A importância da análise de viabilidade econômica e seu impacto na construção.
24 de fevereiro de 2023Porque usar uma API para loteamento
8 de março de 2023Apesar do caráter visualmente robusto, a cadeia de produção da construção é um campo rico em possibilidades de integração com a tecnologia, que se mostra cada vez mais útil e necessária para este mercado.
Tecnologia, neste contexto, não diz respeito somente ao maquinário, como betoneiras e elevadores, mas também tecnologias de informação, que permitem praticidade em uma enorme gama de atividades e rotinas da construção.
Vantagens da utilização das plataformas digitais em sua cadeia de produção
Como dito anteriormente, o mercado da construção civil é um campo rico em possibilidades e dados que, se corretamente coletados e analisados, podem agregar valor positivo aos seus processos e rotinas, vejamos algumas das principais formas de utilização destas ferramentas:
Coleta de Dados
Como primeira etapa do uso das plataformas digitais, citamos a coleta de dados. Com a utilização de uma boa plataforma bem como sua integração com sensores, bancos de dados e demais fontes, pode-se facilmente coletar dados de utilização de recursos materiais, energéticos, humanos e mais.
Assim, evita-se o desperdício destes, bem como elaboração de ações que otimizem a eficiência dos processos;
Compartilhamento de informações
Com os dados a respeito do empreendimento em mãos, as plataformas digitais podem ser utilizadas para o compartilhamento destes entre os setores envolvidos na cadeia produtiva, como colaboradores, fornecedores, fabricantes e proprietários.
Isso permite principalmente que a equipe de trabalho possa monitorar prazos, custos, tarefas e mais, garantindo a entrega do empreendimento dentro do prazo e custo previstos.
Tecnologia BIM
A tecnologia BIM (Building Information Model, em português, Modelagem de Informações da Construção) consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de um edifício, contendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada.
Desta forma, a Tecnologia BIM nos permite digitalizar as obras e realizar a gestão de projetos de forma prática e assertiva, evitando erros e garantindo o atendimento às especificações nos mínimos detalhes.
Exigências do novo mercado
Neste ponto você já deve ter percebido a importância da utilização de plataformas digitais para melhor eficiência, eficácia e transparência de seus processos. Evitando o uso dispendioso de mão de obra, recursos financeiros, energéticos e materiais, além de conferir aos proprietários e investidores uma visão mais real e confiável do andamento da obra, representando assim um ganho tanto interno quanto externo, refletido em maior credibilidade de sua empresa.
Com todas estas tendências tecnológicas para a construção civil, é certo dizer que atualmente o mercado exige que incorporadoras, construtoras, empreiteiras de todos os portes busquem por inovações em seus processos, visando atingir a máxima eficácia e eficiência em seus serviços.
Se você acredita que sua empresa precisa se aliar com a tecnologia em 2023 para maximizar os processos de gestão de obras, fale agora mesmo com um de nossos consultores para entender como você pode transformar seus processos através da tecnologia com o Sienge, nosso software de gestão que lhe garante acesso prático e fácil aos dados dos mais diversos âmbitos dos seus empreendimentos e de sua empresa.