A modelagem BIM já é amplamente utilizada no mercado de construção civil. Mas apesar disso, ainda existem construtoras e incorporadoras que não aderiram ao recurso.
Independente dos motivos que levaram essas empresas a não implantarem o BIM, uma coisa é certa: elas ainda não entenderam a importância do recurso e como ele é indispensável para o negócio.
No entanto, a modelagem apresenta vantagens grandiosas demais que não podem ser ignoradas.
Se você ainda não implantou o recurso em sua empresa, veja neste texto 5 grandes vantagens da modelagem BIM para construtoras e incorporadoras.
Continue a leitura e saiba mais!
Muitas vezes, o medo da mudança impede que proprietários implantem a modelagem BIM em suas empresas.
O BIM é um tipo de recurso que utiliza a tecnologia como ponto central em sua operação. É uma grande novidade que traz uma forma muito diferente na hora de projetar obras. Por esse motivo, gestores com soluções mais tradicionais podem se sentir mais intimidados diante da novidade tecnológica.
Mas as vantagens que o BIM apresenta são tão grandes, que você vai ver como vale a pena utilizar a modelagem nos seus projetos.
Confira abaixo 5 principais vantagens da modelagem BIM.
Uma boa elaboração do projeto de obra, é possível obter uma visão ampla do que está planejado para ser construído e, ainda, obtém-se detalhes da edificação de forma específica.
Com a modelagem BIM, essa visão ampla ganha ainda mais expansão, abrindo a possibilidade de visualizar o projeto em 3D da construção. Desta forma, os envolvidos conseguem ver prazos e tipo de mão de obra que será necessária em cada tarefa.
Ou seja, o BIM permite a visão mais simples e realista de todo o projeto, com detalhes mínimos acerca de cada ponto da obra, possibilitando a previsão e prevenção de problemas.
Em projetos maiores e mais complexos é natural que haja a presença de mais de um responsável. Afinal, a equipe precisa ser grande para gerir as diversas etapas da obra.
Se cada um dos profissionais decidir utilizar sua própria ferramenta e estratégia de trabalho, o projeto não conseguirá ter bom êxito.
Com a falta de compatibilização, o tempo e dinheiro para a solução se tornam muito maiores. Por vezes, o problema passa despercebido e chega até ao canteiro de obras.
Mas o BIM anula todos esses problemas, permitindo o planejamento em conjunto entres os profissionais envolvidos, com eficiência e transparência. Desta maneira, os projetos realizados por cada responsável se tornam visível para todos, caminhando na mesma direção, sem atrasos ou modificações.
Os profissionais que trabalham com construção sabem o quanto que imprevistos podem prejudicar significativamente o cronograma dos projetos. Para isso, o BIM traz soluções.
Com a modelagem BIM 4D, você consegue realizar atualizações na simulação BIM de acordo com o avanço de cada parte da obra. Neste sentido, ocorre o ajustamento do cronograma da obra à evolução em tempo real.
Tudo isso permite a identificação de uma possível fonte de atraso no cronograma e a busca de um maior ganho de eficiência.
A modelagem BIM fornece um ambiente controlado para que os profissionais consigam fazer simulações e, assim, prever futuros erros, ajustando-os sem necessidade de comprometer o dinheiro e o tempo da obra.
Com os diferentes cenários na simulação dentro do BIM, as projeções se tornam mais eficientes e rápidas, facilitando a previsão e controle de muitas variáveis que podem ocorrer na obra.
A modelagem BIM para construtoras e incorporadoras produzem o efeito cascata. Afinal, com todas as vantagens citadas anteriormente, há uma redução significativa nos custos e no tempo gasto na construção, que, consequentemente, agiliza o prazo de entrega da obra.
Além disso, a modelagem ainda traz segurança, tanto na parte jurídica quanto na física. Por esse motivo, vários governos têm transformado o BIM como uma solução obrigatória em diversos tipos de obras de construção.
Diante de todas essas vantagens apresentadas, conclui-se que a modelagem BIM não é apenas um recurso ou um software apenas, mas sim é uma nova forma de enxergar os projetos e o desenvolvimento das obras.