Mudanças no Siac/PBQP-H – Veja o que mudou
26 de julho de 2018BI – Business Inteligence – O que é e como utiliza-lo a seu favor
9 de agosto de 2018Sustentatibilidade na construção: como crescer e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo
Sustentabilidade
Nos preocupar com a sustentabilidade do meio ambiente, não apenas ano Brasil, mas sim em todo mundo é um dever não apenas dos governantes ou empresários que estão à frente de algum negócio. Isso pelo simples fato de que qualquer coisa que ocorra com a nossa natureza vai afetar a cada um indivíduo, seja rico ou pobre.
A ideologia da sustentabilidade surgiu para conscientizar as pessoas da importância de se preocupar com nossas ações e não apenas visa crescer e ganhar espaço no mundo, principalmente nas construções é importante ter ainda mais cuidado.
Entretanto a sustentabilidade não fica apenas ligada a parte construtiva ou de obras propriamente dita, e sim está relacionado a todas as ações que o ser humano faz que podem ou não agredir a fauna e flora do planeta terra.
Medidas que visam a sustentabilidade no dia a dia
Todas as nossas ações podem prejudicar o meio ambiente, isso incluir a prática de jogar lixo na rua e principalmente deixar lixo em praias onde facilmente pode se carregado para o mar prejudicando e muito a vida marinha.
A utilização de carros que emitem gases, empresas que possuem chaminés (apesar de ser uma coisa quase extinta hoje em dia) entre muitas outras ações cotidianas podem fazem com que você acabe prejudicando a parte natural.
A conscientização da existência do dever de cuidar da natureza são provenientes de medidas sustentáveis, como começar a utilizar menos plásticos no dia a dia o que pode abranger sacolas plásticas e até mesmo canudos, não jogar lixo no chão para não causar enchentes entre outras coisas que são necessárias para mudar hábitos que sejam prejudiciais.
Sustentabilidade na construção
Em relação às construções a sustentabilidade também desempenha um importante papel pois conforme o homem avança no concreto muitas outras coisas podem ser atingidas.
A elaboração de casas e prédios devem ser delimitadas em uma região, pois é necessário que ainda sobre espaço para a paisagem natural, e principalmente as que contenham árvores, por isso que em algumas partes se é proibido fazer qualquer tipo de construção.
Mas não apenas para por aí, a sustentabilidade na construção também diz respeito a capacidade de utilização da tecnologia com materiais mais sustentáveis, justamente para evitar cada vez mais lixo sendo desprezado no meio ambiente.
Maneiras de implementar a sustentabilidade na construção
- Utilização de materiais sustentáveis: os materiais sustentáveis possuem um preço mais elevado, entretanto o beneficio de utilizar esses tipos de materiais ocorrem ao longo prazo visto que eles possuem a capacidade de duração mais alta, assim diminui a necessidade de manutenção com frequência e além de tudo possuem um baixo impacto ambiental. Torna a construção sadia ao meio ambiente assim como mais rentável em relação a economia da obra.
- Espaço para bicicletas: ao facilitar o acesso e o “estacionamento” de bicicletas nas construções urbanas, favorece também o estímulo à utilização da mesma, tornando uma boa opção para as pessoas, além de ser o meio de transporte mais sustentável, visto que não utiliza combustível e ainda pode ser muito benéfica para a saúde, por ser uma forma de exercitar o corpo.
- Telhado verde: uma tecnologia que utiliza cobertura vegetal feita com grama e outras plantas, além de ser sustentável também é capaz de facilitar a drenagem da água obtida com a chuva, consegue fornecer um isolamento acústico assim como térmico, sendo melhor ainda para ambientes onde se faz muito calor.
- Gestão de resíduos: toda obra gera algum tipo de resíduo desde os menores como os maiores chamados de entulhos, assim como toda obra bem-feita de fato deve haver um planejamento que leva a um bom gerenciamento de todas as etapas. Gerenciar o descarte dos resíduos é de fundamental importância para manter uma obra sustentável e impedir agressões ao meio ambiente.
- Utilização das cores: um ambiente de cor mais escura costuma ser mais quente do que aqueles que possuem cores claras, isso porque as cores mais escuras conduzem ou retém maior porcentagem do calor, tornando o ambiente mais quente o que pode ser prejudicial para lugares de temperatura elevada, em contrapartida as cores escuras menos. Isso favorece a diminuição da utilização de aparelhos para refrescar o ambiente, o tornando mais sustentável por causa da possibilidade de poupar energia elétrica.