Os indicadores da área de contas a pagar são ferramentas muito importantes dentro de empresas.
Eles servem para medir o desempenho em áreas como Finanças, Marketing, Recursos Humanos, dentre muitos outros.
São conhecidos como “Indicadores Chave de Performance” ou em inglês “Key Performance Indicators (KPIs) e ajudam no acompanhamento da parte financeira da empresa.
Confira, neste texto de hoje, os principais indicadores da área de contas a pagar e melhore a gestão do seu empreendimento.
É muito importante fazer um bom controle de contas a pagar, principalmente se tratando da área da construção civil, para conseguir sucesso a longo prazo.
Sabemos o quão difícil é fazer esse controle, principalmente em empresas maiores que têm diversas contas a pagar como, por exemplo: gastos com fornecedores, funcionários, aluguel, água, luz, impostos, taxas bancárias etc.
Os indicadores ajudam a entender as contas da empresa e a iniciar as mudanças necessárias para evitar perdas, mal desempenho e prejuízos.
A falta de controle de contas é perigoso para a empresa, fazendo o empresário pegar empréstimos não programados, pagar juros, gerando descontrole de contas e até mesmos dívidas.
Quando a gestão é realizada com a contribuição da tecnologia é possível minimizar a chance de erros e acelerar os resultados.
Um bom software de gestão permite integrar os setores da empresa, agilizando e organizando melhor os processos. Ao invés de utilizar diversas planilhas diferentes, você une tudo em um só lugar.
Entre as vantagens de um sistema desses estão o menor número de erros de registro, agilidade no momento de visualizar a informação, automatização dos relatórios, controle de acesso de usuários às informações, entre outros.
Alguns programas online permitem que o gestor tenha uma visão global das atividades da empresa, simplificando a gestão e tornando-a mais eficiente e segura.
Colabora ainda para que a empresa não perca dinheiro pagando juros de empréstimos e nem fique inadimplente.
Utilizar ferramentas e softwares modernos e tecnológicos ajuda sua empresa a se livrar daquele tanto de papelada. Pense sobre isso!
Existem quatro indicadores principais da área de contas a pagar que ajudam a melhorar a gestão da empresa. São eles:
Esses indicadores e demais métricas permitem ao gestor visualizar com mais clareza o que aconteceu em cada período, fazer um melhor planejamento e negociações.
Lembre de sempre reunir o número total de faturas que entram no departamento de contas a pagar dentro de um determinado período de tempo, seja diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente.
Ter reunido as contas a pagar, por período, ajuda a controlar o volume de trabalho permitindo definir algumas linhas de base para facilitar a medida de outras métricas.
Outra questão importante é calcular o tempo de ciclo da fatura, ou seja, rastrear o tempo médio de recebimento e pagamento. Esse indicador mede o tempo de trabalho necessário para processar uma fatura.
Ela ajuda ainda a identificar quais tarefas ocupam mais tempo, e com sua equipe gasta seu tempo. Um tempo de ciclo de faturamento baixo é algo bom.
Se for um tempo muito elevado, isso indica que você deve agilizar seus processos de AP para acelerar seus fluxos de trabalho. A automação completa é a melhor maneira de fazer isso.
Ao acelerar os fluxos de trabalho, você poderá eliminar as penalidades em atraso e tornar sua empresa mais facilmente elegível para descontos de pagamento antecipado.
Faça também uma análise de endividamento. Com o índice de endividamento você consegue entender melhor o total de capital de terceiros, tanto de curto e como de longo prazo, e dividir pelos ativos da empresa. Por fim, basta multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual.
São muitas as vantagens em utilizar corretamente os indicadores de contas a pagar, auxiliando o gestor a entender cada etapa da área financeira, recursos disponíveis, entre muitos outros.
São diversos os benefícios de conhecer os indicadores da área de contas a pagar. Quando utilizados é possível:
Todos esses fatores ajudam no sucesso da empresa, ajudando o gestor a visualizar exatamente o que precisa pagar, quando e como.
Ainda é possível conseguir descontos, se planejar para não pagar multas e juros; verificar rapidamente se há compromissos que não foram pagos; visualizar gastos obrigatórios e permitir que se priorizem os pagamentos.
Use a tecnologia a seu favor e busque ajuda de especialistas na área para utilizar bem os principais indicadores da área de contas a pagar.
A PSA Sistemas pode te ajudar fazendo um bom controle de caixa e permitindo que os gestores da sua empresa identifiquem todas as contas a pagar e seus prazos.
Temos mais de 17 anos de experiência como canal de negócios junto ao segmento da indústria da construção, com mais de 500 implantações realizadas.
Ainda temos uma parceria oficial e exclusiva da Softplan, desenvolvedora do software SIENGE, nos estados de GO, TO, MT, RO e DF.
Nossa especialização no setor da construção, aliada à tecnologia e foco no resultado são os pilares que garantem a qualidade dos projetos executados pela PSA. Conheça nossos serviços e faça um orçamento conosco!