SIENGE – O Software de Gestão Empresarial para a Construção Civil

O SIENGE é um sistema especialista na gestão da Construção

O SIENGE É O SOFTWARE DE GESTÃO IDEAL PARA A CONSTRUÇÃO

O SIENGE é um sistema de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning), desenvolvido pela Softplan para empresas da construção. A Softplan é uma das maiores empresas do Brasil no serviço desenvolvimento de sistemas. Está presente em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos, ajudando no controle e crescimento das empresas.

O SIENGE é um software desenvolvido especialmente para empresas do ramo da Industria da Construção.

Com ele sua empresa pode gerenciar e integrar todos os departamentos, de forma dinâmica e pontual através de um software que entende todos os processos da sua empresa, ou seja, você tem todas as soluções em um único software.

 

TODAS AS SUAS OBRAS SOB CONTROLE DE ONDE VOCÊ ESTIVER

Com o SIENGE você tem acesso aos seus dados, realiza lançamentos, controla de onde você estiver seja pelo celular, tablet ou computador, seus dados ficam salvo na nuvem* e não é necessário nenhuma instalação local* basta apenas ter acesso a internet.

Sua Construção não pode Parar!

  • Acompanhe a evolução do projeto com indicadores como Orçado x Realizado e cronograma Físico Financeiro em tempo real;
  • Aumente o Controle de Custos com a Gestão de Estoque;
  • Gerencie a mão de obra e acompanhe diferentes canteiros ao mesmo tempo;

*consulte as condições

INTEGRAÇÃO DO SEU NEGÓCIO

Integre sua empresa desde o canteiro de obras até o escritório e garanta a evolução dos seus projetos, sem perder os prazos. O SIENGE faz a integração de todos os departamentos da empresa evitando retrabalho e aumentando a eficiência da informação.

O SIENGE acompanha e realiza todo o processo de um projeto. Desde o inicio com o primeiro orçamento, passando pela obra, compra de materiais, medições. Pelo sistema você gerencia as etapas de vendas do empreendimento concluído e ir além gerenciando a assistência técnica e o pós-venda das unidades.

Nele você pode buscar informações de outros departamentos como o setor financeiro para fazer a gestão de contratos, emissão de boletos, notas e outras obrigações fiscais.

CANAL DE NEGÓCIOS DO SOFTWARE SIENGE

Com uma parceria de + de 15 anos, a PSA e a Softplan buscam levar o controle e a gestão de qualidade para seu negócio através do sistema lider no mercado da construção civil o SIENGE.

Estamos presentes nas cidades de Goiânia, Brasília, Cuiabá, Belém, Palmas, Porto Velho e também nas maiores cidades dos estados do Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amapá. São mais de 15 anos de experiência como canal de negócios junto ao segmento da indústria da construção, com mais de 500 implantações realizadas.

O QUE É UM SISTEMA ERP?

ERP é uma sigla em ingles que significa Enterprise Resource Planning, ou seja, em português, é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Com um sistema ERP a integração de todos os processos e todas as informações da uma empresa ficam em um unico local.

PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ

1Como acessar o Sienge de casa?

Primeiro você precisa saber se sua empresa utiliza um DataCenter ou um Servidor Local. o caso de Data Center, é fácil. Como o Sienge é uma solução web, você pode acessá-lo a qualquer hora de qualquer lugar, independente da máquina/ dispositivo. Basta ter acesso à internet e o link da base de sua empresa (exemplo: https://empresax.sienge.com.br).

Se sua empresa possui um Servidor Local, orientamos contato com uma empresa de TI para que possam verificar a infraestrutura de rede e executar as devidas customizações (aberturas de porta, servidores de acesso, DNS, entre outros), desta forma liberando o acesso externo à base do Sienge.

2Esqueci o link de acesso ao Sienge, o que fazer?
Nesse caso, se você ou um colega que trabalhe próximo não lembrarem do link da base de sua empresa (exemplo: www.empresax.sienge.com.br), a primeira sugestão é falar com o administrador do Sienge em sua empresa ou, caso não tenha acesso ao administrador, buscar auxílio com o Suporte ao Cliente Sienge.

Caso você siga os passos e o Sienge informe que “atualmente você não tem permissão para acessar” as páginas necessárias, a dica é enviar um e-mail solicitando autorização ao administrador do sistema ou pedir que alguém autorizado realize esse procedimento.

