Você sabe como fazer o planejamento e controle da sua obra de forma eficiente?
27 de dezembro de 2021Conheça os principais passos para uma construção mais enxuta
10 de janeiro de 2022Como implantar o BI na minha empresa de construção? Muitos empresários ainda se questionam com essa pergunta. Mas elaboramos esse texto para te esclarecer sobre esse sistema e ainda trouxemos uma explicação de como implantar a tecnologia em seu negócio.
O BI é a sigla para o termo inglês Business Intelligence, que em tradução literal significa Inteligência de Negócios. O sistema é utilizado principalmente para tomada de decisões estratégicas de modo que venha trazer benefícios para a empresa.
Para saber mais, continue a leitura do artigo!
Entendendo o Business Intelligence
O Business Intelligence, ou BI, é muito utilizado em tomadas de decisões estratégicas. No entanto, sua definição e função vão muito além disso.
O sistema é um processo responsável pela aquisição, armazenamento, recuperação e interpretação de dados para obtenção de informações sobre o estado atual da operação e sua comparação em relação à operação do passado.
Desta forma, você consegue entender o que aconteceu lá atrás e como isso ocorreu, encontrando, assim, as melhores soluções e métodos para tomadas de decisões.
Além disso, o BI fornece orientações relacionadas ao planejamento e execução dos negócios, oferecendo vários insights e relatórios acerca dos status de métricas e seus estados de progressão.
Através de orquestração do Big Data e de “garimpo”, feito com o Data Mining, o sistema proporciona a possibilidade de tomadas de decisões mais inteligentes. Afinal, o BI é pautado na visão ampla dos fenômenos e baseado na decifração dos dados em tempo real.
Funcionamento do BI
Para responder à pergunta inicial, ou seja, “como implantar o BI na minha empresa de construção?”, é necessário entender o funcionamento desse sistema.
Obviamente, as empresas elaboram perguntas para responder e apresentam muitas metas para atingir. O BI surge para direcionar os empresários quanto a essas demandas.
O sistema é composto por 4 etapas: coleta, análise, compartilhamento e monitoramento. Veja abaixo como cada uma funciona:
Etapa 1: Coleta
Na etapa da coleta é feita a coleta dos dados. Aqui, é preciso ter bastante clareza das informações que se quer coletar para que elas sejam úteis ao negócio.
Além disso, é preciso definir os objetivos com os dados que se quer obter.
Em seguida, limpa-se a base de dados, selecionando as informações de acordo com objetivos definidos previamente.
Etapa 2: Análise
Na etapa de análise de dados, é preciso escolher as métricas que serão responsáveis por interpretar os dados coletados.
Para fins de facilitação da visualização e comparação, os dados são organizados nesta etapa.
Todos os relatórios ficam disponíveis, completamente salvos em dashboards para posteriores atualizações e consultas.
Etapa 3: Compartilhamento
Aqui, no compartilhamento, ocorre a seleção das informações de interesse de cada setor específico da empresa.
Uma vez prontos, os relatórios são repassados aos setores para que cada gestor responsável possa trocar ideias com os seus colaboradores e, assim, tomar as devidas decisões.
Etapa 4: Monitoramento
É preciso entender que o Business Intelligence é cíclico. Ou seja, todas informações trazidas estão em constante monitoramento e, sobretudo, revisão, para que sejam identificadas possíveis novas fontes de dados.
Mas é claro que, essas fontes devem se alinhar com a movimentação do mercado, da organização e, obviamente, do público.
Como implantar o BI na minha empresa de construção?
Agora vamos ao ponto principal do texto: Como implantar o BI na minha empresa de construção?
Para simplificar a explicação, vamos te apresentar o processo de implantação com apenas 3 passos. Veja:
Primeiro: Organize a base de dados
Em primeiro lugar, você deve organizar sua base de dados, mantendo sempre as informações disponíveis e atualizadas.
Na base, precisa constar todas as informações da empresa, incluindo a história dela, qualidades e problemas. Desta forma, será possível olhar o futuro com a análise das experiências passadas.
O BI vai utilizar todas as informações contidas na base de dados.
Segundo: Utilize o Business Intelligence junto com o Design Thinking
Para tornar o processo ainda mais eficiente, você deve utilizar o BI junto com o DT.
A integração desses dois sistemas possibilita a compreensão dos erros como apenas tentativas de sucesso, tirando valiosas lições deles. Com a experiência, é possível descobrir caminhos novos e consolidar soluções.
Terceiro: Estabeleça uma aliança entre o BI e o Big Bata
Outra parceria que precisa acontecer no processo de implantação do BI em sua empresa de construção, é a aliança entre o sistema e o Big Data.
O Big Data vai auxiliar na coleta de dados, ajudando na compilação e análise dos dados coletados.
As principais informações que ele coleta são: condições industriais, necessidades e demandas do cliente, movimentações logísticas, econômicas e políticas, entre outras.
Com esse passo de implantação do BI, aliado aos dois primeiros citados, sua empresa de construção terá um trabalho mais inteligente e eficaz.