Não são raros os casos em que realizamos o planejamento de projetos de acordo com o orçamento, porém surgem imprevistos que acabam extrapolando as reservas de emergência. Isso impacta diretamente no custo da sua obra e na margem de lucro, acarretando prejuízos.
Embora tal cenário seja relativamente comum, ele é evitável. Com as ferramentas administrativas certas podemos ter uma visão mais ampla e clara sobre quais são os retrabalhos que interferem no dia a dia do escritório e do canteiro de obras.
Tendo isso em vista, hoje apresentamos um conteúdo elaborado para aprimorar a sua tomada de decisões. Você encontrará aqui exemplos práticos de como otimizar a gestão financeira e executar seus projetos com menos chances de surpresas desagradáveis.
Continue acompanhando!
Retrabalhos interferem diretamente no custo da sua obra. Eles geram desperdício de materiais e perda de tempo da equipe, o que eleva as despesas com estoque e mão de obra.
Outro fator a ser considerado é a reputação da empresa. Os atrasos têm efeito na visão que os clientes constroem sobre o seu negócio. Isso gera consequências não somente de imediato, mas também no longo prazo.
Para solucionar essas questões, mostra-se fundamental investir em estratégias para otimizar a gestão de projetos na construção civil. Com uma plataforma inteligente como o SIENGE, o gestor e sua equipe conseguem controlar melhor o custo da sua obra e identificar o que está interferindo nos custos diluídos na obra, evitando a redução da margem de lucro.
Além disso, com processos sistematizados e com a minimização de retrabalhos a empresa
Além disso, com processos sistematizados e com a minimização de retrabalhos a empresa ganha mais autoridade. Sua eficiência passa a ser vista como referência de mercado, alavancando a relevância perante à concorrência.
Dentre os retrabalhos que prejudicam o custo da sua obra, alguns são mais significativos. Confira os detalhes a seguir.
Alterações no âmbito da estrutura da obra, tais como mudanças no posicionamento de aberturas, layout de paredes e adequação da posição de vigas são retrabalhos onerosos para o custo da sua obra. Eles figuram como problemas básicos e estão dentre os mais importantes a serem evitados.
Em termos gerais, há três fatores que levam a retrabalhos na parte elétrica e hidráulica:
Quando há falta de coerência no cronograma ou alterações estruturais no projeto, as etapas da execução tendem a acontecer em uma ordem desfavorável para os custos da sua obra. Um exemplo prático é a remoção do reboco para a troca de instalações internas.
Outra situação comum é a colocação do piso antes do forro. Os resíduos e a remoção do revestimento no chão podem levar a danos que implicam na necessidade de substituição e retrabalhos.
As situações que foram descritas acima podem (e devem!) ser evitadas. Para tanto, alguns procedimentos são fundamentais:
Conte com a equipe da PSA Sistemas para a implantação do sistema SIENGE, considerado pelos especialistas o melhor software de gestão da construção civil. Assim, você evita retrabalhos e diminui o custo da sua obra!