Depois de cerca de meia década em crise, o setor da construção civil iniciou o ano de 2020 com perspectivas de crescimento. Contudo, em virtude do novo Coronavírus, muitos canteiros de obras foram paralisados. E agora, o que esperar para a construção civil pós pandemia?
Estamos vivendo uma instabilidade econômica sem precedentes na nossa história recente da humanidade. A economia mundial foi afetada em cheio pela pandemia de Covid-19.
A Conferência para o Comércio e Desenvolvimento da ONU estimou uma perda de 2 trilhões de dólares como consequência direta do impacto econômico desse inimigo invisível. Lamentavelmente, nenhum setor está livre das consequências. E, na construção civil, não poderia ser diferente.
Mesmo assim, as expectativas para a retorno têm sido esperançosas. E não é por acaso. A construção ocupa lugar de destaque entre as atividades que ajudarão a reerguer o país.
Continue acompanhando e saiba mais sobre as previsões de retomada da construção civil pós pandemia. Vale a pena conferir!
O principal efeito da demanda por isolamento social no setor da construção é que as empresas estão sem capital de giro. O calendário das obras está atrasado e os próprios clientes estão com a renda afetada pelo desemprego e redução de salários.
Sem perspectivas concretas para o desenvolvimento de uma vacina e do tempo necessário para imunizar toda a população, parece que o gosto amargo da crise vai continuar conosco pelo menos até o próximo ano. Até lá, precisamos descobrir os melhores caminhos a serem seguidos.
Por enquanto, o principal deles é o atendimento online. Os hábitos de consumo estão migrando, mais do que nunca, para a internet.
Além disso, é fundamental rever o cronograma de lançamentos e evitar aglomerações nas visitações. Agendamentos para visitas individuais seguindo todas as normas de segurança, como o distanciamento e uso de máscaras, são essenciais.
Os trabalhadores também precisam estar protegidos no canteiro de obras. O governo federal classificou a construção como serviço essencial. Nos estados onde as medidas estão mais flexíveis, as obras podem continuar normalmente, desde que haja todo o cuidado com os trabalhadores expostos ao risco de contaminação.
Afinal de contas, manter a mão de obra qualificada amparada é um requisito básico para o momento da reabertura. Ela é que garante a retomada a todo vapor da construção civil pós pandemia.
A previsão de José Carlos Martins, o líder da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e de que o enfrentamento que teremos na construção civil pós pandemia será semelhante ao de uma guerra. Ou seja, será um período de reconstrução.
Esse é o setor com maiores condições de movimentar a economia. Diretamente, são pelo 35 setores de serviço e mais 62 setores comerciais e industriais são impactados pela construção civil. Sendo assim, é bastante provável que haja incentivos governamentais e dos bancos para estimular as vendas.
Outros projetos, como o Vem Morar, da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a CBIC, propõe descontos de até 3 mil reais no preço de cada unidade. Além disso, o cliente terá condições especiais de pagamento com até 180 dias para quitação da primeira parcela.
O investimento faz parte das medidas de enfrentamento da crise. Os imóveis continuam sendo vistos como uma moeda forte. Há, inclusive, produtos em alta que estão valorizando justamente por causa da pandemia, como as casas.
Já que não é possível circular nas ruas como anteriormente, espaços amplos e individualizados tornaram-se verdadeiras relíquias. Isso está mudando a percepção das pessoas sobre a própria habitação, anteriormente focada nos espaços pequenos dos apartamentos com inúmeras áreas compartilhadas. Isso precisa ser considerado nos novos projetos.
Mesmo tratando-se de um momento extremamente delicado, não há outra alternativa a não ser se adaptar e elaborar um planejamento estratégico. Cada empresa do segmento precisa estar preparada para a demanda natural reprimida que virá com tudo na reabertura.
É muito importante firmar parcerias com as instituições que oferecem crédito imobiliário. Felizmente, o setor da construção civil pós pandemia tende a ser um dos mais céleres na recuperação.
A PSA Sistemas conta com softwares especialmente desenvolvidos para a construção civil. Eles tornam a sua gestão financeira e operacional muito mais assertiva, especialmente no enfrentamento da crise.
Aprimore as suas práticas e esteja pronto para retomada da construção civil pós pandemia. Conte conosco!