O que são API’s e por que elas facilitam a integração de sistemas?
4 de outubro de 2018Como fazer a gestão de atendimento ao cliente em sua empresa
25 de outubro de 2018São lamentavelmente frequentes os casos de processos judiciais entre empresas da construção civil e seus credores ou devedores. E não é para menos. Afinal, gerir o fluxo de caixa em uma obra com equilíbrio é quase uma arte.
O atraso ou a ausência de recebimentos pode levar ao descumprimento de prazos estabelecidos com fornecedores, empreiteiros, funcionários, entre outros serviços. É um verdadeiro efeito dominó que afeta a saúde financeira do empreendimento.
Diante desse contexto, realizar a gestão de carteira e administrar a inadimplência é imprescindível. As incongruências precisam ser identificadas com rapidez. As soluções para elas também devem ser ágeis e precisas.
Ações estratégicas podem evitar prejuízos maiores. E foi pensando nisso que o SIENGE incluiu no seu sistema ERP um controle rigoroso da pontualidade nos recebimentos e pagamentos. Hoje vamos conversar um pouco mais sobre sua funcionalidade na gestão de carteira das empresas da área da construção.
A importância da gestão de carteira e controle de inadimplências
Seja qual for o nicho de atuação, o empreendedor sabe que está sujeito a ser prejudicado por maus pagadores. Porém, a complexidade na administração de uma ou mais obras pode causar um verdadeiro nó nas contas. Ter controle total sobre elas é extremamente importante.
Com o controle e gestão de carteiras, o setor financeiro consegue desempenhar sua função com mais eficácia. E isso impacta os demais setores da empresa, inclusive na execução da obra em si.
A importância disso tudo se revela nos seguintes benefícios:
- Redução de despesas e aborrecimentos com processos judiciais;
- Redução de perdas de capital e operacionais;
- Construção de um histórico completo de maus ou bons pagadores, seja referente a um ou mais projetos;
- Pleno controle das contas a pagar e a receber, com organização e profissionalismo;
- Fechamento de contratos e acordos com a certeza das condições de cumprimento dos compromissos dentro do prazo estabelecido.
Como um sistema integrado pode facilitar a gestão de carteira
Nas empresas da construção, a utilização de planilhas de controle de recebíveis é muito comum. O problema é que elas demandam de muitos esforços operacionais e ainda assim estão propensas ao erro, principalmente no que diz respeito à integração entre diferentes setores do negócio.
Por essas e outras razões, utilizar um sistema ERP vem muito bem a calhar. Ele facilita o monitoramento da gestão de carteira. O software integra departamentos, otimiza a organização, o controle e até mesmo o tempo. Isso tudo reduz erros e custos.
Sair dos controles analógicos ou das planilhas empíricas e migrar para um sistema integrado e automatizado de gestão é, sem dúvida alguma, um diferencial. Nesse concorrido nicho de mercado, torna-se inclusive uma maneira de sair à frente da concorrência.
Aplicação prática do sistema SIENGE
Administrar a construção, a venda e/ou a locação de unidades residenciais e comerciais fazendo uso de um sistema integrado e completo como o SIENGE é excelente para os negócios. Com esse software, você consegue registrar e acompanhar a gestão de carteira, com a maior parte dos processos acontecendo de forma automatizada.
Após o cadastro do cliente, o contrato pode ser gerado pelo próprio sistema. Da mesma forma, ele registra os recebimentos e controla sua origem, cobranças e renegociações de inadimplentes, realizando a conciliação bancária. Alterações contratuais também podem ser feitas, mantendo o histórico mas revelando a disponibilidade de unidades e seu reflexo no fluxo financeiro.
Essas e outras informações integram-se também ao sistema de contabilidade e SPED. Isso elimina o retrabalho e ainda gera registros mais precisos para que se cumpram as obrigações tributárias.
O sistema ainda permite:
- Administração de múltiplas obras/unidades e seus respectivos contratos;
- Reajustes contratuais manuais ou pré-estabelecidos para acontecerem de forma automática;
- Notificações no mural de avisos da interface do SIENGE e por e-mail;
- Entre outras funções.
Enfim, a gestão de carteira e o controle de inadimplências se torna mais profissional e eficiente. Diante disso, a lucratividade da empresa também.
E então, o que achou das informações do post de hoje? Como você pode ver, a gestão de carteira torna-se mais simples quando temos as ferramentas certas para isso.
Ficou alguma dúvida? Lembre-se que você pode usar a área de comentários ou entrar em contato com a nossa equipe para qualquer esclarecimento. Até breve, com outras dicas!