O mundo todo está passando por uma crise que, apesar de ter precedentes, adquiriu proporções inimagináveis devido aos fatos recentes. Será que mesmo em meio a pandemia podemos ter boas expectativas quanto a oportunidades na construção civil?
A instabilidade que se alastrou em questão de meses ao redor de todo o planeta foi intensa. Sua repercussão ainda vai ser vista pelos próximos meses e até mesmo anos.
Mesmo assim, o ramo da construção civil é uma das atividades mais importantes para a sociedade e para reanimar a economia. Não é à toa que o segmento continua na busca por profissionais qualificados.
Engenheiros, gestores e coordenadores de obras são e continuarão sendo disputados pelo mercado. Além disso, a demanda por construtoras e incorporadoras de qualidade é contínua para obras das mais diferentes proporções.
É justamente em momentos de dificuldade que quem busca por inovação ganha um diferencial competitivo. Nesse sentido, vale a pena estar atento às oportunidades na construção civil. Vamos conferir um pouco mais a respeito?
No contexto brasileiro, a construção civil está lidando com incertezas políticas e econômicas. Com base nos dados de 2019, já percebíamos que o segmento estava desaquecido. Mas o início de 2020 reservava ainda mais alguns motivos para preocupação.
De qualquer maneira, houve um modesto aumento nas atividades, em torno de 0,3 ponto em relação ao ano anterior. Quanto aos empregos, o aumento foi de 0,4 ponto acima. Tudo isso com base nas pesquisas realizadas pela CNI – Confederação Nacional da Indústria.
Mesmo com indicadores não muito otimistas, só nos resta remar contra a maré e otimizar ao máximo o desempenho das empresas do setor. É assim que se conquista um diferencial competitivo para manter a saúde financeira dos negócios e prosperar.
O desafio em busca de oportunidades na construção civil é constante. O que se percebe é que algumas empresas estão percebendo demandas mais específicas e buscando atendê-las para impulsionar os resultados.
Investimentos são sempre necessários, ainda mais se for para se adaptar a exigências que andam paralelamente ao aumento nas vendas. E para você ficar por dentro do assunto, elencamos algumas dicas.
Confira no tópico a seguir!
Dentre as melhores oportunidades na construção civil em 2020, vale a pena prestar atenção nas seguintes tendências:
A construção civil em países como a China e os Estados Unidos já está usando recursos de modelagem em 3 dimensões, a chamada BIM. Esse é um tipo de metodologia que consegue diminuir custos e acelerar o tempo de entrega, além de evitar desperdício de materiais.
Além do mais, os processos fabris podem ser testados com antecedência antes de serem colocados em prática. Essa é uma inovação que não apenas está se consolidando como também evoluindo do 3D para o 4D e o 5D.
Os lançamentos de materiais de construção ecologicamente corretos devem ser acompanhados de perto pelo setor. Eles oferecem excelentes oportunidades na construção civil pelo seu baixo custo, benefícios e valor social agregado.
Dentre as possibilidades, há tintas ecológicas, vidros inteligentes, tijolos reciclados e feitos com materiais alternativos e muito mais. Aplicar esses itens na obra é uma estratégia inteligente.
As construções modulares são produzidas fora do canteiro de obras e facilitam o trabalho in loco dos profissionais envolvidos na edificação. Além disso, reduzem custos e aceleram o ritmo da produção.
Cada vez mais presentes em obras de hotelaria, comerciais e industriais, a tendência é que essa técnica também ganhe mais adeptos nas obras residenciais. Esteja de olho nessa possibilidade.
Não é somente com o canteiro de obras que as empresas precisam estar atentas. Tudo começa no escritório, com a gestão dos negócios.
É fundamental investir em tecnologia para otimizar os processos operacionais e gerenciais. Plataformas elaboradas especificamente para atender às necessidades do setor estão deixando de ser um luxo para se tornar uma exigência básica.
Um dos mais usados é o Sienge, que integra todos os departamentos da empresa. Ele também automatiza tarefas burocráticas e repetitivas para evitar falhas humanas e ganhar mais produtividade, permitindo uma melhor administração de recursos humanos e financeiros.
Como você pôde ver, ainda há muitas oportunidades na construção civil a serem exploradas. Sem sombra de dúvidas, a crise serve como um aprendizado e uma forma de repensar nossas práticas para evoluir sempre.
Conte conosco nessa jornada!