O sistema de BI — Business Intelligence ou, em bom português, Inteligência de Negócios —consiste na captação, retenção, tratamento, análise e uso de informações que são estratégicas para a tomada de decisões. Neste artigo, você saberá mais sobre o BI como ferramenta de apoio ao gestor da construção civil.
O funcionamento do BI é simples, desde que a empresa conte com os softwares e equipamentos certos para colocar o sistema em prática. Uma vez implantado, ele começa a coletar e armazenar dados que podem ter as mais diversas aplicações no dia a dia.
Nos dias de hoje, onde o mercado mudou e o perfil dos consumidores também, abrir mão de informações que estão disponíveis para entende-los melhor é contraproducente. Afinal de contas, a tecnologia pode ajudar (e muito!) a desvendar quais são os produtos que vendem melhor, assim como as práticas mais eficientes e econômicas para o seu negócio.
Por essa razão, preparamos uma lista com inúmeras vantagens do uso de BI como ferramenta de apoio ao crescimento de empresas do ramo da construção. Fique de olho e aproveite as dicas!
Todo gestor sabe que uma única decisão errada pode ser fatal e representar o declínio de toda uma empresa. Nesse contexto, usar o BI para minimizar riscos é uma escolha inteligente.
Essa é uma tecnologia aliada na tomada de decisões. Ela transforma o grande volume de dados coletados e com os quais o gestor lida em fontes de referência confiáveis.
Empresários e gestores que usam o BI como ferramenta de apoio relatam a economia de tempo e de dinheiro. Além disso, são reduzidas as incertezas para que não seja preciso fazer “apostas”, mas sim escolhas assertivas.
O BI é um conceito e não apenas um programa. Nesse sentido, existem diversas soluções tecnológicas à disposição na PSA Sistemas para que você escolha a que melhor se adapta a sua realidade ou realizar combinações entre elas.
O mais interessante é que essas soluções de TI ajudam a descentralizar as informações na empresa e tornam elas acessíveis a todos os envolvidos nos processos diários do seu negócio. Apesar de cada departamento manter a sua autonomia, a base de dados pode ser compartilhada com o grupo, ampliando a visão dos procedimentos adotados e seus resultados.
Implementar o BI como ferramenta de apoio também viabiliza o acesso mobile com maior facilidade. Para empresas que estão trabalhando com funcionários em regime de trabalho remoto, essa é uma peça-chave na garantia de que todos consigam acessar dados à distância.
De tal maneira, a análise e compartilhamento de dados na nuvem simplifica diversos processos do âmbito administrativo. Sem dúvida, isso também se reflete no canteiro de obras e nas vendas dos seus produtos e serviços.
Os softwares de BI diminuem tarefas que seriam realizadas manualmente, automatizando funções repetitivas. Além disso, eles identificam gargalos no registro de informações, no arquivamento de documentos e provenientes de dados desatualizados, por exemplo.
Com o monitoramento do BI, o gestor pode classificar e qualificar perdas para que esses erros possam ser corrigidos. Os colaboradores, assim, são direcionados de maneira mais produtiva.
Uma das maiores vantagens do BI como ferramenta de apoio para a construção civil é a identificação de nichos de mercado que são tendência no mercado. Com todos os dados coletados e analisados, você pode antever mudanças na economia, redirecionar projetos e rever as suas parcerias.
O mais interessante é que isso ocorre com base em informações corretas e concretas. A sua empresa só tem a ganhar com isso.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como os processos conduzidos com o apoio no BI são efetivos, que tal entrar em contato com a PSA Sistemas e agendar uma avaliação? Esperamos por você!