Diário de Obra, Como Fazê-lo?
26 de setembro de 2021Você sabe como estimar o lucro da sua obra?
25 de outubro de 2021É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre o Open Banking, afinal, esse é um tema que efetivamente está em alta, isso porque o Brasil está passando justamente por um processo de inserção destes sistemas em questão.
Lembrando que quando o assunto realmente é o mercado financeiro, devemos compreender que há inúmeras empresas que são capazes de oferecer o que há de melhor, quer seja para pessoas físicas ou mesmo jurídicas.
Esse tema é voltado para pessoas e empresas que queiram soluções ainda mais completas e eficientes.
É bem nessa proposta que surge este serviço, ele é um sistema aberto que permite autonomia para aqueles que o utilizam, além de ser capaz de melhorar as ofertas de serviços e produtos bancários.
Vamos entender mais sobre o assunto no decorrer do artigo de hoje, continue lendo e saiba mais!
Veja o que é o Open Banking e Open Finance
O Open Banking como dito acima, é um sistema aberto, já o Open Finance podemos salientar que além das próprias instituições financeiras como fintechs e bancos, ele ajuda a ampliar a abrangência para empresas do setor financeiro.
Porém, mesmo que este assunto seja completamente difundido, há várias informações que são capazes de gerar várias dúvidas nas pessoas.
É justamente por esse motivo que entenderemos qual é a aplicabilidade de ambos os sistemas dentro do segmento da construção civil.
Há uma certa confusão entre os termos do Open Banking e Open Finance, na verdade ambos são bem parecidos e é válido lembrar que surgiram quase ao mesmo tempo.
Saiba, porém, que o Open Finance simplesmente pode ser definido como uma espécie de extensão do próprio Open Banking, sendo assim, a base de instituições financeiras do primeiro é maior.
O Finance de fato chegou para substituir o Banking, isso porque o sistema em questão não abrange somente os bancos e fintechs, há ainda outras empresas financeiras.
Já que ambos os sistemas trabalham compartilhando informações de terceiros, tanto o Banking quanto o Finance é a pessoa quem deve autorizar se deseja isso ou não.
Além do mais, o solicitante é o responsável por determinar quando seus dados precisam parar de ser compartilhados.
Se porventura houver alguma infração por parte de qualquer uma das instituições financeiras, então o cliente poderá simplesmente denunciar e haverá punições para esse fato.
Entenda a ligação entre o Open Banking e a construção civil
Uma das maiores dúvidas das pessoas diz respeito à ligação do sistema com o segmento de construção civil.
Devemos entender o que o Banking pode fazer pelas empresas que atuam neste segmento, quais são as verdadeiras possibilidades que o sistema financeiro aberto é capaz de oferecer.
Abaixo iremos ver três das situações em que o Open Banking está efetivamente ligado à construção civil:
Empréstimos, financiamento e consórcios
Ao compartilhar dados e desburocratizar o processo de adquirir produtos e serviços de instituições financeiras, os empréstimos, financiamento e consórcios são bem simplificados, podendo haver uma maior flexibilidade.
Tudo isso é capaz de representar um fluxo de caixa muito saudável, afinal, as empresas devem aumentar por completo sua capacidade produtiva.
Há sugestões de moradia conforme o perfil do cliente
Ao usar o Banking existe a possibilidade empresas do setor, entre elas incorporadoras e imobiliárias oferecerem o que mais se encaixa com o perfil dos clientes.
Tudo isso acontece devido aos acessos compartilhados dos dados pelo sistema aberto.
Maior simplificação tributária
Para finalizar nosso artigo, entenda que a simplificação tributária tem literalmente tudo a ver com o Open Banking.
Mesmo sem saber como este novo sistema é capaz de impactar na questão, somos capazes de imaginar que o próprio Banco Central é responsável pela criação de soluções que facilitam a prestação de contas das empresas.
Já o Open Finance agora é considerado uma evolução do sistema financeiro, sendo que é interessante para todas as pessoas que farão uso dele, tanto para clientes quanto empresas que desejam adquirir serviços e produtos sem barreiras.
É por este motivo que as empresas do setor de construção civil devem optar por se adaptar a esta nova realidade. Os resultados são bem positivos e podem ajudar no crescimento das empresas.
Gostou das nossas dicas de hoje? Siga nosso blog e fique por dentro de todos esses detalhes, até logo!