A indústria da construção, por muitos considerada tradicional e conservadora, vem se transformando com a influência da tecnologia da informação. Soluções desenvolvidas pela TI na Construção Civil aumentam a competitividade no setor, bem como a obtenção de maior produtividade, qualidade e redução de custos.
A inovação se dá, em especial, a partir de softwares desenvolvidos especificamente para o setor. Eles têm papel fundamental e geram uma oportunidade única de aumentar o volume de negócios, administrando diversos projetos com organização e de forma centralizada.
Com a popularização da internet e dos smartphones, é pouco provável que ainda encontremos quem questione a relevância das novas tecnologias. Elas estão transformando as relações entre as pessoas e basicamente todas as atividades econômicas principais. Essa é uma tendência que vai se ampliar cada vez mais conforme avançam os dispositivos com acesso à web e dotados de inteligência artificial.
Na área da construção, é claro que não poderia ser diferente. Plataformas de ERP como o SIENGE estão cada vez mais presentes em todas as etapas das mais variadas obras.
Ao longo desta publicação, vamos entender melhor sobre a influência e as vantagens do uso da TI na Construção Civil. Não deixe de conferir!
Os ERPs, Enterprise Resource Planning ou simplesmente Planejamento de Recursos Empresariais, são programas desenvolvidos para integrar dados administrativos. Na construção civil, eles têm marcado positivamente a história de muitas empresas.
Especialmente até o ano de 2016, quando o setor viveu seu auge devido aos programas sociais de acesso à moradia, construtoras e incorporadoras se depararam com a necessidade de aumentar as suas estruturas administrativas. Os sistemas ERP passaram a ser implementados e ganharam espaço.
No entanto, mesmo em tempos de crise como o que vivemos hoje, gestores percebem o quanto o ERP é capaz de reduzir custos e retrabalhos. Sendo assim, os softwares não perderam sua relevância. Muito pelo contrário, eles se tornam ainda mais significativos.
Existem, no mercado atual, ferramentas de gestão robustas. Elas permitem a integração de processos como:
Vale ressaltar, ainda, que o acesso aos ERPs não se restringe às grandes corporações. O mercado tem soluções econômicas que contemplam as micro e pequenas empresas. Essas, por sinal, estão entre as maiores beneficiadas pela TI na Construção Civil.
Paralelamente ao produto em si, os serviços oferecidos por empresas que desenvolvem e comercializam softwares para o mercado da construção melhoraram em muito. Consultores especializados como os da PSA Sistemas têm formação adequada e são incorporados nas empresas durante o período de implantação. Além disso, prestam serviços de suporte.
Ao optar pelo uso de um software como o SIENGE, a empresa acaba melhorando os conceitos de gestão. Isso porque inevitavelmente são revistos processos internos e otimizadas rotinas com vistas ao maior aproveitamento possível dos recursos do software.
De qualquer forma, é importante e salutar esclarecer que um software por si só não produz “milagres”. O comprometimento da empresa em implantar um sistema passa por mudanças culturais, de processos e, em algumas vezes, de pessoas. O objetivo final nunca deve ser esquecido: tornar a empresa mais eficiente e eficaz.
Soluções em TI na Construção Civil, especialmente no que diz respeito à adoção de um software ERP personalizado, permitem uma série de benefícios para o setor. Veja algumas vantagens para as empresas que investem nesse tipo de estratégia:
Quer saber mais sobre as soluções da PSA Sistemas para a sua empresa de construção? Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os recursos que o ERP do SIENGE tem a lhe oferecer!