Se você quer fazer o planejamento e controle da sua obra de forma eficiente, precisa considerar que os métodos tradicionais podem prejudicar a produtividade do seu negócio. Apesar de terem sido utilizados por muito tempo, eles apresentam graves problemas no funcionamento.
Por exemplo, no método tradicional é utilizado o planejamento de longo prazo, porém sem o cálculo dos recursos que precisam ser utilizados na produção de curto prazo. Com isso, a obra conta com sérios prejuízos durante a construção.
Para evitar esses e outros problemas, apresentamos a você o sistema Last Planner System, uma ferramenta de planejamento e controle da obra. Aqui, você vai descobrir como ele funciona e os benefícios que ele tem para o seu projeto. Confira!
O Last Planner System é baseado na metodologia Lean Construction, que além de diminuir as incertezas no planejamento e controle da obra, também é responsável por minimizar o desperdício e aumentar a produtividade.
O sistema funciona em 3 níveis de planejamento: curto, médio e longo prazo. Desta forma, é possível antecipar os problemas que podem surgir e, ainda, assegurar a atualização do cronograma sem perder o objetivo final.
O Last Planner System é tão eficaz que tem sido utilizado até mesmo nos canteiros. Veja no próximo tópico os benefícios que o sistema apresenta no planejamento e controle da sua obra.
Existem vários benefícios do Last Planner System no planejamento e controle da obra, mas ressaltamos o principal deles, que é a possibilidade de aumento de 50% na aquisição de metas planejadas entre as de fato realizadas.
Somente com esta estatística dá para se notar que o método é fácil de aplicar e altamente produtivo para a sua obra. Mas é fundamental que você saiba como o sistema funciona na prática. Confira nos próximos tópicos.
Como já mencionado anteriormente, o Last Planner System apresenta 3 níveis de funcionamento: curto, médio e longo prazo. Todos eles interagem entre si, com influência mútua, o que, consequentemente, evita atrasos e desperdícios.
Além disso, como é possível antecipar os problemas, você pode traçar estratégias de solução o quanto antes.
Abaixo você verá como trabalham os 3 níveis do sistema e como se relacionam entre si, contribuindo para a produtividade da obra.
Por considerar a data de início e término da obra, o planejamento Master é considerado o plano de longo prazo, sendo o mais amplo entre todos os 3 níveis. Nele, os responsáveis passam a definir as bases da execução da obra.
Dentre as atividades consideradas mais importante nesta etapa, estão:
Em uma análise rápida, as atividades podem até se parecer com o método tradicional, mas a diferença está no não detalhamento no nível e que ainda restam outros para executar. Saiba mais nos tópicos abaixo.
Com o planejamento Lookahead você consegue obter um planejamento e controle da sua obra de forma eficiente.
Neste nível, se realiza a antecipação de possíveis restrições que podem prejudicar, ou até mesmo impedir, a iniciação das atividades de curto prazo.
O planejamento Lookahead é considerado o nível de médio prazo da obra, onde se evita as restrições, possibilitando a preservação do cronograma base da obra.
Com a visualização do plano master uma vez no mês, a equipe responsável traça um plano de médio prazo, com detalhamento de atividades, para conseguir cumprir as metas estipuladas. Então, dão início ao planejamento de curto prazo. Confira abaixo como funciona.
Depois da avaliação das atividades no plano de médio prazo e liberação das mesmas, a equipe dá início ao planejamento de curto prazo, onde se objetiva concluir os pacotes concluídos.
Neste nível é fundamental a participação de toda a equipe, desde quem toma as decisões até quem as realiza. Desta forma, com o Last Planner System, a eficiência do planejamento e controle da sua obra é garantida.