Cada vez mais a Indústria da construção civil está buscando suporte de inovações tecnológicas. Este setor que antes era conhecido por ser mais tradicional e resistente às mudanças, hoje percebe que a tecnologia é um valioso diferencial competitivo.
Esta tendência que vem se desdobrando desde 2018, deve se intensificar neste ano, visto que a Indústria da construção do Brasil projeta um crescimento de 2,5% em 2023, considerando o ritmo de três anos consecutivos de expansão, sendo 2023 um ano de grandes expectativas para todo o setor. Isto é o que aponta os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Desta forma, é notória a busca do setor da construção civil por alternativas que visam facilitar, acelerar, otimizar a gestão e, principalmente, diminuir o custo final das obras, impactando positivamente a qualidade e a produtividade das construções.
Confira aqui as principais tendências tecnológicas da construção civil para 2023.
Se informar sobre as tendências é fundamental para se manter em destaque em um mercado tão competitivo. Abaixo vamos listar algumas tendências para este ano relacionadas à inovação e a tecnologia.
Uma das inovações que mais transforma a Indústria da construção é a Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things ou IOT). Mas afinal, o que é a Internet das Coisas? Essa tecnologia se trata da interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, focando na conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados digitalmente.
Dito isso, essa tecnologia auxilia na transmissão de informações ao vivo ao longo de uma obra, o que pode facilitar na geração e entendimento de planilhas e relatórios.
A internet das coisas também é útil para os moradores, visto que oferece uma automação residencial, como por exemplo, sensores que podem ser utilizados para ligar ou desligar aparelhos eletrônicos a distância.
A tecnologia BIM (Building Information Model, em português, Modelagem de Informações da Construção) consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de um edifício, contendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada.
Desta forma, a Tecnologia BIM nos permite digitalizar as obras e realizar a gestão de projetos de forma prática e assertiva, se tornando indispensável para o sucesso de um empreendimento.
Este método de construção civil está sendo cada vez mais utilizada por otimizar o tempo e a qualidade final da construção. Visto que as estruturas são pré-fabricadas em linha de montagem e instalados no local da obra.
Além de serem mais baratas, possibilitam uma maior agilidade na construção e oferecem diversas opções de personalização, como encanamentos, pisos de cerâmica e madeiras, entre outros.
Os drones podem auxiliar bastante nos primeiros estudos de desenvolvimento de um projeto por facilitar a descrição topográfica de um terreno, além de facilitar o acompanhamento visual e mais preciso da obra.
Os drones permitem também a avaliação termográfica de revestimentos, identificação de sinais de desgastes na construção, além de visualização do mapeamento 3D das construções e até mesmo auxiliar no gerenciamento de um canteiro de obras.
As cidades inteligentes são formadas por construções tecnológicas e sustentáveis que visam utilizar com eficiência os recursos naturais e a energia. Devido a isso, tem um impacto direto na qualidade de vida de seus habitantes, tanto no uso de espaços comuns, quanto na conscientização do próprio consumo.
O surgimento da rede de dados 5G é um ponto chave para o desenvolvimento de um fator muito importante dessas cidades, a conectividade. Visto que com o potencial latente de hotspots de internet gratuita e de qualidade fornece a cidade eficiência e velocidade.
A impressão 3D é uma tecnologia que utiliza diferentes materiais para construir objetos em três dimensões – altura, profundidade e largura. Sendo também uma das vertentes da indústria 4.0 que estão revolucionando os processos de fabricação e produção.
Além disso, esta tecnologia corrobora com um ponto bastante crucial no planejamento de obras, a logística.
Uma tecnologia que vem sempre evoluindo é a Inteligência Artificial. Sendo capaz de prever eventos, auxiliar na gestão de crédito imobiliário, através do cruzamento de dados. Desta forma, a inteligência artificial se mostra uma forte aliada na criação de estratégias de relacionamento, atendimento e vendas, como por exemplo, chatbots.
A realidade aumentada é uma das grandes revoluções tecnológicas para o mercado da construção civil e imobiliário. Possibilitando a interação entre o virtual e o real, profissionais do setor podem projetar a realidade de uma obra para os seus clientes dando uma nova dimensão aos modelos criados. Possibilitando aos profissionais um planejamento mais preciso e assertivo.
Por último, mas não menos importante, temos os ERP de gerenciamento de projetos, como o Sienge. Muitas empresas e profissionais da construção civil conseguem gerenciar projetos com eficiência e alcançar excelentes resultados. Tudo isto é possível graças à evolução tecnológica e ao desenvolvimento de software dedicado à gestão de projetos.
Essas ferramentas permitem o controle total de seus projetos em um sistema focado nas necessidades da construção civil. Eles vão desde o gerenciamento de compras e manutenção do seu catálogo de materiais até o acompanhamento geral dos orçamentos.
Com todas estas tendências tecnológicas para a construção civil, é certo dizer que atualmente o mercado exige que incorporadoras, construtoras, empreiteiras de todos os portes busquem por inovações em seus processos, visando atingir a máxima eficácia e eficiência em seus serviços.
Se você acredita que sua empresa precisa se aliar com a tecnologia em 2023, para maximizar os processos de gestão de obras. Então fale agora mesmo com um de nossos consultores para entender como você pode transformar a sua empresa através da tecnologia.