Dentre os inúmeros desafios que a gestão de uma obra enfrenta está o controle de suprimentos. Afinal de contas, não são incomuns os casos em que determinado material sai do estoque sem registro ou com o registro errado. Para evitar tal situação, o SIENGE permite um controle bem feito e menos propenso a erros humanos.
Em toda e qualquer atividade que depende de insumos, a produtividade e a entrega do produto final carece de um controle minucioso de provisões. Quanto melhor for a logística in loco, melhor será o desempenho das empresas de construção civil.
Cenas comuns como o registro incorreto de saída de materiais ou a ausência de registro podem e devem ser evitadas. É exatamente essa a proposta do módulo de controle de suprimentos do SIENGE.
Continue acompanhando a publicação de hoje e saiba mais sobre como gerenciar a cadeia produtiva das suas obras com mais assertividade. Você perceberá como a administração dos insumos pode fazer toda a diferença nos seus resultados.
De acordo com informações do IBGE em parceria com a Caixa Econômica Federal, o custo por metro quadrado da construção no nosso país fechou o ano de 2015 no valor de R$ 955,12. Desse montante, 53,5% é referente a insumos. Perceba que mais da metade do custo, mais exatamente R$ 510,89, está relacionado aos materiais necessários para a obra.
Não é à toa que a falta de controle de suprimentos costuma causar algumas das maiores dores de cabeça dos gestores de uma obra. Isso porque podem acontecer diversos problemas consequentes desse tipo de erro. A cadeia de etapas da construção é afetada como um todo, inclusive chegando a atrasar ou impossibilitar as fases seguintes.
Isso sem falar da imprecisão na elaboração de orçamentos e do prejuízo que pode ser ocasionado. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto da Construção, a perda pode chegar a 30% do valor dos materiais.
As incorporadoras e construtoras lidam com uma quantidade e variedade muito grande de insumos em cada um dos seus empreendimentos. São desde materiais básicos como o cimento até detalhes do acabamento como as torneiras.
Realizar o controle de suprimentos de maneira eficiente é crucial para manter a obra sob controle e ganhar mais produtividade e agilidade. Com o sistema SIENGE isso se torna muito mais fácil.
Além de contar com um software eficiente para o controle de suprimentos, algumas estratégias podem ajudar (e muito!) no dia a dia da construção civil e em seus processos. Confira algumas dicas:
Com essas estratégias, é possível reduzir custos, disponibilizar os insumos certos e oferecer condições para que os recursos humanos sejam melhor aproveitados na execução de projetos. Dessa maneira, sua rentabilidade pode ser ampliada em cada empreendimento, o que alavanca os resultados da empresa como um todo.
E então, gostou das dicas de hoje? Se você quiser experimentar o SIENGE e ver na prática o que ele tem a oferecer para o sucesso do seu negócio, não hesite em contatar a equipe da PSA Sistemas. Até mais!