Como a tecnologia pode ajudar no aumento da produtividade na construção civil?
23 de agosto de 2022Como controlar os desperdícios na construção civil
15 de setembro de 2022Os ERPs (sigla para “sistema integrado de gestão empresarial”) ganharam muito espaço entre as empresas nos últimos anos, especialmente na construção civil.
Um grande expoente dessa tendência é o Brasil, onde uma recente pesquisa demonstrou que mais de 90% dos gestores que fazem uso destes softwares relatam satisfação com os resultados entregues.
Quando o assunto são ERPs para construtoras, este índice de sucesso tende a ser ainda mais importante, já que estamos falando da construção civil – um mercado responsável por até 4% do PIB nacional.
Felizmente, a aplicação do conceito ERP para empresas da construção tende a resultados incríveis no médio e longo prazo. Para entender isso, é necessário que analisemos primeiro o funcionamento essencial de uma construtora.
Os pilares de uma construtora
Uma etapa fundamental na escolha de um bom ERP é considerar os pilares do modelo de negócio ao qual este ERP será aplicado. Apesar de muito importante, essa etapa é frequentemente ignorada, gerando custos desnecessários para os clientes.
A PSA, sendo especialista em consultoria empresarial, mantém uma política onde softwares só podem vir após uma sondagem detalhada do modelo de negócios do cliente e seus objetivos – e uma construtora não é diferente.
Quando se considera a operação essencial de uma construtora, três grandes pilares de controle se destacam rapidamente:
- Custo: os valores que cada entregável possui, considerando todos os índices e impostos devidos
- Escopo: o conjunto de entregáveis que irá compor o produto final da construtora no empreendimento específico
- Prazo: o limite de tempo estabelecido para a entrega deste escopo
Se a construtora perder o controle de algum destes pilares, estará em grave risco de comprometer sua entrega final, bem como sua integridade institucional.
Felizmente, um bom ERP como o Sienge pode facilmente prover as ferramentas necessárias para cada um destes pilares
5 ótimas funções ERP para sua construtora
1 – Base de insumos e serviços
Com o Sienge ERP, você pode construir uma base de insumos e serviços. Você já ouviu falar nessa base?
Resumidamente, uma base de insumos e serviços é um banco de dados para sua construtora, onde todos os itens que ela negocia estão listados, com suas unidades, valores e até mesmo grupos.
Essa base, por sua vez, pode ser conectada à muitas fontes de valores diferentes, o que nos leva ao segundo item.
2 – Valores e comparações
É possível importar os valores para sua base de insumos e serviços espelhando a própria tabela SINAPI que já está integrada ao Sienge.
Uso dos índices oficias, além de aumentar a confiabilidade dos seus orçamentos, economiza tempo na confecção de sua base.
3 – Orçamentos mais rápidos
Com uma base de insumos criada e parametrizada segundo os melhores índices do mercado, é fácil entender por que as construtoras com um ERP como o Sienge saem na frente quanto o assunto é orçamento.
Seus orçamentos podem ser criados a partir de poucos cliques, e a checagem da sua versão de envio fica muito mais segura e rápida. Mas isso não é tudo que um orçamento emitido por ERP tem de vantagem.
4 – Valores versionados
A construção civil é um mercado de negociações complexas, que podem se estender por dias ou até meses antes de encontrarem um desfecho.
Um ERP para esse mercado precisa acompanhar com flexibilidade essa necessidade, e o Sienge não fica para trás nesse quesito. Com ele, você poderá criar versões do mesmo orçamento segundo sua necessidade e os ajustes que o cliente pedir, criando um histórico de versões mais confiável.
5 – Redução de gastos
Com orçamentos muito mais precisos e um controle de suprimentos como nenhum outro, você poderá facilmente encontrar os pontos de melhora no seu processo diário, especialmente com o cruzamento de dados que o sistema de Planejamento permite.
Com isso em mãos, a redução dos seus gastos de obra e administração será apenas uma questão de tempo, já que todos os aspectos do ERP são construídos tendo em vista uma otimização cada vez maior de todos os aspectos operacionais de sua empresa.
Como adquirir um ERP para minha construtora?
Apesar das inúmeras vantagens que poderiam ser citadas aqui, adquirir um ERP “de caixinha” – ou seja, um ERP que já vem pronto para todas as empresas – pode resultar em valores altos e pouca utilização da plataforma por parte do usuário.
A solução para isso é adquirir um software como o Sienge ERP, onde você mesmo poderá escolher quais funções quer, e ajustá-las segundo suas necessidades sempre que precisar – otimizando o seu investimento.
Se quiser conhecer melhor o poder do melhor ERP para a construção civil, fale sem custos com o especialista no link abaixo!