Não é de hoje que a indústria da construção civil sofre com dois grandes problemas: Desperdício e retrabalho. Não se engane, pois estes dois aparecem com bastante frequência no dia a dia de uma obra e, muitas vezes ocorrem simultaneamente, prejudicando o andar do projeto.
Quem nunca viu ferramentas e máquinas sendo mal utilizadas, gerando danos e necessidade de reparos? Ou então se deparou com resíduos não que foram bem gerenciados, ocasionando descarte de materiais de valor? Ou até mesmo aquela clássica espera e pausa no trabalho por conta da demora nos processos administrativos? Será que estamos fadados a lidar sempre com estes mesmos empecilhos?
A resposta é não! Isso porque a tecnologia se tornou a nossa maior aliada para enfrentar problemas banais relacionados ao desperdício de insumos, mão-de-obra, tempo e, sobretudo, dinheiro. Problemas estes que acarretam em mais problemas, como atraso nas obras e consequentemente na entrega das chaves.
Historicamente, o desenvolvimento tecnológico tem como objetivo tornar a vida das pessoas mais fáceis, seja facilitando ou até mesmo os automatizando processos.
Em outras palavras a tecnologia provê condições para aprimoramentos em diversas áreas do conhecimento e segmentos de negócios, ampliando a eficiência de processos, reduzindo custos, criando oportunidades e promovendo a conexão entre pessoas. E na engenharia civil não poderia ser diferente.
Vemos que para se conseguir destacar no mercado altamente competitivo, solucionar problemas que prejudicam a qualidade do produto e serviço, e ainda ter custos reduzidos são fatores essenciais para uma empresa.
A cada dia os avanços tecnológicos se entrelaçam e se integram com os processos de desenvolvimento e execução de obras. Deste modo, a tecnologia garante para o mercado da construção civil melhorias inquestionáveis nos resultados, agregando qualidade nos produtos e aumentando as oportunidades para o setor.
A tecnologia, desta forma, pode nos auxiliar na utilização inteligente do tempo, insumos e mão de obra, uma vez que corrobora na gestão, seja nas fases de projeto, no orçamento ou mesmo na execução.
E no meio de tantos avanços, existem diversas práticas, ferramentas e recursos tecnológicos da construção civil que podem e devem ser utilizados para facilitar a sua vida e agregar valor e qualidade em seus empreendimentos.
Veja quais tecnologias podem auxiliar o seu empreendimento:
O escopo de um projeto, muitas vezes, acontece em dois âmbitos, no canteiro de obras e no escritório. E é extremamente importante para o desenvolvimento do projeto, existir uma comunicação clara e objetiva entre estes dois ambientes. Se essa comunicação não for eficiente, tanto engenheiros quanto mestres de obras podem desperdiçar bastante tempo com e-mail, ligações e mensagens, em tentativas de identificar problemas e traçar soluções.
Para evitar este tipo de problema, é essencial a utilização de um ERP como o Sienge integrado com um CRM como o Construtor de Vendas são fundamentais como conjunto de práticas para comunicação de projetos entre equipes colaborativas em vários locais na indústria da construção civil.
Deste modo, os problemas serão rastreados e documentados em um único sistema – organizados e identificados em categorias que facilitam a criação de relatórios e registros históricos facilmente pesquisáveis.
Em português, significa Modelagem da Informação da Construção, proporciona a construção em 3D virtual, integrando todas as disciplinas como se o projeto fosse uma maquete digital. Desta forma, você obtém informações sobre todos os detalhes da construção. Também permite que vários especialistas trabalhem no mesmo arquivo ao mesmo tempo.
A construção modular é uma metodologia de construção civil feita por etapas, baseada na padronização de partes de uma casa ou edifício. Assim, os módulos são transportados individualmente e montados em uma construção.
Com este modelo, você pode construir não apenas casas comuns, mas também apartamentos de luxo, prédios comerciais e até hospitais.
Do atendimento ao cliente através de chatbots e assistentes virtuais que respondem às solicitações mais comuns e simples dos clientes via texto, até mesmo o planejamento e controle de obras.
É possível fazer mapeamento 3D e avaliações do local em tempo real com a utilização de drones. Por exemplo, os vídeos gravados podem ser transformados automaticamente em relatórios para gestores, além disso, e os possíveis riscos e atrasos são continuamente monitorados.
As impressoras 3D trazem diversas vantagens para a construção civil pois além de permitir peças personalizadas, reduz o desperdício de materiais no canteiro de obras e diminui o tempo da execução. Em casos de necessidade de peças, não será preciso esperar pelos fornecedores.
Os leitores de código de barras ajudam no controle completo das ferramentas no canteiro de obras. O mau uso pode custar milhões às empresas e, também podem causar acidentes se armazenados em locais inadequados.
São colocados códigos de barras nos equipamentos, que devem ser escaneados no início e no final do turno. O inventário eletrônico de um canteiro de obras se mantém sempre atualizado e pode ser acessado a qualquer momento pelo gestor.
O piso autonivelante é o mais apropriado para ambientes internos com trânsito baixo ou moderado, ele é feito com aditivos especiais que aumentam a sua fluidez e faz com que ele se espalhe naturalmente. Esse produto torna a aplicação e a cura mais ligeiras.
Já o bioconcreto é um material interessante com propriedade de restaurar suas próprias fissuras. Tudo isso graças a uma superbactéria, chamada Bacillus pseudofirmus, a qual é inserida à mistura de concreto e só reage quando entra em contato com o oxigênio e a água.
Atualmente vivemos a quarta revolução industrial ou a chamada Indústria 4.0, cujo foco principal é melhorar a eficiência e a produtividade por meio do uso de tecnologia avançada e inteligência artificial, combinando o físico e o digital para facilitar as operações. Em outras palavras, os rápidos avanços na tecnologia aumentaram drasticamente a produtividade em várias áreas de nossas vidas diárias, e a construção civil não é exceção.
A tecnologia vem impactando a gestão de projetos e gerando maior produtividade com métodos que têm se mostrado eficazes no processo construtivo e na competitividade da indústria. Nessas circunstâncias, as empresas da indústria da construção devem priorizar o uso de tecnologia, para melhorar a qualidade e a eficiência de seus projetos.
É neste cenário que a PSA Sistemas se destaca, por realizar consultorias, diagnósticos, implantações, levantamento de processos, oferecendo todos os recursos para que você e sua empresa possam crescer de forma ordenada e organizada. Então se você vê a necessidade de colocar a tecnologia a favor do seu negócio, agende agora uma consulta com um de nossos especialistas.