Uma gestão bem sucedida é primordial na obtenção dos melhores resultados em empreendimentos de todos os portes. Para que isso seja possível, o uso de BI é altamente recomendável.
O artigo de hoje tem como foco a utilização do Business Intelligence (BI) na Construção Civil. Serão exemplificados os seus benefícios, finalidades e funcionalidades.
Dessa forma, você poderá entender o porquê de se utilizar um software de BI, não somente em obras mas também nos serviços relacionados, tais como mineração, loteamentos, negócios imobiliários, entre outros.
Veja como a estratégia de BI na Construção Civil pode otimizar os seus processos e alavancar a eficiência dos seus negócios. Boa leitura!
O Business Intelligence (BI) sendo traduzido ao pé da letra significa “Inteligência de Negócios”. Porém, ficou mais conhecido pelo termo Inteligência Empresarial.
Essa é uma técnica que tem como objetivo ajudar as empresas a tomarem decisões mais assertivas, baseadas em registros recolhidos pelos diversos sistemas de informação com os quais ela lida diariamente. Em suma, o uso de BI na Construção Civil viabiliza a transformação de dados acumulados em informação qualitativa.
O termo “BI” foi criado pelo Gartner Group para definir o conjunto de técnicas, conceitos e ferramentas que permitem a organização e análise das informações tendo em vista dar suporte à tomada de decisões dos gestores.
O BI, como um todo, atua obtendo as informações gerais e integradas da sua empresa. Ele deixa tudo armazenado no banco de dados e, com esses dados, é possível montar telas para visualização que poderão ser personalizadas de acordo com a sua área de atuação. Isso facilita muito a gestão dos serviços, independentemente de qual for a área em questão.
A ferramenta é ótima, especialmente na construção civil, pois esse sistema executa uma unificação de dados. Você tem TUDO o que precisa para saber sobre a sua empresa e o funcionamento dela em apenas um lugar, o que garante menor esforço para a análise e mais qualidade nos projetos e respectivas execuções.
Por meio dessa tecnologia é possível gerenciar, mapear, modelar e automatizar os processos de negócios, otimizando o tempo dedicado às tarefas do dia a dia. Quando as informações destas atividades são combinadas, elas se transformam em dados relevantes para analisar as vantagens do seu empreendimento.
Além dessas vantagens citadas acima, o BI na Construção Civil auxilia na compreensão do momento que a sua empresa está vivendo. Com isso, é possível identificar novas oportunidades de negócio e otimizar o planejamento. Além, é claro de entender melhor os seus desafios para ser capaz de superá-los com maestria.
Utilizar um sistema inteligente como o BI na Construção Civil é estratégico para colocar a tecnologia a seu favor, permitindo ganho de agilidade e amparo na resolução de problemas complexos.
Essa metodologia só tem a contribuir com os seus ganhos. Afinal, se você controla seus dados, você também controla melhor os rumos da sua empresa.
O setor da construção civil está sendo impactado em cheio com crise econômica no Brasil. Mas esse sistema auxilia na aplicação de medidas que driblam o período de instabilidade e econômica ou outras situações em que a gestão financeira interna está em apuros.
O sistema de Business Intelligence é capaz de processar inúmeras informações, advindas de diversas áreas, tudo em um só lugar. Para tanto, é preciso seguir três passos básicos:
É muito importante prestar atenção ao escolher um software. Verifique se ele é voltado especificamente para o BI na Construção Civil. Esse é um setor com necessidades únicas e o sistema precisa ter as funcionalidades adequadas a ele.
Observe também se a ferramenta possui integração com o ERP que você já utiliza e com as demais fontes das quais você vai precisar retirar informações.
Tenha em mente que a empresa possui informações internas e externas de inúmeras fontes. Por isso, é preciso saber como integrá-las ao BI para evitar problemas de sincronização e segurança.
As informações internas estão relacionadas aos dados das obras como contratos, orçamentos, planejamentos, entre outras. Já as externas referem-se a tudo que está público, tais como: resultados de pesquisas, dados de mercado etc.
Normalmente as informações internas estão em sistemas de gestão como o SIENGE e as externas em Big Data. Vale ressaltar que o SIENGE oferece integração completa para o BI na Construção Civil.
Conhecidos como Key Performance Indicators (KPI) ou Indicadores de Performance, essas informações podem garantir muitas vantagens. Por isso, não abra mão deles no seu sistema de BI.
Por exemplo, você pode criar um indicador de consumo de materiais e com ele poderá monitorar a utilização destes insumos e avaliar seu aproveitamento. Assim evitará o desperdício.
Conheça nesse tópico quais são os principais benefícios que você poderá obter ao utilizar o Business Intelligence na construção civil:
Com tudo o que foi abordado até aqui, você certamente pôde perceber que esse tipo de ferramenta tem muito a oferecer. Quando bem aplicada, ela tende a profissionalizar a administração de negócios de todos os portes.
O principal objetivo do BI na Construção Civil é o agrupamento e organização de um grande volume de dados, algo muito presente na contexto atual. As consultas realizadas pelo gestor ao banco de informações tornam-se mais dinâmicas e oferecem melhor visualização e entendimento. Sendo assim, suas decisões terão respaldo efetivo.
Todavia, para que o software de Business Intelligence seja utilizado da melhor forma possível, é fundamental uma escolha bem feita e um treinamento prévio. Assim, a plataforma pode ser explorada com foco na alta performance e em resultados sem quaisquer transtornos.
A PSA Sistemas oferece um serviço especializado de análise e extração de dados, implantação da ferramenta de BI, integração ao SIENGE e consultoria especializada.
Entre em contato conosco, tire suas dúvidas com nossos especialistas e faça um orçamento.