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31 de julho de 2020A pandemia do novo Coronavírus atingiu o mundo todo e também chegou ao Brasil. Com a recomendação das autoridades de saúde para praticar o distanciamento social, a adoção do regime de home office se popularizou. Mas como usar esse modelo no setor da construção?
Muitos profissionais autônomos e empresas se viram obrigadas a rever suas práticas. Na maioria dos casos, a tarefa foi (e continua sendo) desafiadora. Afinal de contas, nem todo trabalho pode ser realizado remotamente da mesma forma que acontecia na modalidade presencial.
No entanto, com planejamento e estratégia, as limitações podem ser vencidas. Até mesmo segmentos da construção civil podem se adaptar ao home office. Nesta publicação você encontrará diversos insights a respeito.
Confira a seguir!
Vantagens e desvantagens do home office
Como o próprio termo já diz, home office pode ser entendido como um escritório em casa. Sendo assim, as funções que melhor se adaptam a esse modelo são aquelas realizadas nos departamentos administrativos e de vendas, não as do canteiro de obras.
Contudo, nada impede que até mesmo os colaboradores afastados de funções fabris possam participar de planejamentos, treinamentos e aperfeiçoamentos à distância até que o mundo retorne ao “novo normal”. Aliás, essa é uma excelente maneira de manter o quadro de colaboradores eficiente e, acima de tudo, amparado.
Para que o trabalho remoto seja implantado com sucesso, conheça mais a fundo as suas vantagens e desvantagens:
1. Vantagens do home office
- Diminuição de custos para o empregado e para o empregador com alimentação e transporte;
- Otimização do tempo e aumento da produtividade, considerando a ausência do deslocamento;
- Autonomia para a equipe organizar a própria rotina e entregar mais resultados;
- Ampla disponibilidade de recursos tecnológicos para manter o contato via internet e telefone.
2. Desvantagens do home office
- Casos onde é necessária uma logística de empréstimo de cadeiras ergonômicas, computador e outras ferramentas de trabalho para a equipe;
- O acesso à internet pode ser mais lento na residência de alguns colaboradores;
- O controle da segurança de dados e cumprimento de metas precisa ser mais minucioso.
Como usar o home office na construção civil?
O primeiro passo para a adoção do home office na construção é determinar quais serão os colaboradores que estão aptos a desempenhar as suas funções à distância. Além de orientar, é claro, sobre como essas atividades devem ser entregues.
Outro item básico no planejamento é a escolha dos sistemas e ferramentas. Para que tudo transcorra de forma segura, evite armadilhas como spywares, ransomwares, cracker e outros programas maliciosos que podem colocar os dados da empresa em risco.
O acesso dos colaboradores à plataforma de trabalho e o envio de informações precisa ser seguro. Felizmente, sistemas como o SIENGE já estão adaptados à essa demanda. Ele viabiliza o trabalho remoto com segurança, produtividade e monitoramento em tempo real pelo gestor.
Se a sua empresa optar pelo uso do SIENGE, é imprescindível configurar uma conexão VPN para o acesso à base de dados pelos colaboradores com plena segurança. Além disso, o uso de um servidor Cloud também pode ser estratégico.
A PSA Sistemas presta todo suporte necessário para a implantação de sistemas ou adaptação dos que já são utilizados pela sua empresa. Contamos com inúmeras soluções em tecnologia que vale a pena conhecer.
Dicas para a adoção do home office na construção civil
Antes de finalizar, vamos para mais algumas dicas práticas de como conduzir o home office de maneira bem sucedida e produtiva:
1. Tenha um horário estabelecido
Estabelecer um horário de início e fim das atividades para os colaboradores e para si mesmo é muito importante. Nada impede que cada pessoa cumpra a sua jornada em momentos diferentes. O mais importante é que haja um controle de cumprimento de prazos e que se evite excedentes de horário.
2. Defina um espaço físico
Defina um espaço físico específico para o exercício das atividades e incentive a sua equipe a fazer o mesmo. É preciso de um ambiente calmo e silencioso. Preferencialmente, em um cômodo isolado onde existam menos distrações. Os familiares também precisam estar cientes da importância de respeitar esse espaço e o horário de trabalho.
3. Estabeleça metas realistas
Nos primeiros dias de home office, é comum que as pessoas demorem um pouco mais para se adaptar e aderir ao novo ritmo. Uma vez passado esse período, é preciso observar a média de produtividade para estabelecer metas realistas de entrega.
Essas foram as sugestões de hoje. Conte conosco para aderir ao home office com toda a infraestrutura necessária e conheça as soluções de TI da PSA Sistemas. Solicite uma demonstração hoje mesmo!