O que é o índice de BDI para a Construção Civil ?

Entre em contato e solicite seu orçamento

O que é o índice de BDI para a Construção Civil

22/11/2024

Sumário

O que é o índice de BDI para a Construção Civil ?

É um termo bastante utilizado pelos orçamentistas da Construção Civil, porém poucos realmente sabem o seu significado. O BDI para a Construção Civil é um verdadeiro aliado que auxilia o profissional responsável pelo orçamento de obra a compor preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (não relacionados aos custos principais).

Mas o que é o BDI ?

Pois bem, segundo o Wikipedia: BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é o elemento orçamentário destinado a cobrir todas as despesas que, num empreendimento (obra ou serviço), segundo critérios claramente definidos, classificam-se como indiretas (por simplicidade, as que não expressam diretamente nem o custeio do material nem o dos elementos operativos sobre o material — mão-de-obra, equipamento-obra, instrumento-obra etc.) e, também, necessariamente, atender o lucro.
Basicamente é indíce de valores que não fazem parte do orçamento do projeto como despesas de administração, impostos, seguros e surpresas que podem ocorrer na execução do projeto.

É importante saber que o índice não é exato e que cada projeto deve ser seu BDI próprio, pois cada um possui situações diferentes.

Para elaborar um orçamento de obra dois custos são determinantes para o preço final do projeto: são eles os custos diretos e o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas)

O que São Custos Diretos:

São aqueles referentes ao conjunto de serviços necessários para compor o produto final, que é a edificação em si, e é composto pelos insumos representados por materiais, equipamentos e mão-de-obra.

O que São Custos indiretos:

São aqueles serviços de apoio importantes para a execução da obra. Como:

  • Administração Central da Empresa
  • Custo financeiro do contrato
  • Seguros
  • Garantia
  • Tributos sobre a Receita

No começo o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Construção Civil, mas hoje ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados.

Veja:

O  BDI para a Construção Civil é muito importante quando se trata de licitações. Para entender melhor o papel que o índice tem na empresa contratante e a contratada, é importante conhecer o Decreto Nº 7.983, de 8 de abril de 2013.

Como calcular o índice BDI para a Construção Civil?

Existem diversas formas de se fazer o cálculo do BDI para a Construção Civil, O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC disponibilizou uma fórmula com base no consenso internacional, para calcular o BDI de serviços para empresas contratantes e a mesma fórmula utilizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A mesma fórmula pode ser utilizada por empresas contratadas, sem levar em conta a Margem de Incerteza ou MI.

 

BDI =[( 1 + AC + CF +S +G + MI) -1] x 100
1 – (TM + TE +TF +MBC)

 

Sendo:

AC – Administração central:

São a despesas realizadas pela sede da empresa. Varia em torno de 7% a 15% (para empresas grandes) e de 10% a 20% (empresas pequenas)

CF – Custo Financeiro:

São os custos de correção monetária e das medições e pagamentos propostos no contrato.

S – Seguros:

São as despesas com seguros previstos no contrato ou não, por exemplo: “Performance Bond” que assegura a execução do contrato.

G – Garantias:

São as despesas para cumprir as garantias previstas em contrato, existem diversas formas: a caução, o seguro garantia ou papéis selecionados.

MI- Margem de Incerteza

Faz parte do cálculo do BDI apenas para empresas contratantes. Margem para eventuais diferenças no cálculo estimado. Por serem realizados orçamentos de forma genérica essa margem é bastante utilizada por contratantes. Geralmente varia entre 5% a 10%.

TM – Tributos Municipais:

Leva-se em contra tributos municipais como o ISS

TE – Tributos Estaduais:

São as despesas com tributos estaduais tais como o ICMS

TF – Tributos Federais:

São as despesas com tributos federais tais como PIS, COFINS, IRPJ, CSLL e INSS

MBC – Margem Bruta de Contribuição (ou Lucro Bruto Previsto):

A Margem Bruta de Contribuição é um valor aleatório, determinada por cada empresa ou da proposta de preços, e é baseado principalmente em função do momento do mercado.

Como usar o BDI no orçamento

O BDI é uma ótima ferramenta para chegar ao cálculo final dos serviços de acordo com a realidade econômica do momento e os diferenciais da obra.

Para aplicá-lo ao orçamento, é utilizado a fórmula abaixo:

 

Preço de venda = custo direto x (1 + BDI/100)

 

Por que é importante ?

Todo empreendimento de Engenharia apresenta custo direto de produção e custo indireto. Acrescendo ao custo direto o percentual relativo ao custo indireto que incide sobre o projeto, somado ao lucro, impostos e despesas indiretas, extrai-se o preço de venda do serviço.

Aviso:

O preço de venda nunca se repete, variando de acordo com a empresa, empreendimento, localização, características administrativas ou orgão contratante e contratado. Enfim, existem um série de variáveis para que nunca um preço se repita com o de outro.

Os conceitos e cálculos do BDI para a Construção Civil são dinâmicos. Cada profissional de orçamento de obras encontra o preço de serviço diferente dos demais, o importante é definir uma estratégia para calcular o BDI e chegar a um preço de venda justo, que traga lucro para a empresa e que seja competitivo para o mercado.

A PSA Sistemas traz como solução o software líder no mercado o Sienge. Converse agora com um dos nossos consultores e veja como podemos te auxiliar no processo de construção do BDI e na estratégia para levantar o orçamento de obras.

Referência:

BDI Na Construção Civil: O Que É E Como Usar ? – Blog do Sienge

justify

no-repeat;center top;;

auto

Fale conosco agora!

Contrante o ERP lider no ramo da Industria da Construção

Falar com a PSA

/contato

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Post Não Encontrado