3Tenho dúvidas sobre o sistema, com quem devo falar?
Temos diversos canais de apoio que buscam orientar os usuários e esclarecer possíveis dúvidas do sistema. Conheça as opções:

FAQ: um conjunto de respostas às perguntas frequentes de nossos usuários. Está disponível aqui mesmo, no Espaço do Cliente, nas abas ao lado do Dicas de Uso;

EaD: aulas na modalidade Ensino à Distância que guiam a utilização completa do Sienge. O acesso de usuários conectados ao software pode ser realizado no Menu do Sienge> Portal de Ensino a Distância> Cursos onde você encontra a listagem de cursos disponíveis para matrícula. No caso de dúvidas sobre o EaD, temos uma FAQ específica disponível em www.sienge.com.br/espaco-do-cliente;

Ajuda: guia completo do Sienge disponível para os usuários conectados ao software. O Ajuda pode ser acessado através do botão ‘ações’ disponível na barra superior. Nele, o usuário encontra: explicação dos módulos e suas ferramentas na mesma estrutura do menu do Sienge, um ‘Saiba mais’ com orientações iniciais sobre os módulos, as Apostilas de toda a ferramenta disponível em PDF, novidades sobre as versões disponíveis, além de pesquisar dúvidas através de consulta por palavra-chave;

Portal de Atendimento ao Cliente: canal de comunicação direta com os consultores especialistas na ferramenta. O portal (https://sccd.softplan.com.br) permite a abertura e consulta de atendimentos/ chamados.

Suporte ao Cliente: atendimento disponível através do telefone (48 3027-8100). Uma equipe de especialistas no Sienge está disponível durante horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 18h) para esclarecer dúvidas pontuais, ouvir sugestões ou solucionar eventuais problemas.

4Como acessar o Portal de Atendimento ao Cliente?

O Portal de Atendimento ao Cliente deve ser acessado através da página https://sccd.softplan.com.br Caso você não tenha o endereço em mãos, disponibilizamos atalhos: no site do Sienge (www.sienge.com.br) pelo PORTAL DO CLIENTE SIENGE, no final da página; dentro do software Sienge > Ações (na barra superior) > Espaço Cliente Sienge > Portal de Atendimento ao Cliente.

Caso você ainda não tenha usuário/ login e senha de acesso, indicamos o contato com o Suporte ao Cliente através do telefone (48) 3027-8100 - horário comercial – onde o analista dará as devidas orientações para o primeiro acesso ao portal.

5Como acompanho meus atendimentos?

Quando você abre um atendimento, seja ele através do Telefone ou Portal, sempre indicamos o número de protocolo, certo? Este permitirá o acompanhamento de seu atendimento e fazer tudo on-line, basta acessar o Portal de Atendimento ao Cliente e realizar a consulta.

6Como faço para alterar a senha do meu usuário?

Para alterar a senha do seu usuário, acesse o módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha. Informe o usuário, a senha atual e na sequência informe a nova senha e confirme-a. Para salvar a alteração de senha, clique no botão Alterar.

Outra alternativa, caso você não tenha acesso à função de alteração de senha, é solicitar ao usuário administrador a alteração. Para isso, o usuário administrador deve acessar o local informado acima (módulo Segurança > Usuário > Alteração de Senha), preencher o usuário que terá a senha alterada, no campo senha atual deve ser informada a senha do usuário administrador que está logado e no campo nova senha deve ser definida a nova senha para o usuário

7Esqueci minha senha. Como faço para acessar ao Sienge?

Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso.

Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.

8Meu usuário foi desativado por exceder o número de tentativas de senha inválida. Como devo proceder??

Informe o usuário na tela de login e clique no link Esqueci minha senha. O sistema enviará automaticamente para o seu email um link que permitirá cadastrar uma nova senha de acesso.

Atenção: Caso você não receba o e-mail com o link, peça para o usuário administrador do Sienge verificar se o seu e-mail está cadastrado corretamente no módulo Segurança > Usuários > Cadastro. É importante observar também se as configurações para envio de e-mail estão configuradas corretamente no módulo Segurança > Administração > Configurações do Sistema.

1Por que o relatório de Orçamento não fecha com o relatório de Insumos Orçados?

Isto ocorre devido alguns serviços orçados não constar a composição de insumos..

Sem a composição a empresa deixa de ter uma curva ABC de insumos para a obra, bem como deixa de aproveitar o planejamento vinculado ao setor de suprimentos.

