Que o Distrato da venda de um imóvel gera perdas financeiras para a construtora, todo mundo sabe. No entanto, são poucas as empresas que conseguem analisar e quantificar o verdadeiro impacto que esse tipo de prática causa no seu orçamento.
No geral, o que se obtém são alguns dados monetários genéricos, que só refletem os danos mais evidentes desse tipo de prática. Contudo, o ideal é analisar as consequências do cancelamento que não podem ser quantificados, tais como a perda do cliente.
A boa notícia é que existem algumas estratégias que facilitam identificar quais foram os reais custos que os distratos provocaram na empresa. Continue lendo este post e descubra quais são e como você pode utilizá-las no seu negócio:
Basicamente, o custo do Distrato nada mais são do que aquelas despesas financeiras que são realizadas pela empresa durante o processo de cancelamento de compra e venda de imóveis.
Isso também abrange todos os lucros e oportunidades que a empresa deixou de obter devido ao cancelamento. Fatores como esse são que tornam a mensuração deste custo tão complicado.
Diferente do que muitos empresários acreditam, não é possível definir uma fórmula única para analisar esse tipo de custo. Por quê? Na sua composição estão presentes elementos típicos de cada empresa, que precisam ser levados em consideração ao fazer esse tipo de cálculo.
Apesar da sua grande variação, existem alguns aspectos básicos que não podem ser ignorados na hora de fazer esse tipo de cálculo. Veja abaixo quais são eles:
Quando ocorre o Distrato é comum que a empresa seja obrigada a devolver um percentual do montante pago pelo cliente. Caso as taxas de devolução sejam altas, o ideal é que a empresa recorra a técnicas de negociação para evitar que o contratante desista do negócio.
É inegável, para conquistar um novo cliente, qualquer construtora precisa realizar investimentos para atraí-lo e convertê-lo. Isso engloba desde propagandas até o pagamento de comissões para os corretores.
Nesse sentido, quando ocorre o cancelamento, a empresa não só perde esse investimento inicial, como também terá outro gasto equivalente para atrair outro cliente.
A liquidez do imóvel é outro aspecto que impacta no custo e nas perdas do Distrato. Afinal, quando ela está em baixa, torna-se mais difícil vender a propriedade para outro cliente.
Isso faz com que a empresa não só tenha que pagar a multa pelo cancelamento, como também permanecer com um ativo que causa prejuízo. Nesses casos, é recomendado que o gestor conheça bem a realidade do mercado para aplicar um percentual que o preserve desse tipo de situação.
Existem casos em que o cancelamento do contrato de compra e venda de imóveis apenas é realizado por via judicial. Nesse tipo de situação, o gestor deve se manter atento ao aumento dos custos provocados por:
Todos esses elementos podem aumentar de maneira considerável as perdas provocadas pelo cancelamento. Por isso, o gestor deve manter-se atento sobre a possibilidade desse processo ser levado pelas vias judiciais.
Outra perda relevante causada pelo Distrato é o seu impacto negativo no fluxo de caixa da empresa. Afinal, quando isso ocorre, é realizada uma relevante saída de dinheiro do financeiro da empresa.
Isso geralmente faz com que ela fique sem recursos para realizar investimentos importantes e manter suas principais operações durante um longo período de tempo. Por isso, é crucial manter os indicadores de distratos sob controle e analisá-los com frequência.
Ao longo do post você pode obter informações relevantes sobre o que é o custo do Distrato, quais são os seus principais elementos e as perdas que ele pode ocasionar nas finanças de uma construtora. Manter-se atento a esses aspectos, é algo crucial para evitar prejuízos financeiros a longo prazo.
O ideal é que você realize um bom planejamento e mantenha um controle financeiro preciso. Além disso, possua uma equipe de vendas apta para realizar negociações que minimizem os impactos que os cancelamentos podem provocar na sua empresa.