No mundo de hoje, processos imobiliários mediados pela tecnologia já são uma realidade. Mais de 20% de todos os imóveis comprados nos EUA em 2021 não tiveram uma única visita presencial.
Já no Brasil, mais de 90% dos clientes preferem processos virtuais de atendimento e negociação quando o assunto é venda imobiliária, segundo pesquisa da revista Tenda citada pelo globo.
Estes números indicam uma tendência já conhecida: a facilitação de processos burocráticos por meio da tecnologia. Vamos entender melhor como isso se aplica ao tour virtual, e como essa prática pode revolucionar para sempre o mercado imobiliário.
No mercado de vendas imobiliárias, um tour virtual é uma visita remota que o cliente fará ao seu imóvel por meio de uma interface visual. Em termos práticos, o cliente irá ver e transitar pelo interior do seu imóvel usando um link de acesso (seja pelo computador ou celular).
Apesar de ser uma confusão bastante comum, o clássico carrossel de fotos no anúncio do imóvel não substitui o Tour Virtual, pois não possui a interface interativa e experiência 3D deste.
Na verdade, é cada vez mais comum que os vendedores combinem as duas soluções usando as fotos estáticas como prelúdio à imersão do Tour, entregando uma experiência completa ao cliente em potencial.
Para esse tipo de combinação de sucesso nos anúncios do seu imóvel, é importante conhecer a fundo os dois tipos de tecnologia normalmente usadas para um Tour Virtual, bem como suas vantagens.
O tipo mais comum de tour virtual é o de point and click (“apontar e clicar”), onde o usuário é apresentado a uma interface de navegações entre fotos 360º, e pode prosseguir entre elas clicando em setas.
Uma das tecnologias pioneiras nesse estilo de tour foi o Google maps com seu revolucionário “Google street view”, um projeto de navegação entre fotos 360º que já se desenvolve há mais de 15 anos.
Uma das maiores vantagens dessa modalidade de tour é que seu carregamento costuma ser mais rápido, e seu uso mais intuitivo. As setas deixam claras as direções possíveis e as tecnologias de fotografia 360º estão cada vez mais avançadas, gerando fotos realistas que enchem os olhos do cliente.
O Segundo tipo de tour virtual é o de modelo 3D. Recentemente, o evento Construsummit 2022 trouxe para sua programação o primeiro apartamento decorado no metaverso, um exemplo extraordinário de fusão entre tour virtual, experiência do cliente e venda imobiliária.
Nesta tecnologia, o usuário é basicamente levado à uma plataforma de deslocamento em três dimensões (como normalmente se utiliza em jogos) e pode mover seu avatar através de uma reprodução realista e dimensionada do seu futuro imóvel.
Neste modelo, as dimensões costumam ser mais preservadas e a sensação de espacialidade é mais fiel à realidade, especialmente se óculos de realidade aumentada forem utilizados. Com os recentes avanços nessa tecnologia, é provável que o acesso aos gadgets de realidade aumentada se torne cada vez mais barato para as empresas.
Para utilizar uma ferramenta de tour virtual, o primeiro passo é a digitalização das vendas na sua empresa, que inevitavelmente vem atrelada à aquisição de um CRM.
O Construtor de Vendas por exemplo possui todas as ferramentas que uma venda precisa, porém, direcionadas para a venda imobiliária, que possui suas próprias características e processos especiais.
Com isso em mãos, toda a estrutura de anúncios pode contar com um lugar comum de gerenciamento dos leads e clientes – fazendo com que seus investimentos nas ferramentas de tour virtual não acabem sendo em vão.
Desse modo, tudo que resta é a sondagem da melhor modalidade de Tour para sua empresa, levando em consideração o seu público alvo e seus objetivos de negócio. Tenha em mente que, por exemplo, os públicos em uma faixa etária mais avançada não são tão familiarizados com a modalidade 3D, enquanto públicos mais jovens podem preferir esta modalidade.
Com o tipo de Tour escolhido, fica mais fácil sondar a ferramenta ideal para montar sua estrutura de Tour, lembrando também que algumas ferramentas já incluem um time especializado para implantá-las em sua empresa.
Em qualquer modelo ou formato, o Tour Virtual já é uma realidade em crescimento acelerado, e as empresas que investem nestas tecnologias tendem a sair na frente quando o assunto é experiência do cliente.
Se você deseja implementar o Tour Virtual nos seus empreendimentos, mas ainda não iniciou a digitalização de suas vendas – ou se vê em um estágio muito inicial deste processo – nós te convidamos a falar com um especialista PSA sem custos, e descobrir como suas vendas imobiliárias podem ir mais longe!