Conheça algumas práticas de armazenamento de materiais de construção para sua obra

Entre em contato e solicite seu orçamento

construção

22/11/2024

Sumário

Uma das práticas essenciais para que uma obra seja bem realizada é a organização. Embora o armazenamento de materiais de construção seja um desafio, há dicas que podem facilitar esse procedimento. Hoje veremos algumas delas.

Quando uma obra é bem organizada, desperdícios desnecessários são evitados. Para tanto, os trabalhadores responsáveis pelo manuseio dos materiais de construção precisam estar atentos e cientes da sua relevância no processo produtivo.

Além disso, a partir do momento em que o armazenamento de materiais de construção é feito de maneira adequada todos os dias, é desencadeado um ciclo virtuoso na estrutura de suprimentos. Um dos resultados é a elevação da produtividade e da eficiência, bem como a garantia de práticas mais sustentáveis.

Continue atento aos próximos tópicos. Neles estarão sugestões de como otimizar os cuidados com o estoque de produtos utilizados no canteiro de obras.

Dicas de como fazer o armazenamento de materiais de construção

Determinadas falhas de gestão de estoque podem ocasionar problemas no dia a dia dos operários, além de atrasos e até mesmo acidentes. Diante disso, é fundamental que o armazenamento de materiais de construção respeite o tipo, o tamanho e a aplicação de cada item.

Confira algumas dicas práticas!

1. Coloque a areia em uma superfície plana

A areia é um material fino e que pode acabar se espalhando se houver inclinação no terreno onde está acondicionada. Isso provoca desperdício e sujeira.

Procure escolher um local plano para colocar esse material. Também lembre-se de usar um plástico ou uma lona como cobertura para evitar o excesso de água da chuva e impedir a redução da qualidade do concreto.

2. Bloqueie o contato do cimento com a umidade

Assim como a areia, o cimento também precisa de proteção. Todavia, devido à reação desse material com a água, é imprescindível que os cuidados sejam ainda mais rigorosos.

Os sacos de cimento devem ser colocados em um ambiente impermeável, preferencialmente com palets para evitar o contato direto com o chão. Use lonas para cobrir a pilha.

No momento de empilhar, também permita a circulação de ar entre as embalagens. Por fim, procure organizar uma pilha equilibrada de modo a facilitar a retirada do produto sem que ela desmorone e gere desperdícios.

4. Incline as telhas

As telhas ficam melhor posicionadas no armazenamento de materiais de construção quando estão inclinadas. Isso confere um apoio mais firme e aumenta o equilíbrio, evitando quebras.

5. Posicione os revestimentos e pisos com cuidado

Assim com as telhas, os pisos e revestimento também estão sujeitos à quebras e danos que comprometem o resultado final da obra. Posicione esses materiais com cautela no momento da armazenagem, já considerando a logística para a retirada das peças ao longo da construção.

6. Faça pilhas de tijolos mais baixas

Em alguns canteiros de obras, observamos enormes pilhas de tijolos que são contraproducentes. Quanto maior a pilha, mais difícil se torna de manter o equilíbrio. Além do mais, a altura do estoque torna o acesso ao material mais complexo e potencializa as chances de acidentes e perdas.

Assim como é feito com a areia e com o cimento, também recomenda-se que os tijolos sejam cobertos com plástico. Isso impede a passagem de umidade e ajuda a manter a aderência das peças para o recebimento da argamassa.

7. Guarde as ferramentas de acordo com a o tipo

Não basta ter cuidado somente com os suprimentos. Para facilitar a organização da obra e reduzir o tempo ocioso com a localização dos itens necessários, guarde as ferramentas de acordo com seu tipo e em local adequado. Isso agiliza o trabalho e a produtividade dos operários.

Concluindo…

O armazenamento de materiais de construção é estratégico para toda e qualquer obra. Com um bom planejamento e organização fica muito mais simples de garantir a fluidez do andamento da obra.

Uma última dica muito importante é o uso de um bom sistema ERP para que o estoque esteja devidamente registrado. O Sienge tem um módulo especialmente dedicado a isso.

E então, gostou de saber mais sobre o assunto de hoje? Continue de olho nos nossos conteúdos assinando a newsletter e seguindo as nossas redes sociais. Até a próxima!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Post Não Encontrado