O que é o índice de BDI para a Construção Civil ?
É um termo bastante utilizado pelos orçamentistas da Construção Civil, porém poucos realmente sabem o seu significado. O BDI para a Construção Civil é um verdadeiro aliado que auxilia o profissional responsável pelo orçamento de obra a compor preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (não relacionados aos custos principais).
Pois bem, segundo o Wikipedia: BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é o elemento orçamentário destinado a cobrir todas as despesas que, num empreendimento (obra ou serviço), segundo critérios claramente definidos, classificam-se como indiretas (por simplicidade, as que não expressam diretamente nem o custeio do material nem o dos elementos operativos sobre o material — mão-de-obra, equipamento-obra, instrumento-obra etc.) e, também, necessariamente, atender o lucro.
Basicamente é indíce de valores que não fazem parte do orçamento do projeto como despesas de administração, impostos, seguros e surpresas que podem ocorrer na execução do projeto.
É importante saber que o índice não é exato e que cada projeto deve ser seu BDI próprio, pois cada um possui situações diferentes.
Para elaborar um orçamento de obra dois custos são determinantes para o preço final do projeto: são eles os custos diretos e o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas)
São aqueles referentes ao conjunto de serviços necessários para compor o produto final, que é a edificação em si, e é composto pelos insumos representados por materiais, equipamentos e mão-de-obra.
São aqueles serviços de apoio importantes para a execução da obra. Como:
No começo o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Construção Civil, mas hoje ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados.
O BDI para a Construção Civil é muito importante quando se trata de licitações. Para entender melhor o papel que o índice tem na empresa contratante e a contratada, é importante conhecer o Decreto Nº 7.983, de 8 de abril de 2013.
Existem diversas formas de se fazer o cálculo do BDI para a Construção Civil, O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC disponibilizou uma fórmula com base no consenso internacional, para calcular o BDI de serviços para empresas contratantes e a mesma fórmula utilizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A mesma fórmula pode ser utilizada por empresas contratadas, sem levar em conta a Margem de Incerteza ou MI.
BDI =[( 1 + AC + CF +S +G + MI) -1] x 100
1 – (TM + TE +TF +MBC)
Sendo:
São a despesas realizadas pela sede da empresa. Varia em torno de 7% a 15% (para empresas grandes) e de 10% a 20% (empresas pequenas)
São os custos de correção monetária e das medições e pagamentos propostos no contrato.
São as despesas com seguros previstos no contrato ou não, por exemplo: “Performance Bond” que assegura a execução do contrato.
São as despesas para cumprir as garantias previstas em contrato, existem diversas formas: a caução, o seguro garantia ou papéis selecionados.
Faz parte do cálculo do BDI apenas para empresas contratantes. Margem para eventuais diferenças no cálculo estimado. Por serem realizados orçamentos de forma genérica essa margem é bastante utilizada por contratantes. Geralmente varia entre 5% a 10%.
Leva-se em contra tributos municipais como o ISS
São as despesas com tributos estaduais tais como o ICMS
São as despesas com tributos federais tais como PIS, COFINS, IRPJ, CSLL e INSS
A Margem Bruta de Contribuição é um valor aleatório, determinada por cada empresa ou da proposta de preços, e é baseado principalmente em função do momento do mercado.
O BDI é uma ótima ferramenta para chegar ao cálculo final dos serviços de acordo com a realidade econômica do momento e os diferenciais da obra.
Para aplicá-lo ao orçamento, é utilizado a fórmula abaixo:
Preço de venda = custo direto x (1 + BDI/100)
Todo empreendimento de Engenharia apresenta custo direto de produção e custo indireto. Acrescendo ao custo direto o percentual relativo ao custo indireto que incide sobre o projeto, somado ao lucro, impostos e despesas indiretas, extrai-se o preço de venda do serviço.
Aviso:
O preço de venda nunca se repete, variando de acordo com a empresa, empreendimento, localização, características administrativas ou orgão contratante e contratado. Enfim, existem um série de variáveis para que nunca um preço se repita com o de outro.
Os conceitos e cálculos do BDI para a Construção Civil são dinâmicos. Cada profissional de orçamento de obras encontra o preço de serviço diferente dos demais, o importante é definir uma estratégia para calcular o BDI e chegar a um preço de venda justo, que traga lucro para a empresa e que seja competitivo para o mercado.
A PSA Sistemas traz como solução o software líder no mercado o Sienge. Converse agora com um dos nossos consultores e veja como podemos te auxiliar no processo de construção do BDI e na estratégia para levantar o orçamento de obras.
Referência:
BDI Na Construção Civil: O Que É E Como Usar ? – Blog do Sienge
justify
no-repeat;center top;;
auto
Fale conosco agora!
Contrante o ERP lider no ramo da Industria da Construção
Falar com a PSA