2Porque a Obra não aparece quando vou no financeiro?

Há duas razões principais. Uma seria a situação da obra em "orçamento" no cadastro da obra e a outra razão seria questão de permissão.

Colocar a obra em andamento sem realmente terminar um orçamento caso haja, implica em começar a usar o compras sem um orçamento finalizado e seus insumos devidamente revisados o que geramos um retrabalho nas apropriações futuras caso o mesmo não tenha sido terminado..

3Os relatórios da contabilidade por centro de custo não funcionam, ou seja não geram nenhuma informação sendo que os demais geram.

As contas quando importadas ou cadastradas, não foram devidamente flegadas para considerar rateio além do parâmetro de contabilização por centro de custo não ter sido ajustado no segurança

Os relatórios por centro de custo como em algumas empresas onde existem vários centros de custos por empresa não funcionarão, o que prejudica um melhor controle por empreendimento.

4Porque em alguns casos o relatório de fluxo de caixa ou financeiro de obras não fecha com o contas pagas?

Isto pode ocorrer por questões de impostos retidos a serem considerados e em alguns casos de clientes que possuem o sistema estoque, realizam movimentações no estoque que influenciam diretamente no relatório do financeiro de contas pagas.

Há uma divergência entre as visões de gerencia que devem ter cautela a serem analisadas.

5Porque um insumo com vários detalhes não aparece com todas as suas combinações quando vou inicializar o estoque do mesmo?

Considerando que o insumo deva estar liberado pelo próprio cadastro dele ou o mesmo se encontra orçado, devemos no cadastro do insumo clicar no botão gerar preço por detalhe para o sistema gerar todas as combinações antes de libera-lo para a obra, mas se assim já estiver feito, essa ação pode ser realizada direto dentro do insumo liberado para a obra. Lembrando que quando um detalhe não foi utilizado no compras acontece muito isso.

Gera uma dificuldade na inicialização do estoque quando trabalhamos com obras que utilizam detalhes na sua tabela o que é em sua grande maioria.

6As devoluções no cancelamento de contratos não estão indo para o SPED contribuições

Há dois motivos principais. Um é que o titulo de devolução precisa esta associado mesmo que manualmente na rotina de cancelamento ou gerado automaticamente no cancelamento e a sua inicialização nas informações fiscais lá no apoio do módulo contabil e fiscal referente a este documento definido na devolução na rotina do contas a pagar. Lembrando que é bom conferir a parametrização de acréscimos, descontos... na sua configuração do SPED.

As informações não vão para o SPED causando implicações e divergência na apuração dos impostos.

7Porque a unidade de medida da aba cadastro do insumo liberado para uma obra e seu fator de conversão não mudam?

O usuário tem a falsa impressão quando altera a unidade de medida na base de custos unitários do insumo quando altera o fator de e conversão e a unidade de medida referencia da aba "cadastro" quando atualiza para a obra, porem na tela de atualização fica bem claro que só atualiza se a obra estiver em orçamento. Entrando na pergunta, quando o insumo foi liberado para a obra e quero editar a unidade e a conversão dele dentro de uma obra não é possivel a unidade referencia pois a mesma é usada para o engenheiro da obra e esta unidade que é usada para as demais conversões do insumo. ex: cimento em kg e converto para saco de 50kg, o que bagunçaria a obra. Sobre o fator de conversão só edita se aquela unidade nunca foi comprada. ex: o saco de 50kg esta como 1kg convertido, podemos ajusta-lo para 50 no fator e conversão.

Atenção: Unidades convertidas erradas e as referenciais (aba cadastro) também erradas complicam para o orçamento pois o engenheiro só trabalha com uma unidade no orçamento que seria a referencial e as conversões com problemas bagunça o custo médio no estoque. É muito complicado tentar organizar dentro da obra o insumo depois que ele é utilizado sem a devida orientação do consultor.

8Não consigo utilizar o insumo/serviço X na obra Y, mas ele está no cadastro geral e já até utilizei o mesmo em outra obra.

Certifique-se de que o insumo/serviço "X" está incluído na obra "Y". Através do cadastro de insumos/serviço, na aba "Atualizações nas Obras".

Atenção: Por mais que o insumo/serviço esteja no cadastro geral do sistema é necessário efetuar a inclusão ou verificar se os mesmos estão incluídos no cadastro da obra em questão.

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