Mesmo que a gestão de empreendimentos de loteamento seja aparentemente mais simples, devemos sempre nos lembrar que o volume de informações que permeiam o gerenciamento deste tipo de empreendimento é alto e exige o mesmo nível de cuidado e atenção de um projeto que inclua a etapa de construção de imóveis.
Para isso, é importante que você tenha acesso de forma rápida e prática às informações a respeito do empreendimento, como: qual o andamento do projeto? O que foi vendido? Quando? Para quem? Quem vendeu? Qual a previsão de entrega?
Ainda que a cadeia seja mais enxuta do que cadeias que envolvem a construção de imóveis, é inegável que existe um considerável fluxo de informações que merecem a devida atenção e cuidado.
Do inglês “Application Programming Interface”, sua tradução é “Interface de Programação de Aplicativos”. Trata-se de um conjunto de padrões e protocolos que definem e possibilitam a interação entre diferentes softwares.
Assim, as APIs permitem que um software use funcionalidades e recursos de outro software de forma padronizada, segura e eficaz, permitindo que desenvolvedores criem aplicativos que se integram com outros sistemas sem necessariamente terem sido produzidos nos mesmos moldes, facilitando a interação entre estes e entregando um funcionamento mais completo e harmônico.
Como pontuado anteriormente, um empreendimento de construção de unidades envolve insumos, etapas, processos, informações e atividades que talvez não sejam observadas em um projeto de loteamento, que é de diversas formas mais enxuto.
A gestão de um empreendimento de loteamentos, no entanto, possui uma série de etapas, atividades e recursos que devem sim ser tratados com bastante atenção e prioridade, o que torna imprescindível a utilização de softwares de gestão que auxiliem na condução do projeto.
Muitos softwares de gestão em empreendimentos são concebidos e/ou utilizados sob um viés mais voltado à empreendimentos de construção, daí a necessidade da implementação de APIs que realizem a interface destes sistemas com informações relativas aos empreendimentos de loteamento, que possuem suas particularidades e diferenciações.
Num primeiro momento, quando tratamos da utilização de APIs para loteamentos, a etapa que nos vem à mente é a de venda das unidades, pois sob um olha mais simplório do negócio, essa seria a função primordial e principal da ferramenta para esse modelo de negócio.
No entanto, um loteamento é um projeto como qualquer outro, composto por diversas etapas, estas muitas vezes invisíveis aos olhos de quem não atua profissionalmente no segmento.
Por isso, para além de um gestor de vendas com a única finalidade de informar o que está ou não disponível, um API de integração das suas informações sobre o loteamento pode lhe trazer os seguintes benefícios:
Antes de bater o martelo e decidir uma API para integrar seu sistema, você deve observar alguns critérios que podem lhe garantir operações mais seguras, rápidas e coesas.
Considere, então, o volume do fluxo de informações suportado por esta API, a possibilidade de inclusão de mais memória, se necessário e a possibilidade do monitoramento em tempo real dos processos, a fim de que se garanta uma ação rápida caso ocorra algum erro.
Claro, é fator básico a ser observado o nível de segurança e confiabilidade desta API, respeitando-se todos os cuidados necessários com a privacidade e segurança dos dados tratados.
Agora que você sabe a importância da utilização de APIs que te permitam gerir os empreendimentos em loteamento com a mesma facilidade e confiabilidade dos demais projetos, entre em contato com nossos consultores.
Juntos a você, a PSA pode auxiliar a definir os critérios que garantirão à seu projeto maior rentabilidade e produtividade, integrando informações e oferecendo insights valiosos, entre em contato agora e conheça as nossas soluções em APIs de integração e agregue ainda mais valor à utilização do SIENGE.