Você já parou para pensar sobre como pode ser útil o SIENGE em sua análise de viabilidade econômica? Não?! Então acompanhe o post de hoje com atenção pois ele trará inúmeros insights a respeito disso.
Se tem uma coisa com a qual a maioria das pessoas concorda é que quanto maior for a previsibilidade de um projeto, maiores as chances de ele dar certo e ser lucrativo. No entanto, sem as ferramentas adequadas essa pode ser uma tarefa árdua.
A análise de viabilidade financeira é um dos pilares da construção civil. Com ela, diminuímos as chances de prejuízos e também de participação em projetos mal sucedidos.
A maneira mais eficiente de fazer esse tipo de estudo é através de softwares que foram programados com módulos que contemplam tal atividade. Neste artigo, você verá como é estratégico incluir o SIENGE em sua análise de viabilidade econômica. Quer ver só?
A crise política e econômica pela qual o Brasil tem passado nos últimos anos é aterrorizante. A construção civil foi um dos setores mais afetados por ela. Diante disso, avaliar minuciosamente a aplicação de tempo e dinheiro em determinadas obras é fundamental.
É justamente nesse cenário que o SIENGE se mostra tão importante. Ele foi desenvolvido pensando em todas as etapas de uma construção, desde a avaliação inicial, passando pelo planejamento, pela execução e pela conclusão.
Utilizando o SIENGE em sua análise de viabilidade econômica, é possível quantificar exatamente quais serão os seus ganhos financeiros com cada projeto. Dessa forma, você conseguirá precisar quais são os empreendimentos que terão rentabilidade ou não.
Afinal de contas, todo o esforço que demanda uma obra deve ser compensado, não é mesmo? O programa consegue prever sua lucratividade e se o retorno financeiro estará compatível com ou acima da média do mercado.
Ok, na teoria parece tudo muito bom, mas como atua o SIENGE em sua análise de viabilidade econômica na prática?
Na enorme gama de funcionalidades e possibilidades de integração que o sistema permite, a construtora consegue ter uma gestão muito mais precisa de seus recursos. Isso se aplica tanto a recursos financeiros propriamente ditos, como também aos recursos humanos e insumos.
Além disso, o SIENGE possui um módulo direcionado especificamente para a análise de viabilidade econômica. Nele é possível inserir suas estimativas de custo e projetar as receitas, seja para a obra em sua totalidade como também para cada unidade individualmente.
As funcionalidades do software permitem:
✓ Mais objetividade e informações precisas na sua análise;
✓ O cadastro de diferentes e variados estudos para um mesmo projeto;
✓ Visualização de variáveis quanto ao custo da compra do terreno, da construção, dos impostos, entre outros;
✓ Maior clareza quanto aos retornos de cada investimento;
✓ Tomadas de decisões mais assertivas.
Além de trazer um módulo desenvolvido especialmente para a análise prévia do retorno financeiro, são diversos os recursos que tornam importantíssimo o auxílio do SIENGE em sua análise de viabilidade econômica, tais como:
✓ Cálculo de taxas internas de retorno;
✓ Fluxo de caixa projetado;
✓ Disposição de receitas;
✓ Gastos diversos;
✓ Investimentos realizados;
✓ Eventuais depreciações e perdas.
Usar a tecnologia do SIENGE em sua análise de viabilidade econômica agiliza processos e permite uma gestão bem sucedida antes mesmo do começo até à entrega da obra. Assim, quatro grandes vantagens são visualizadas:
1. Acesso ao cenário de projeções financeiras: as simulações do SIENGE são excelentes para testar e projetar gastos e o payback;
2. Acompanhamento do andamento da obra: uma vez que você decide investir em um projeto, o software ajuda na análise contínua e em tempo real dos resultados nas suas mais diversas etapas;
3. Garantia de uma boa relação entre custos e VGV: aplicar as ferramentas do SIENGE em sua análise de viabilidade econômica permite ter certeza quanto à rentabilidade do empreendimento;
4. Compreensão dos riscos e da necessidade de receitas: a plataforma permite uma análise sólida e que considera também os riscos do projeto, servindo como base e argumento caso surja a necessidade de obter mais recursos com investidores.
E então, que tal testar o SIENGE? Não hesite em contatar nossa equipe para uma demonstração!