • Custo por visitante.

Indicadores Práticos

Os indicadores práticos são direcionados para acompanhamentos de dados mais detalhados, administração diárias, testes constantes, aquisição e características de usuários.

Para essas ações, os indicadores mais importantes são:

  • Tráfego;
  • Pageviews;
  • Interações sociais;
  • Conteúdos mais lidos ou visitados;
  • Bounce rate;
  • Page rank;
  • Visitantes (novos e recorrentes);
  • Melhores landing pages;
  • Palavras-chave mais pesquisadas (conforme o seu tipo de negócio);
  • Páginas/visita.

O ponto principal desses KPIs é entender qual é o melhor para a sua estratégia e que entregue os melhores resultados para os seus objetivos. Além disso, lembre-se de que é muito importante acompanhar os indicadores anteriores.

E não se esqueça de que a equipe de diretoria visa os ganhos financeiros para o negócio, o ROI do investimento. A equipe de marketing já foca no acompanhamento e análise de estratégias, ações, resultados e objetivos.

Como escolher um bom indicador?

Os indicadores mais importantes para você serão aqueles que estiverem de acordo com os seus objetivos. Deste modo, o primeiro ponto para escolher um bom indicador é avaliar se ele está de acordo com os objetivos do seu negócio.

Os KPIs irão medir a performance de acordo com os objetivos. Por isso, um indicador errado pode mostrar performance errada, o que impacta diretamente na sua avaliação. Afinal, você pode achar que está indo muito bem, quando na verdade, não está.

De modo geral, existem 5 características que você precisa avaliar em um indicador para escolher o melhor para o seu negócio. São eles:

  1. Disponibilidade para ser mensurado: O KPI precisa estar disponível. Por exemplo, só é possível quantificar leads depois da geração deles;
  2. Importância para o negócio: O indicador deve mostrar que a estratégia está com resultados e com o objetivo atingido;
  3. Relevância: O KPI precisa focar no que realmente importa para o negócio e para os objetivos;
  4. Ajudar em escolhas que sejam inteligentes: Os KPIs precisam ser a base de informações para fazer escolhas certeiras;
  5. Apresentar periodicidade: Precisa ter acompanhamento constante. Isto é, os indicadores devem permitir a medição periódica.

Com todas essas informações, você conseguirá obter os indicadores mais importantes e melhores para o progresso do seu projeto ou implantação.

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