Como um diagnóstico empresarial para construção pode te ajudar
29 de julho de 2019Por que eu devo manter o meu SIENGE sempre atualizado?
16 de agosto de 2019Você sabe quais economias um chatbot pode trazer? Esse software é uma poderosa tendência nas empresas, sobretudo devido a sua agilidade e eficácia durante o atendimento ao cliente.
Contudo, diversos donos de construtoras ainda ignoram a economia que esse tipo de recurso pode trazer para a empresa. Devido a isso, elaboramos este artigo com as principais economias que essa ferramenta pode trazer.
Assim, você vai perceber a verdadeira importância de investir em chatbots e elevar a qualidade no atendimento ao cliente. Continue a leitura:
Automatização de processos
A automatização de processos é considerada uma das principais fontes de economias um chatbot pode trazer. Afinal, esse recurso permite que os clientes entrem em contato com a empresa de forma ágil e eficaz.
Devido ao seu formato, o chatbot dispensa o uso de botões específicos para funcionar. Tudo que o cliente precisa fazer é enviar a mensagem como em qualquer outro tipo de chat.
Isso faz com que a empresa consiga oferecer um serviço automatizado, alcance os resultados desejados e reduza os custos. Isso porque, apesar da eficiência das equipes de trabalho, a velocidade dessa ferramenta e a sua eficácia são surpreendentes.
Além disso, o uso de chatbots dispensa o investimento em treinamentos, ao entrar em contato imediatamente ele também traz resultados em curto prazo.
Economia de recursos
Como o chatbot realiza múltiplas tarefas de maneira simultânea, a implementação desse recurso consegue diminuir bastante os custos mensais da empresa. Sobretudo porque para desenvolver essas atividades, seriam necessários diversos colaboradores e treinamentos contínuos.
Além disso, apesar da implantação de chatbots demandar investimentos por parte da empresa, o aperfeiçoamento dos serviços e a redução das taxas de erros conseguem promover lucros consideráveis em longo prazo.
Os recursos operacionais também passam a ser mais bem aproveitados pela empresa. Afinal, ao usar chatbots, o tempo gasto no atendimento passa a ser menor e mais efetivo para a empresa e os seus consumidores.
Mesmo que a ferramenta não consiga solucionar a dúvida do cliente, ela é capaz de direcioná-lo para o departamento específico da empresa e melhorar o Tempo Médio de Atendimento (TMA).
Maior disponibilidade
A disponibilidade de atendimento 24h por dia é outra das economias um chatbot pode trazer. Ao conseguir atender os clientes full time e com qualidade, a empresa consegue fidelizar o seu público-alvo sem precisar fazer um alto investimento para isso.
Geralmente, a maioria das solicitações dos usuários é simples e estão relacionadas a perguntas frequentes, alterações no cadastro e outros serviços que são prestados pela empresa.
Nesses casos, a ferramenta consegue fazer o atendimento ao cliente com excelência. Sobretudo porque não há necessidade de interagir muito com o consumidor.
A grande vantagem disso é que esse serviço fica disponível 24 por dia e sete dias da semana. Assim, os seus clientes podem esclarecer suas dúvidas em qualquer momento, até mesmo nos finais de semana e feriados.
Acelera o atendimento
É inegável, nenhum cliente gosta de esperar para ser atendimento, seja por meio do chat ou do telefone. Sobretudo quando ele precisa resolver um problema e não tem muito tempo para isso.
Contudo, para que uma empresa consiga estruturar e manter uma equipe especializada para atender aos clientes de maneira eficaz demanda tempo e um elevado investimento.
Afinal, é preciso fazer contratações, treinamentos e arcar com esses custos para manter um atendimento eficaz e que supra as necessidades dos clientes.
Por outro lado, ao investir em uma ferramenta como o chatbot, a empresa consegue realizar diversos atendimentos resolutivos em um curto espaço de tempo e evitar o acúmulo de milhares mensagens por dia. Isso melhora a imagem dos clientes sobre a empresa e garante a sua satisfação.
Após conhecer as economias um chatbot pode trazer, o que acha de começar a usar esse poderoso software na sua empresa?
Como você pode perceber, ele é capaz de atender melhor os seus clientes e ainda evitar a realização de investimentos, tais como uma grande equipe de colaboradores e com treinamentos contínuos.
Não é à toa que cada vez mais donos de construtoras investem nesse tipo de recurso. Ele se tornou fundamental quando os clientes buscam as empresas dentro e fora do horário de funcionamento e desejam ser atendidos em qualquer dia da semana.